fbpx

Está difícil vender? Saiba que é possível aumentar o lucro mesmo com uma redução nas vendas

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

As finanças são importantes para o negócio, pois sem dinheiro e, consequentemente, sem lucro é difícil manter uma empresa. Ao contrário de muitos pensamentos, o lucro não está exclusivamente ligado ao aumento de receita, mas também com a redução de gastos e uma boa gestão.

O aumento do lucro por meio da redução de custos é essencial, porém, deve ser feito com organização e planejamento. Para isso é necessário informações confiáveis obtidos por meio de um controle financeiro bem alimentado e um acompanhamento periódico de alguns indicadores pela gestão da empresa, como a lucratividade, o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição. O controle financeiro, além de gerar uma visão clara sobre o negócio, possibilita a automatização de processos, fornece dados reais e seguros, acende sinais de alerta e permite antecipar ações antes que os problemas aconteçam.

A Identificação dos custos e despesas durante os últimos seis meses são importantes, pois a partir disso é possível verificar se houve alguma despesa com gastos acima do ideal, estabelecer de forma criteriosa metas de redução para cada item e acompanhá-las habitualmente.

Por exemplo, não é incomum observar uma empresa que, eventualmente, pague suas contas com atraso e, portanto, vez ou outra tenha de arcar com multa e juros sobre o boleto. Quando olhamos individualmente sobre esses encargos, os valores podem ser pequenos e representar apenas um pequeno acréscimo no valor original do título, no entanto, quando somados ao longo do mês, observamos que esses encargos totalmente evitáveis, representam de 10% a 20% de todas as saídas de dinheiro da empresa, ou seja, boa parte do lucro (senão todo ele) que a empresa teria foi pelo ralo dos juros.

Outro fator ESSENCIAL para uma empresa é manter totalmente as despesas pessoais dos sócios distanciadas das empresariais. Esta mudança básica permite apurar quais setores da empresa estão demandando mais recursos, além de proporcionar uma maior segurança para o planejamento da empresa e para os objetivos de médio e longo prazo dos próprios sócios.

PARA SABER MAIS COMO REALIZAR UM BOM PLANEJAMENTO PESSOAL, CLIQUE AQUI E NOS CONTE AS SUAS DÚVIDAS 

Agora, confira 5 dicas simples e fáceis de aplicar no dia-a-dia da sua empresa:

  • Negocie com fornecedores prazos mais longos para pagamento e, sempre que a opção for sem juros, opte pelo parcelamento das compras efetuadas. Esta ação permitirá que seu prazo médio de pagamento seja estendido e diminuirá sua necessidade de capital de giro. Dessa forma, você terá que recorrer menos vezes aos bancos e, portanto, terá menos despesas com juros.
  • Verifique as taxas e tarifas cobradas sobre as vendas. Em caso de recebimento pela maquininha de cartão, verifique as taxas praticadas pela operadora e compare com as demais opções no mercado. As operadoras costumam ser receptivas na flexibilização das taxas quando apresentada proposta com valores menores pela concorrência.
    Se recebimento no boleto, verifique as tarifas cobradas por registro e alteração. Negocie com o banco uma redução nos valores propondo aumentar seu volume de registro ou o relacionamento com aquela instituição, como aplicações financeiras ou migração da folha de pagamentos.
    Atenção: seja na maquininha ou no boleto, nunca opte pela antecipação automática dos recebimentos e só os antecipe quando for realmente necessário.
  • O telefone e a internet são fundamentais para a comunicação de uma empresa, e reduzir gastos com eles, é muito fácil! Primeiro é preciso detectar qual a necessidade da empresa, se realiza mais ligações locais ou interurbanas, se elas são para telefones fixos ou móveis. O mesmo vale para a internet, é necessário saber qual a velocidade que é preciso para suprir a demanda. Feito isso, você poderá contratar o serviço mais adequado à sua empresa. Dê preferência a planos corporativos, usando o CNPJ da empresa é possível aderir a planos muito mais econômicos para sua empresa. Compare as operadoras, faça orçamentos e feche o melhor contrato.
  • Reduza o uso excessivo da energia elétrica da empresa. Aproveite a luz solar, mantenha as lâmpadas apagadas, desligue os computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, pois, ao deixar os equipamentos em standby, eles continuam a consumir energia. O ar condicionado também deve ser usado com moderação. Tenha o hábito de desligá-lo e manter as janelas abertas quando a temperatura estiver mais agradável. Esta ação favorece a troca do ar no ambiente de trabalho deixando-o mais saudável e contribui para a economia de energia.
  • Talvez uma das dicas mais poderosas seja esta: acompanhe as contas a pagar e receber da empresa. Esta ação, se feita diariamente, além de demandar pouco tempo no dia-a-dia do empresário é capaz de gerar um benefício duplo: de um lado reduz-se as chances de se pagar encargos sobre boletos em atraso e do outro, reduz a inadimplência dos clientes, pois o processo de cobrança se tornará preventivo e não apenas corretivo. 

Optando por essas estratégias, você evita problemas futuros e aumenta o lucro em seu negócio, sem precisar se esforçar para aumentar as vendas, enquanto que, para reduzir gastos só depende de você e sua equipe! Lembre-se: A soma de pequenas ações geram grandes resultados.

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.