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Como a Gestão Financeira Terceirizada ajuda pequenos negócios

Tire todas as suas dúvidas sobre a gestão financeira terceirizada e saiba como ela ajuda pequenos negócios.
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Sumário

A gestão financeira terceirizada surge como uma solução para a preocupação constante de pequenas e médias empresas que vivem sempre próximas ao limite do orçamento, permitindo aumento dos ganhos financeiros e de produtividade pelos sócios.

Geralmente, a operação financeira interna fica limitada por conta do alto custo de contratação de profissionais especializados. Neste caso, o gestor precisa lidar com o dilema entre mais produtividade e custos ou menos eficiência na gestão financeira.

Felizmente, esta escolha tem chegado ao fim à medida que pequenas empresas investem na terceirização financeira interna. Na prática, uma equipe externa assume as responsabilidades financeiras do seu negócio, como conciliação bancária, contas a pagar e a receber e gestão do fluxo de caixa, facilitando a organização financeira da empresa.

No artigo de hoje, nós preparamos este guia completo sobre a gestão financeira terceirizada e respondemos as dúvidas mais comuns entre empreendedores!

O que é terceirização financeira?

A gestão financeira terceirizada , também chamada de BPO Financeiro, é um serviço onde uma empresa externa assume as responsabilidades financeiras de outro negócio.

O processo de terceirizar uma área ou simplesmente uma única função está entre as novas tendências de mercado. Inclusive, basta uma rápida pesquisa para encontrar empresas que assumem responsabilidades bem distintas, como setor de TI, telefonia corporativa e até mesmo parques de impressão.

Nos Estados Unidos, a terceirização passou a ter mais espaço a partir da década de 90. Conforme os resultados animavam, empresas de outros lugares do mundo passaram a utilizar o serviço para aumentar os resultados.

No Brasil, o serviço ficou mais popular entre os gestores após a reforma trabalhista, que flexibilizou a parceria entre empresas. Até então, os pequenos negócios só poderiam fechar parcerias caso não houvessem ligações da atividade final da empresa.

Isto é, um jornal não poderia contratar um jornalista experiente como freelancer, uma contabilidade não fecharia parceria com um expert no assunto e uma pequena empresa não seria ajudada por negócios do mesmo segmento com mais experiência.

Gestão financeira terceirizada vs CLT: qual a melhor?

A gestão financeira terceirizada segue as diretrizes previstas na reforma trabalhista, que está em vigor desde 2017, e garante algumas vantagens em comparação direta ao regime de trabalho CLT.

Tendo em mente a perspectiva de pequenas empresas, as novas regras sobre a terceirização de serviços são facilitadores na hora de contar com o conhecimento de profissionais mais experientes.

Por exemplo, fora os custos de mão de obra, um profissional sênior contratado internamente acrescenta encargos tributários à empresa, além de ter que ser supervisionado pelo dono da empresa.

Em compensação, uma empresa terceirizada, além de entregar todo o trabalho com uma garantia de qualidade, estabelece o valor a ser pago na hora do contrato, sem surpresas ou desperdícios.

Empresas terceirizadas têm vínculo empregatício?

Não, colaboradores e nem empresas terceirizadas podem ter vínculo empregatício com o negócio contratante.

Para entender melhor as regras que envolvem a gestão financeira terceirizada, vale a pena considerar as regras antes e após a sanção da reforma trabalhista.

Antes dela, as empresas tinham a obrigação de recolher os encargos trabalhistas. Agora, não há nenhuma obrigatoriedade e você, empresário, não responde por colaboradores de uma terceirizada.

Na prática, você responde apenas pelos termos mencionados no contrato entre o seu negócio e a empresa que terceiriza os serviços financeiros.

Como funciona a gestão financeira terceirizada?

A gestão financeira terceirizada busca simplificar todas as obrigações financeiras e ao mesmo tempo garantir resultados melhores no fim de cada mês.

Especialmente entre pequenos negócios, o esforço de um funcionário de financeiro interno, normalmente, não está associado à uma proposta direta de sucesso. Em muitos casos, a pouca experiência frente às obrigações financeiras faz com que os empresários vivam no limite e sem os resultados esperados.

