fbpx

Planejamento financeiro empresarial: o que é e como fazer

Planejamento Financeiro
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Há muitas variáveis que influenciam no bom desempenho de uma empresa no mercado, mas o setor financeiro é a base para assegurar que todos os departamentos tenham recursos suficientes para exercer o seu papel de maneira adequada, contribuindo para o crescimento de maneira sustentável.

Nesse sentido, o planejamento financeiro empresarial precisa ser impecável para garantir o sucesso do negócio, pois leva os gestores a terem uma visão mais ampla das suas finanças, de modo a facilitar a identificação de gargalos que comprometem o rendimento de vários setores.

Neste artigo, vamos mostrar como o planejamento financeiro empresarial precisa ser realizado, quais são as ferramentas para acompanhar os resultados e como criar, de fato, um plano de finanças para sua empresa. Boa leitura!

Por que é necessário fazer um planejamento financeiro empresarial?

O planejamento empresarial, como dito, é indispensável para o crescimento da empresa. Conheça as principais vantagens diretas ao aplicá-lo!

Agiliza a tomada de decisão

O planejamento financeiro contempla diversas informações sobre o fluxo de caixa futuro da empresa. Nesse sentido, é possível ter uma maior consciência sobre o que entrará e o que sairá de dinheiro, quais os limites e quais as oportunidades devem ser analisadas. Com esses dados em mão, você consegue não apenas melhorar a sua tomada de decisão, mas também tem a chance de aumentar a rapidez das suas negociações em momentos oportunos.

Por exemplo, em uma negociação com fornecedores, devemos avaliar a atual situação financeira da empresa para, então, analisar se a proposta é vantajosa para o seu negócio ou não. Com melhores decisões, a companhia começa a se tornar mais eficiente e poderá se destacar da concorrência no mercado.

Garante a integração com os dados do negócio

Quando não há um planejamento financeiro eficiente, o caos se instaura na empresa. Nesse caso, tanto gestores quanto colaboradores se veem em uma situação delicada, pois decisões erradas são tomadas e o conflito de informações é muito grande.

Com o planejamento financeiro empresarial o cenário já não é mais o mesmo. Isso porque há uma organização das informações, levando em consideração a necessidade de cada departamento. Assim, é possível criar uma gestão proativa, que visa antecipar cenários, e gerar estratégias para eliminar os gargalos existentes.

Esse modo de lidar com as finanças vai de encontro à gestão reativa, ou seja, aquela que trabalha para “apagar incêndios”, sem se basear em dados reais da empresa. Um quadro desses evidencia um grande perigo para a permanência de uma organização no mercado.

Possibilita mais segurança na gestão

O planejamento financeiro permite que você identifique as melhores oportunidades de investimentos para o seu negócio, além e manter as contas em dia. Nesse sentido, também existe a possibilidade de ter uma melhor noção do seu fluxo de caixa e, ainda, mensurar com cuidado todos os dados que estão relacionados às finanças da empresa.

Quando isso acontece, o gestor sente-se mais seguro na hora de tomar suas decisões, pois ele está ciente de todas as movimentações realizadas no seu caixa e, ainda, saberá exatamente quais são as previsões para os próximos meses. Tudo isso o ajuda a ficar mais tranquilo e analisar cada negociação de forma calculada, em vez de agir pela emoção.

Otimiza a contenção de gastos

Controlar as despesas de uma empresa é muito importante para garantir que haverá dinheiro suficiente no caixa. Afinal, todos os compromissos precisam estar em dia, desde o pagamento de aluguel até o o salário dos funcionários.

O planejamento financeiro empresarial visa identificar quais são os gastos desnecessários e supérfluos que só prejudicam o fluxo de caixa. Dessa forma, você, como gestor, tem a oportunidade de eliminar as despesas que não interferem na qualidade dos serviços prestados, prevenindo-se de eventuais dificuldades financeiras externas ou internas.

Isso é possível porque com a diminuição de gastos, você consegue ter mais recursos para otimizar seu capital de giro ou até mesmo criar uma reserva de emergência para assegurar que nada sairá do controle mesmo em períodos difíceis.

