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As melhores práticas para a administração da sua empresa

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Sumário

Gerenciar um empreendimento é, sem dúvida, um grande desafio. Com novos modelos de negócio surgindo, perfis diferentes de empresas também começam a ser criados, exigindo uma administração mais fluida e alinhada com os colaboradores, em sua grande maioria, pertencentes à geração Z. Nesse contexto, é preciso entender como ser um bom gestor.

Fazer planejamentos, organizar atividades, coordenar equipes e desenvolver profissionais capacitados dentro de suas funções são apenas alguns dos aspectos para uma boa gestão. No entanto, é fundamental ir além disso e criar oportunidades reais de crescimento para o negócio.

A sobrevivência das empresas dependem da sua capacidade de competir no mercado. Seja um pequeno comércio ou uma grande empresa, a administração deve olhar ao redor, identificar as principais oportunidades e ameaças e, com base nisso, tomar decisões que a coloquem numa situação melhor do que no passado. Isto é, a empresa deve se adaptar e melhorar continuamente, afirma William Brandão, fundador da Valoreasy.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae-SP, 60% da população brasileira sonha em empreender, mas a cada dez negócios abertos, apenas três sobrevivem por mais de cinco anos. A falta de planejamento, capacitação e gestão estão entre os principais motivos para a falência.

Se você quer o almejado sucesso, acompanhe nossas dicas abaixo e seja o melhor gestor que sua empresa possa ter. Boa leitura!

1. Tenha um bom planejamento estratégico

Antes de estabelecer estratégias para alcançar os objetivos da empresa, leve em conta informações sobre o mercado, os clientes, os fornecedores, os colaboradores, a capacidade de produção e venda. Esses fatores, quando bem planejados, tornam um posicionamento competitivo, garantindo sua continuidade. Criar planos de ação, definindo prazos e recursos para a execução de atividades, ajudam a alcançar as principais metas e objetivos.

2. Adote um sistema de gestão

A tecnologia está presente no dia a dia e usá-la a favor da sua empresa é fundamental. Desenvolva um sistema de gestão para colocar seu planejamento em prática e atingir as metas traçadas. Tal medida permite o gerenciamento dos prospectos e clientes (ex: softwares de CRM), da gestão do fluxo de caixa (ex: softwares financeiros), do acompanhamento de projetos e o do andamento da sua operação.

3. Crie um plano de comunicação interno

O seu negócio não funciona sozinho, então, é necessário traçar um plano de integração e comunicação que seja eficaz entre os colaboradores. Boa parte dos problemas acontece porque as pessoas não conseguem dizer o que realmente querem, logo, é indispensável adotar métodos certos para que as mensagens cheguem de forma clara e segura. Uma dica é colocar um quadro na sala de reuniões ou utilizar uma newsletter interna para os comunicados da empresa.

4. Controle o desempenho

A criação de indicadores e metas é fundamental para uma boa gestão, pois envolverá as principais áreas da empresa, entre elas, finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais. Além disso, permite o controle das principais atividades e a análise do desempenho geral do negócio. As reuniões regulares com administradores da organização são importantes para mensurar os resultados e quando necessário, mudar a estratégia.

5. Gerencie suas finanças

Uma das atividades indispensáveis para qualquer negócio é o controle de onde vem e para onde vai o dinheiro da empresa. A gestão financeira é o coração de qualquer negócio, afinal, dinheiro mal aplicado poderá levar a resultados abaixo do esperado pelos sócios ou, em casos mais extremos, à falência do empreendimento. Essa atividade, sem dúvida, é o principal divisor entre as companhias que prosperam e aquelas que empacam no meio do caminho.

6. Faça melhorias

A implantação de um programa permanente de melhoria e busca pela excelência contribui para o aumento da competitividade da empresa. Inovação nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão permite o crescimento do negócio e uma maior percepção de valor pelo cliente.

7. Promova qualidade de vida

Garanta o bem-estar e, consequentemente, a satisfação dos colaboradores. Ofereça benefícios adicionais aos exigidos por lei, como confraternizações e áreas de lazer. Criar um ambiente receptivo e agradável é essencial para proporcionar motivação, a fim de que os funcionários exerçam um bom trabalho.