Assim, os lucros não compensam o esforço diário por parte do empreendedor e tão pouco garante um fluxo de caixa alto para futuros investimentos e expansões, por exemplo.

Felizmente a terceirização do setor financeiro segue princípios para aumentar a eficiência do seu negócio, baseando-se em:

  • Eficiência: com processos validados e profissionais constantemente orientados por gestores experientes, a equipe de gestão financeira terceirizada deve realizar todas as atividades necessárias para o dia-a-dia do financeiro com agilidade e precisão.
  • Clareza: a partir de indicadores financeiros, os novos especialistas responsáveis pelo sucesso do seu negócio realizam reports mais claros, auxiliando na tomada de decisão e, acima de tudo, otimizando as escolhas fiscais;
  • Retorno positivo: uma das principais premissas financeiras é de que qualquer investimento da empresa deve gerar um retorno maior do que seu custo, isto é, um ROI positivo. E isso não pode ser diferente quando se fala em contratar uma gestão financeira terceirizada.
  • Melhoria contínua: a gestão financeira terceirizada deve ser baseada em ciclos de melhoria contínua e visar excelente resultados à empresa no médio e longo prazo;

Todos os quatro princípios têm relação uns com os outros e garantem resultados melhores de acordo com a proposta de trabalho da empresa terceirizada

Por que a gestão financeira terceirizada é importante para pequenas empresas?

A gestão financeira terceirizada é um serviço útil às pequenas empresas por garantir um controle preciso e, consequentemente, focado em conquistas a curto, médio e longo prazo.

Na prática, o planejamento orçamentário orienta o empresário sobre as suas atuais ou futuras dificuldades. Portanto, ele precisa ser fiel em relação aos valores de despesas, folha salarial, impostos, vendas, entre outros exemplos.

Inclusive, vale destacar que o controle orçamentário ainda gera benefícios indiretos. Por exemplo, o empresário organiza os documentos comprobatórios com mais facilidade. Deste modo, a escrituração, ajustes informais e outras obrigações ficam mais fáceis.

Fora isso, vale destacar também o principal motivo de optar por uma gestão financeira terceirizada: o auxílio na administração do próprio negócio.

Todo empreendedor precisa lidar com a atividade principal e ao mesmo tempo dar atenção às tantas obrigações orçamentárias de um negócio. Ou seja, ele precisa se dividir para ter dinheiro no caixa e garantir o pagamento de salários, despesas e contas.

Em muitos casos, ser um especialista em um segmento não garante sucesso na administração do negócio. Por exemplo, um bom publicitário consegue bons resultados, mas nem por isso sabe como precificar e garantir que os designers, redatores e desenvolvedores sejam pagos no dia 5.

Independente de ser um negócio pequeno, o planejamento requer qualidade. Para garantir isso, uma gestão financeira terceirizada é um grande diferencial por oferecer um também um suporte neste campo.

Portanto, você deixa as atividades financeiras com quem entenderá e ainda receberá apoio consultivo para as tomadas de decisão que alavancarão os resultados da empresa

Por fim, vale destacar também a ótima relação entre custo e benefício.

Muitas vezes, por mais que haja interesse, um empresário não consegue contratar mais mão de obra qualificada para a área administrativa ou tem receio em conseguir pagar o valor mais adequado ao profissional.

Em compensação, contar com o apoio de uma empresa terceirizada sai mais barato e ainda garante benefícios, como o aconselhamento de gestores financeiros, soluções digitais de alto nível, suporte contínuo e novas tendências da administração financeira.

Vantagens de terceirizar o setor financeiro da empresa

Terceirizar o setor financeiro da sua empresa rende muitas vantagens. Em comum, todos os pontos listados abaixo são perceptíveis nos primeiros meses da parceria.

Veja abaixo as principais vantagens da gestão financeira terceirizada que nós separamos!

1. Aumenta o foco da empresa

Inevitavelmente, empresas com mais foco serão mais bem sucedidas, afinal o empreendedor toma decisões com mais qualidade e fica mais próximo do objetivo do seu negócio. Para muitos empreendedores, essa é a principal vantagem de terceirizar o setor financeiro.