Melhora o controle do fluxo de caixa

Saber exatamente o que entra e o que sai do caixa da empresa é fundamental para o bom desenvolvimento dela, e o planejamento financeiro empresarial é a base para otimizar esse controle. Ele é peça importante porque ajuda o gestor a acompanhar todas as movimentações financeiras, mantendo todos os dados atualizados para uma melhor tomada de decisão.

Vale ressaltar que o planejamento permite um registro acurado das receitas e despesas da empresa. Isso facilita a elaboração de estratégias eficientes que visam otimizar os lucros do negócio. Assim, a companhia terá recursos suficientes para investir em equipamentos, infraestrutura, entre outros departamentos importantes, sem comprometer o seu orçamento.

Como iniciar o planejamento?

Um dos motivos para que grandes empresas alcancem um alto patamar, sem dúvidas, é a organização eficiente do setor financeiro. Essas companhias entendem que, sem uma gestão financeira impecável, não conseguem colocar suas estratégias em prática para atrair mais clientes.

E como elas fazem, afinal? A maioria segue, basicamente, os seguintes passos:

  • análise estratégica;
  • estabelecimento do objetivo
  • realização de projeções;
  • acompanhamento dos resultados.

Abaixo, descrevemos um pouco melhor cada uma das etapas.

Analise a realidade da sua empresa

O que a sua empresa precisa para organizar os ganhos com vendas? O quanto o seu orçamento está comprometido por dívidas em atraso? Analisar a realidade financeira do seu negócio é o primeiro passo para fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente e, assim, fazer sobrar dinheiro no final do mês.

Entendendo o que realmente precisa ser feito para otimizar o seu controle financeiro, é possível criar estratégias específicas para sanar de uma vez por todas esses problemas. Do contrário, você correrá o risco de modificar algo que já está dando bons resultados e, com isso, deixar de lado aquilo que precisa ser mudado o quanto antes.

Uma das formas de entender a situação da sua empresa é através de ferramentas de análise estratégica, como a matriz SWOT.

Matriz SWOT

A análise SWOT constitui uma ferramenta bastante poderosa na avaliação estratégica para a uma empresa. Essa análise foi criada com o intuito de avaliar a empresa com foco nas suas forças e fraquezas, levando em considerações fatores externos e internos do negócio.

A sigla SWOT significa:

  • S: Strengths, ou forças, em tradução livre;
  • W: Weaknesses, ou fraquezas, em tradução livre;
  • O: Opportunities, ou oportunidades, em tradução livre;
  • T: Threats, ou ameaças, em tradução livre.

É importante que você entenda que a análise do ambiente interno determinará quais serão suas forças e fraquezas. Já a análise do ambiente externo apontará quais são as suas oportunidades e ameaças.

Clique aqui para baixar a ferramenta de construção da Matriz SWOT

O ambiente interno pode ser definido como aquele sobre o qual a organização tem total controle. Logo, o ambiente externo refere-se àquele que a empresa não tem controle, como políticas ambientais, taxas de juros, mudanças na legislação etc.

Projete cenários possíveis

Analise o histórico das movimentações financeiras da sua empresa, tanto entradas quanto saídas, e com esses dados em mãos faça projeções realistas das finanças do seu negócio.

A partir dessa estimativa, uma companhia consegue se organizar para ter recursos suficientes para arcar com todas as despesas futuras e, assim, evitar empréstimos ou a antecipação dos recebíveis, ações que cobram elevadas taxas de juros e, consequentemente, podem comprometer o orçamento.

Vale ressaltar que a projeção de cenários também auxilia a empresa a arcar com gastos extras, considerados emergenciais, e evitar o endividamento.

Projeção do Fluxo de Caixa

Dentre todas as projeções, projetar o fluxo de caixa merece uma atenção especial, pois ele é a base do seu planejamento financeiro empresarial. Nesse sentido, é importante que você mostre planilhas para facilitar a compreensão do fluxo e fazer um melhor controle dele.

O mais importante nesse momento é identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Além disso, é preciso classificá-las para saber exatamente para onde os recursos estão sendo direcionados.

