fbpx

Otimização de processos: veja como acertar em sua empresa!

Otimização de Processos
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

A otimização de processos é uma questão muito discutida e pode ser a solução para as maiores dores de cabeça da sua empresa. Sabe por qual motivo? Porque as ações que ajudam a reduzir o tempo para a tomada de decisão sempre são muito bem-vindas, concorda?

Além disso, com a administração sob controle, fica mais fácil gerenciar os negócios, tanto os aspectos operacionais, como os comerciais e financeiros. Assim, é possível garantir a boa produtividade e um ambiente interno favorável, além de propiciar o crescimento e o lucro sem correr grandes riscos.

Pensando nisso, decidimos nos debruçar sobre o conceito de otimização de processos e explicar como ele pode ser aplicado. Ficou interessado? Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que deve ser avaliado ao implementar a otimização de processos?

Saiba quais são os aspectos que não podem ficar de fora na hora de implementar a otimização de processos!

Finanças

A otimização de processos necessariamente passa pela saúde financeira da empresa, certo? É difícil garantir um bom trabalho com a sua equipe sem sequer se certificar do balanço no final do mês.

ROI

O ROI é o retorno sobre investimento e diz respeito a uma das métricas mais importantes. Para a otimização funcionar, deve ser elaborada de forma que consiga garantir o maior rendimento possível no final do processo.

Terceirização

A terceirização é uma prática muito comum e ajuda a garantir o foco do empresário no core business, ou seja, na parte central do negócio, a qual exige uma boa dose de atenção para que a empresa decole.

Como otimizar os processos?

Agora que sabe o que levar em conta ao implementar a otimização de processos, como aplicá-la aos negócios, afinal? Entenda!

Mapeie os processos

O mapeamento de processos é a ferramenta usada para analisar todos os fatores entre o planejamento e a execução das atividades. Parece complicado? Na verdade, o conceito é muito simples. Basta fazer uma leitura do funcionamento dos processos primários, de gerenciamento e de apoio.

Faça um plano de ação

O plano de ação lista tudo o que é necessário para concretizar um objetivo, dividindo em pequenos passos. Isso pode ser feito em tópicos, com a organização de tarefas por cronologia ou orçamento.

Analise as métricas

Você já parou para pensar se a empresa está mandando bem em questões de vendas, marketing e finanças? A melhor forma de analisar os resultados e fazer otimizações é com o uso de métricas, como a taxa de conversão e a média de preços. 

Invista em BPO

O BPO é a terceirização do que não pertence ao foco principal da marca. Ele acarreta a redução de custos, a geração de dados e inteligência para otimizar processos em outras áreas da empresa e a melhora no engajamento dos profissionais ao produzir.

Selecione os setores para terceirização

Muitas áreas da empresa podem ser terceirizadas. Desde as menos especializadas, como os serviços de limpeza e segurança, até as mais complexas, como a gestão financeira e o RH. Portanto, fique de olho no que pode ser delegado para melhorar a concentração nas atividades-fim.

A otimização de processos não é um conceito bastante discutido por acaso. A ideia influencia a escalabilidade do negócio, assim como sua capacidade de crescer em tamanho sem aumentar proporcionalmente os custos.

O BPO ainda ajuda a diminuir os gastos e torna possível a terceirização financeira, sendo muito útil na hora de equilibrar a receita da empresa e garantir a economia no final do mês.

Gostou de aprender sobre a otimização de processos para seu negócio? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo nas redes sociais!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!