8. Ouça os clientes

Organizar os clientes por perfis similares permite ao empreendedor uma melhor visualização das necessidades e a formatação de serviços e produtos mais adequados para atendê-los.

Então, considere as diferenças entre eles e ofereça produtos e serviços mais apropriados, despertando seu interesse. Promova, ainda, avaliações de satisfação e crie canais adequados para ouvir as reclamações e sugestões. Essa é uma das melhores formas de identificar oportunidades de melhoria.

9. Gerencie os colaboradores

Defina as funções e responsabilidades dos colaboradores e deixe claro a participação de cada um para o sucesso do negócio. A organização deve ajudar a desenvolver as habilidades e os conhecimentos dos funcionários, logo, é importante oferecer capacitação, criando planos de treinamento.

10. Fique de olho na concorrência

Esteja por dentro de outras empresas do mesmo segmento — essa prática é imprescindível para implementar novos métodos de melhoria dos serviços e produtos. Há diversas ferramentas que simplificam a implantação e o acompanhamento de novas medidas as quais, unidas, constituem um poderoso recurso de gestão. Portanto, buscar capacitação e a ajuda de especialistas é o caminho certo para o sucesso do seu negócio.

11. Esteja aberto a mudanças

Se você deseja saber como ser um bom gestor, é preciso estar disposto a receber e se adaptar a maneiras diferentes de executar o seu trabalho. As novas gerações vêm sendo cada vez mais flexíveis e criativas, buscando meios de melhorar o dia a dia da empresa, adotar novas tecnologias e inserir a inovação em cada procedimento. Tudo isso ajuda a instituir uma cultura de melhoria contínua.

12. Mantenha a disciplina

Um dos grandes desafios das empresas é manter a geração Z trabalhando em um objetivo cujos resultados não são percebidos em curto prazo. Porém, se você conseguir provar que o que eles fazem diariamente levará à conquista desejada, provavelmente terá um grande trunfo nas mãos. Para isso, identifique os fatores de motivação da equipe (dinheiro, aprendizado, propósito, carreira etc.).

13. Identifique o que gera valor

Para quem quer descobrir como ser um bom gestor, temos uma dica simples e eficiente: identifique o que realmente gera valor para o negócio. Em outras palavras, descubra o que faz os seus clientes escolherem você e não o concorrente, entenda por que os seus funcionários trabalham para você e não para a empresa vizinha. Compreenda o grande “X da questão” do negócio, ou seja, o que o torna único para o público e explore esse potencial.

14. Seja adepto à tecnologia

Já existem muitos recursos tecnológicos capazes de agilizar e atribuir precisão às tarefas diárias de uma equipe, como sistemas integrados, por exemplo. Como ninguém gosta de ter seu talento desperdiçado, não tem razão manter suas equipes executando manualmente aqueles processos operacionais que já podem ser automatizados. Por isso, trate de ser amigo das novas tecnologias e de estar sempre buscando meios de tornar o trabalho dos seus liderados mais estratégico.

15. Aprenda a buscar ajuda

Em alguns casos, o melhor para a empresa é realmente contar com o auxílio de um parceiro especializado. Manter um departamento interno para algumas funções é um verdadeiro tiro no pé. Isso porque o custo de certas atividades é alto, demanda uma equipe específica, que precisa ser capacitada e atualizada, e ainda envolve despesas operacionais. Sob essa perspectiva, o ideal é recorrer à terceirização de serviços.

O Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, a terceirização de processos do negócio, é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por organizações de todos os tamanhos. Ela permite que a equipe interna foque no core business e delegue as demais atividades para um time especializado em áreas determinadas com a garantia em contrato de que será feito da melhor forma.

O importante é sempre testar novas práticas e ver como elas funcionam na sua empresa e com a sua equipe. Afinal de contas, não há como ser um bom gestor sem estar aberto a novas possibilidades. São as mudanças que tornarão a empresa mais eficiente e competitiva.

Gostou das nossas dicas? Se deseja ser um bom gestor, melhorar constantemente os processos da sua empresa e criar oportunidades para o crescimento dos seus liderados, não deixe de ler, também, o artigo BPO financeiro — tudo o que você precisa saber!

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