fbpx

BPO Financeiro: o que é e quais as suas vantagens

capa do artigo sobre bpo financeiro
Tire todas as suas dúvidas sobre o BPO financeiro e entenda em definitivo a razão dele ser tão importante para pequenas e média empresas.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

O BPO financeiro tem sido uma alternativa entre pequenas e médias empresas que buscam resultados mais ágeis sem a necessidade de investir ou até mesmo reestruturar processos internos.

Na prática, ao invés de optar por consultorias pontuais ou ir atrás de mais mão de obra, a empresa externa reúne todo o know how para executar estratégias mais eficazes conforme a necessidade do seu negócio.

Mesmo assim, o novo serviço ainda conta com muitas dúvidas, sobretudo em relação às possibilidades e o porquê dele ser tão útil nos processos internos.

Para você entender melhor e não ter nenhuma dúvida sobre BPO financeiro, a Valoreasy preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber. Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

O que é BPO financeiro?

O BPO financeiro é a terceirização dos serviços financeiros de um negócio, podendo ser apenas um único serviço ou mesmo todas as responsabilidades da empresa.

A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, que em tradução livre significa Terceirização do Processo de Negócio. Atualmente, os serviços de BPO estão em alta e contam com inúmeras possibilidades.

Por exemplo, até mesmo o serviço de impressão pode ser terceirizado. Sendo assim, gráficas e parques de impressão têm buscado parceiros e utilizado o BPO como principal aliado para suprir uma demanda latente.

Especialmente no caso do BPO financeiro, o serviço fica responsável por administrar todas as decisões financeiras de um negócio, indo além da prestação de serviço pontual de uma consultoria.

Deste modo, decisões e obrigações antes complexas, como controle e financeiro e gestão de fluxo de caixa, passam a ser geridas por um time de fora que possui experiência, competência e soluções digitais sob medida.

Assim, ao invés de delegar tarefas entre colaboradores limitados pela quantidade de obrigações e falta de ferramentas especializadas, o gestor soma ao time uma empresa formada por dezenas de especialistas e com a tecnologia necessária para alcançar resultados cada vez mais positivos.

Por fim, vale destacar o caráter democrático da terceirização financeira.

Em muitos exemplos, pequenas e médias empresas não têm estrutura ou porte para fazer uma gestão financeira focada em resultados. Felizmente, a partir do serviço de BPO é possível realizar serviços financeiros com segurança e qualidade.

Vale destacar que grandes negócios também recorrem à terceirização na horar de focar em resultados, deixando a gestão financeira para especialistas que entendem e dominam o assunto.

Principais serviços de BPO financeiro

O BPO financeiro é responsável por diversos serviços, mas no fim todas as soluções variam conforme o objetivo do seu negócio.

Portanto, as soluções oferecidas dependem do segmento, do modelo de vendas, das necessidades atuais, entre outras observações igualmente importantes. Todos esses detalhes impactam nas atuais e futuras necessidades do seu negócio.

E somente a partir de todos esses alinhamentos, a empresa terceirizada consegue entender e propor soluções que permitam ao negócio alcançar metas.

Ainda assim, há serviços bastante comuns entre pequenas, médias e grandes empresas quando recorrem ao BPO. Veja abaixo os principais exemplos!

1. Gestão de fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa lidera entre os principais serviços financeiros, principalmente entre negócios que lidam com vendas B2C, seja no digital ou no físico.

Aqui, este serviço passa a facilitar o acompanhamento detalhado de entrada e saída do fluxo de caixa. Com isso, ele garante mais controle financeiro e evita situações de déficit.

Indo além disso, a gestão do fluxo de caixa terceirizada é útil por garantir uma gestão mais minuciosa. Ou seja, ao invés de ser feita com foco na agilidade, a empresa terceirizada presta atenção na saúde financeira do negócio.

Assim, é possível identificar situações que provocam lucros ou prejuízos ao negócio e tomar decisões mais assertivas, como investir internamente, buscar empréstimos ou mudar estratégias internas.