Tudo isso permitirá a você a realização de estimativas, tanto de receita quanto de despesa, e também a identificação de gastos supérfluos que podem ser eliminados.

Contar com o auxílio da tecnologia nesse momento é fundamental para acelerar os processos, reduzir as chances de falhas e retrabalhos e otimizar a produtividade de todos os envolvidos.

Estabeleça metas

É muito importante estabelecer de forma bem clara o objetivo principal da empresa no período planejado, bem como as metas para a sua empresa. Dessa forma, você e seus colaboradores conseguirão tomar ações estratégias que contribuirão para o sucesso do negócio.

Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os seus objetivos dentro de um determinado período?
  • Quais estratégias precisarão ser colocadas em prática?
  • Quem realizará cada tarefa?
  • Quando os primeiros resultados deverão aparecer?

Considerando isso, definir corretamente as métricas é tão importante quanto realizar com sucesso todas as etapas anteriores. Sendo assim, seguem algumas sugestões de indicadores que irão apontar para os gestores se a empresa está conseguindo atingir os resultados planejados e se estes resultados planejados estão em direção ao objetivo.

  • Margem de contribuição
  • Ebitda ou Lajida (Lucros antes juros, impostos, depreciação e amortização)
  • ROI (Retorno sobre investimentos)
  • ROE (Retorno sobre o patrimônio líquido)
  • Grau de endividamento;
  • Ticket médio, etc.

Identifique os gastos que podem ser eliminados

Uma vez que os processos anteriores realizados, já é possível tomar algumas ações. Os gastos supérfluos são os maiores vilões do departamento financeiro de qualquer empresa. Afinal, ninguém consegue sobreviver gastando mais do que ganha ou “vivendo no limite”. Uma hora ou outra pode aparecer uma situação emergencial que comprometerá o fluxo de caixa, caso o empreendimento não tenha recursos suficientes para apresentar uma solução.

Nesse sentido, para otimizar as finanças do negócio, é preciso identificar os gastos que precisam ser eliminados. Como no planejamento financeiro empresarial você listará todas as suas despesas, ficará mais fácil verificar quais delas são desnecessárias e podem ser eliminadas ― ou pelo menos reduzidas.

A adoção da tecnologia é um investimento muito importante para possibilitar a redução dos gastos. Aplicativos de controle financeiro ajudam a diminuir o consumo de papel, impressão e tinta, por exemplo, além de serem práticos e acessíveis.

Separe as contas pessoais das empresariais

Separar contas pessoais e empresariais é algo que todo gestor deveria fazer, mas na prática sabemos que isso, muitas vezes, não acontece. O ideal é criar um pró-labore para você e seus possíveis sócios para que todos possam organizar suas finanças pessoais de acordo com o que receberão no fim do mês.

Evite ao máximo realizar retiradas esporádicas do caixa, pois quando você menos perceber, faltará dinheiro para arcar com compromissos importantes, como pagamento de impostos, fornecedores, salários e direitos dos funcionários, entre outros.

Mantenha o financeiro profissional

Ao chegar até aqui deu para notar o quanto a construção e o acompanhamento de um planejamento financeiro pode demandar comprometimento, atenção e cuidado do gestor e sua equipe, concorda?

Pensando nisso, busque sempre o auxílio de profissionais com conhecimento que possam se dedicar exclusivamente para a gestão financeira. Se a empresa não tiver este profissional à disposição ou condições de contratar uma equipe qualificada, estude terceirizar a atividade para uma empresa especializada no assunto.

Desta forma, será possível manter uma estrutura financeira profissional e ainda ajudar o empreendedor a focar nas atividades fins do negócio, como a produção e o comercial, para acelerar o seu desenvolvimento.

Durante a leitura deste artigo, você percebeu o quanto o planejamento financeiro empresarial é indispensável para o negócio. Por meio dele, é possível tomar melhores decisões, a fim de garantir que o empreendimento se destaque da concorrência e conquiste o seu espaço no mercado.

Gostou deste conteúdo? Nos siga no Linkedin ou Facebook e compartilhe para a sua rede. Gostaria de ter acesso a mais informações relevantes sobre gestão empresarial? Assine a nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.