Vamos juntos considerar um exemplo: você está à frente de uma agência de comunicação há 15 anos. Em todo esse tempo, a gestão de contas a pagar sempre foi feita por você. No máximo por um colaborador registrado e com todas as obrigações trabalhistas, tendo de ser supervisionado por você.

Durante todos esse tempo, você perdeu a oportunidade de prospectar novos clientes, realizar reuniões internas sobre produtividade e repensar estratégias internas. Indo além disso, a decisão ainda evitou que o colaborador fosse alocado para obrigações que garantem lucros à empresa.

Felizmente, a gestão financeira terceirizada assume todas as responsabilidades financeiras e tira o peso das obrigações dos ombros dos empresários. Com isso, ele pode focar no que realmente importa: alcançar melhores resultados.

2. Aumenta o lucro e o caixa

Uma gestão financeira focada em resultados aumenta tanto o lucro quanto o caixa da empresa contratante. Isso acontece pelo domínio da empresa terceirizada em ferramentas e técnicas com o propósito de gerar resultados.

Sendo você um empresário, seja novo no universo do empreendedorismo ou um líder de longa data, sabe que aumentar o lucro e o caixa está entre as prioridades do negócio. Portanto, essa vantagem fica nas mais importantes ao terceirizar a gestão financeira.

3. Identifica oportunidades de negócios

Os resultados de pequenas empresas servem como importantes indicativos e apresentam as principais oportunidades de negócios aos empreendedores, como o aumento nas ações de marketing, a capacitação de colaboradores e a expansão da oferta da empresa.

Isso é possível porque os lucros passam a ser acompanhados mais de perto, o que garante um controle preciso sobre as contas e evita que um investimento tire a noite de sono do dono da empresa.

4. Reduz custos

A redução de custos é uma vantagem inevitável ao optar pela gestão financeira terceirizada. Fora a diminuição dos encargos trabalhistas, todo o controle financeiro passa a ter menos retrabalho e o empresário não precisa parar por um dia inteiro.

Assim, todos os possíveis custos de realizar uma gestão financeira se resumem ao valor pago mensalmente entre terceirizada e contratante.

Contribuição da gestão financeira terceirizada para pequenas empresas

A contribuição da gestão financeira terceirizada nas pequenas empresas é inestimável e muitas vezes pode ser o impulso que falta para alcançar objetivos mais importantes.

Indo além do planejamento orçamentário, uma equipe qualificada e preparada para tomar decisões mais responsáveis no âmbito financeiro provoca mudanças que vão além da redução de custos e do cumprimento das obrigações do seu negócio.

Em muitos exemplos, o dinheiro passa a ser direcionado com o foco em determinados objetivos. Portanto, todas as escolhas positivas não se limitam ao setor financeiro.

Ou seja, caso o seu objetivo seja aumentar os lucros, é possível tomar decisões para garantir uma economia que permita investir em prospecção de clientes.

Se você está interessado em aumentar o caixa, a empresa terceirizada pode fazer uma gestão de contas a pagar com retenção em caixa.

Em todo caso, a gestão financeira terceirizada chega como importante aliada às pequenas empresas.

Antes da flexibilidade das leis, apenas as grandes empresas poderiam aumentar a mão de obra e contar com grandes especialistas da área. Agora, você fica próximo de profissionais de alto nível com apenas uma mensagem de distância.

Isso cria um ambiente de negócios mais equilibrado e o pequeno negócio consegue adotar estratégias que não deixam nada a desejar em comparação direta com grandes multinacionais.

Como saber se preciso terceirizar a gestão financeira?

Para entender melhor a situação financeira do seu negócio, nós recomendamos um diagnóstico empresarial. Com ele, você descobre os pontos fortes e fracos do processo de gestão na sua empresa.

Todo negócio depende de uma gestão eficiente para garantir processos igualmente ágeis, produtivos e funcionais. Por isso, entender e conhecer as melhores formas de otimizar a administração do seu próprio negócio é fundamental.

Felizmente, nós, da Valoreasy, preparamos um material completo sobre diagnóstico empresarial. Graças a ele, você descobre os seus pontos positivos e aprende onde precisa de atenção.

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