2. Gestão de documentos

A gestão de documentos e comprovantes financeiros está cada vez mais complexa, tendo informações dissipadas em meios físicos e digitais. E infelizmente, nem toda empresa está preparada para fazer a gestão correta dos tantos documentos emitidos diariamente.

Felizmente, o serviço de BPO financeiro possui soluções sob medida para garantir o ordenamento e a gestão correta dos documentos mais pertinentes à empresa.

Com isso, ao chegar em situações importantes, como a emissão do IRPJ e do CSLL, todas as informações estão armazenadas e organizadas para facilitar o dia a dia.

3. Planejamento contábil

O planejamento contábil está entre as necessidades mais complexas de pequenas, médias e grandes empresas. No dia a dia, a contabilidade implica em diversas atividades que dificilmente são feitas por um, dois ou três colaboradores.

Com isso, todas as atividades que envolvem a gestão contábil são feitas às pressas e correm risco de terem erros, que são sentidos apenas no futuro.

Entre algumas atividades que partem do planejamento contábil estão a gestão de contas a receber e a pagar, o lançamento de pagamentos, a emissão de nota fiscal e a conciliação bancária.

Dentre todos os exemplos, a conciliação bancária se destaca por ordenar a parte financeira da empresa. Essa tarefa analisa os registros internos e identifica se as informações estão de acordo com as movimentações realizadas.

Caso algo não esteja de acordo, o descompasso pode ser localizado com mais facilidade e corrigido na sequência.

Em muitas situações, a conciliação bancária é classificada como uma tarefa opcional. Por ser uma demanda mais minuciosa, poucos negócios contam com profissionais qualificados e à disposição para realizar a conciliação bancária.

4. Gestão de indicativos

Para entender se a empresa está próxima ou distante das metas até então definidas, é preciso realizar a gestão de indicativos.

A partir da definição das KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho em tradução livre), você passa a entender e acompanhar os resultados mais importantes para o seu negócio.

Há muitos exemplos de indicativos de desempenho, como o ROI, a margem de lucro por produto/serviço, o custo marginal, a lucratividade dos processos, entre outras diversas alternativas.

Com as KPIs mais importantes de acordo com a necessidade do seu negócio definidas, os relatórios ficam mais claros e os apontamentos sobre quais ações impactam positivamente têm mais chances de retratar a realidade com assertividade.

Quais as vantagens do BPO financeiro?

A terceirização financeira garante vantagens aos gestores e muitas delas estão relacionadas à parceria entre empresa e o time de profissionais qualificados.

Para entender melhor as vantagens do BPO financeiro, veja abaixo os principais benefícios que a Valoreasy destacou!

1. Reduz erros

O setor financeiro está entre as principais áreas de qualquer empresa e, uma vez sobrecarregado, os erros não tardam a aparecer. E infelizmente, as entregas inconsistentes têm consequências bem relevantes.

Felizmente, ao firmar uma parceria e terceirizar os processos financeiros, você passa a ter um time focado e com a experiência necessária para minimizar todos os tipos de erros.

Isso acontece por conta de toda a experiência dos profissionais que estarão ao lado do seu negócio e acompanharão os futuros processos financeiros internos.

2. Diminui custos operacionais

Toda operação financeira depende da quantidade de colaboradores que estão à disposição do seu negócio. Em muitos casos, há ao menos dois profissionais para dar andamento nas principais necessidades da empresa, deixando atividades secundárias de lado.

Em comparação direta com este cenário, o BPO financeiro se destaca por garantir uma relação de custo-benefício bem mais atraente. Pelo mesmo investimento, você conta com soluções digitais sob medida, especialistas da área e funções mais completas.

Além da redução de custos, vale destacar ainda a possibilidade de melhoria contínua, isto é, mesmo com bons resultados, a empresa parceira garante a otimização de serviços em busca de resultados melhores a cada novo mês.

3. Aumenta a segurança de dados

A segurança de dados de colaboradores, parceiros e clientes é uma obrigatoriedade da empresa. E desde a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pequenas, médias e grandes empresas têm buscado medidas mais eficientes para proteger dados internos.

Felizmente, com a terceirização do setor financeiro, é possível aumentar a segurança dos dados e garantir que todas as diretrizes da LGPD sejam seguidas à risca.

