fbpx

Fluxo de caixa: por que ele é tão importante e como estruturá-lo

Fluxo de caixa
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Os maiores gestores do mundo são unânimes em relação a um assunto: o que não se pode medir, não se pode gerenciar. Com o fluxo de caixa de uma empresa, não é diferente. Aliás, poucos elementos de um negócio são tão importantes quanto o controle de contas a pagar e a receber.

Não importa se o empreendimento é uma multinacional ou uma banquinha de pastel de feira: a clareza sobre o fluxo financeiro é vital para o negócio. Caso contrário, o empreendedor colocará as finanças da empresa em risco, pois estará deixando-a nas mãos da sorte.

Neste artigo, vamos apresentar a importância da boa gestão financeira de uma empresa a partir de um fluxo de caixa bem elaborado. Tenha certeza de que, com as nossas dicas, você vai ser capaz de realizar essa tarefa de maneira simples e, até mesmo, divertida. Acompanhe a leitura e confira!

Por que sua empresa precisa de um fluxo de caixa?

Há uma emoção muito particular quando um empreendedor consegue enxergar pela primeira vez um histórico detalhado do fluxo financeiro de seu negócio. Esse momento é especial principalmente porque revela potenciais da empresa que só se pode alcançar por meio do rigor da gestão das finanças. A seguir, confira alguns benefícios de um fluxo de caixa!

Projeções conscientes

Alguns empreendedores são mais sonhadores que outros. O fluxo de caixa é um meio de evidenciar a possibilidade de implementação de muitas estratégias.

Economia

Somente com a certeza de um histórico de despesas é que se pode regular custos e amortizar gastos desnecessários com juros e multas.

Análise de resultados

Como saber, de fato e em centavos, se o resultado de um investimento foi ou não bem-sucedido? Analisando minuciosamente todos os custos e rendimentos de uma estratégia. Sem um fluxo de caixa, isso é simplesmente impossível.

Agora, não se engane com a ideia de que a falta de um fluxo financeiro apurado na sua empresa apenas priva o negócio desses benefícios. Muito pior que isso, o impacto negativo da ausência de gestão pode levar a companhia à falência. Então, não perca tempo e tome nota das dicas a seguir para garantir um controle de contas a pagar e a receber eficiente.

Como estruturar o fluxo de caixa da sua empresa?

Tudo começa com a decisão de acompanhar rigorosamente cada centavo que entra e que sai no caixa da empresa. A partir daí, é necessário fazer um inventário, isto é, detalhar toda a movimentação financeira dos últimos meses.

Finalmente, o empreendedor deve determinar uma rotina de acompanhamento dos números, segmentando o fluxo em categorias. Saiba mais sobre as etapas desse trabalho a seguir!

Plataforma

Iniciar o planejamento pela escolha da plataforma contribui com a gestão financeira na medida em que se pode visualizar o que a ferramenta permite registrar e acompanhar. É possível manter o registro do fluxo de caixa até mesmo em um caderno. Obviamente, porém, existem aplicativos muito mais práticos que automatizam a tarefa.

Atualização

Escolhida a plataforma de controle financeiro, é hora de atualizar as informações. O empreendedor deve lançar, tanto quanto possível, todas as entradas e saídas de, pelo menos, os últimos três meses. Para isso, é importante recorrer às notas fiscais e boletos emitidos e recebidos, além de extratos bancários. É preciso, também, categorizar essa movimentação, especificando:

  • pagamentos;
  • materiais;
  • investimentos;
  • impostos;
  • vendas;
  • juros.

Acompanhamento

Feito isso, o que vai garantir a maior precisão possível do controle financeiro é o acompanhamento regular, pois permitirá visualizar a atualização constante das entradas e saídas. Para isso, determine uma rotina de supervisão que seja prática e eficiente. Dependendo das condições, vale até mesmo contar com a presença de um profissional para essa tarefa.

Não podemos negar que o fluxo de caixa é um elemento fundamental de qualquer negócio e, portanto, deve ser gerido com muita atenção e cuidado. À medida que uma empresa cresce, o trabalho torna-se complexo, e acompanhar esse desenvolvimento garante máxima eficiência das operações financeiras de uma empresa e de toda a administração do negócio.

Quer iniciar o fluxo de caixa da sua empresa e não sabe como? Baixe nossa planilha gratuita e comece agora mesmo!

Gostou de aprender mais sobre a importância do fluxo de caixa de uma empresa e como implementá-lo no seu negócio? Que tal, agora, contribuir com a saúde financeira de seus colegas empreendedores? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais já!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Uma resposta

  1. Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.