Assim, evita-se as multas e advertências que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pode aplicar na sua empresa.

4. Garante mais agilidade

Com a parceria entre o seu negócio e uma empresa de BPO financeiro, você otimiza o seu tempo e garante que os colaboradores ou até mesmo você se dedique em aumentar ainda mais os resultados ao fim do mês.

Na prática, as atividades ganham mais independência, isto é, ao invés de acompanhar e cobrar tarefas, o gestor recebe relatórios detalhados, objetivos e precisa apenas aprovar pagamentos, investimentos e outras despesas.

Logo nos primeiros meses, a sensação é de aproveitar melhor o tempo e ter mais liberdade para focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

5. Gera um crescimento previsível

Entre todas as vantagens da terceirização financeira, o crescimento previsível se destaca e fica entre os benefícios mais importantes.

A partir do início da parceria e da definição das KPIs mais importantes, a empresa constrói um cenário mais previsível, antecipando possíveis crises e aproveitando boas oportunidades de negócios.

Isso acontece por conta das análises mais complexas e assertivas que passam a acontecer e logo se tornam recorrentes. Assim, encontram-se gargalos financeiros e pequenos problemas não geram resultados negativos ao gestor.

Pelo contrário, essa perspectiva mais completa potencializa as KPIs e aumenta o desempenho na hora de alcançar determinadas metas.

Como terceirizar o financeiro?

Para terceirizar o financeiro do seu negócio, antes de mais nada é preciso definir a natureza das funções que precisam ser englobadas pelo BPO. Por exemplo, você pretende manter serviços internos? Se sim, quais são eles?

Caso haja certa dependência de determinadas informações, você pode alinhar essas informações e saber das possibilidades que o BPO financeiro tem a oferecer como solução.

Um conselho é definir alguns critérios de importância em relação aos serviços financeiros, como complexidade da informação, necessidade de urgência em determinada questão, quantidade de dados a serem geridos etc.

Geralmente, as demandas que dependem de mais transparência e imediatismo costumam seguir internamente, enquanto atividades mais complexas e com a necessidade de maior precisão são delegadas ao parceiro terceirizado.

Em todo caso, o melhor modo de definir como terceirizar o financeiro do seu negócio é conversar com um especialista. Juntos, vocês conseguem chegar ao melhor caminho para que tire o máximo de proveito na hora de terceirizar o financeiro.

Quanto custa BPO financeiro?

O valor do BPO financeiro depende de dois fatores: o porte da empresa e a quantidade de serviços que serão terceirizados a partir da parceria.

Isso implica que, conforme menor seja a empresa, mais acessível será o acesso aos serviços oferecidos pela BPO, tornando a gestão financeira mais democrática.

Infelizmente, a burocracia brasileira e a má gestão financeira lideram entre os motivos de fazer um negócio fechar as portas. Tendo isso em mente, ter acesso facilitado ao serviço de terceirização financeira se torna bastante vantajoso.

Nisso, você passa a ter análises mais completas, decisões auxiliadas em KPIs previamente definidas, gestão completa do fluxo de caixa, entre outros serviços oferecidos pela empresa parceira.

Conheça a Valoreasy, empresa especialista em BPO financeiro

A Valoreasy é uma empresa especializada em BPO financeiro e possui todo o know how para fazer a gestão financeira, contábil e tributária do seu negócio de modo integrado.

Seja entre pequenas, médias ou grandes empresas, todos os serviços oferecidos buscam o mesmo objetivo: garantir o sucesso sustentável e previsível do seu negócio.

Aqui, você encontra profissionais qualificados e todo suporte necessário que você e a gestão financeira do seu negócio estão à procura.

Hoje, a Valoreasy conta com resultados inspiradores, como o crescimento de caixa de 60%, o aumento da lucratividade em 72% e o ROI de 6,5 vezes em relação ao valor investido.

A equipe da Valoreasy segue de prontidão para tirar qualquer dúvida que você possa ter e está disposta em deixar você com mais tempo para buscar resultados ainda melhores.Clique aqui e saiba como alavancar sua empresa!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!