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Descubra o que é e como calcular o ROI

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Sumário

Para que uma empresa sobreviva é essencial que ela gere lucro. No entanto, saber analisar um projeto e quanto de lucro cada investimento está gerando para a empresa pode ser uma dúvida muito comum. Para responder esse questionamento, devido à sua simplicidade, uma forma bastante utilizada por gestores é o cálculo do ROI.

O ROI demonstra a real situação do negócio. Afinal, de nada adianta apostar em um produto se você não consegue mensurar quanto ganhará com ele.

Avaliando o custo benefício desse aporte, é possível decidir se é vantajoso continuar com as mesmas estratégias ou se mudar a rota é o caminho mais seguro. Para entender como é feito o cálculo do ROI e a importância de acompanhar essa métrica, continue a leitura!

O que é ROI?

O Retorno sobre Investimento, do inglês (Return On Investiment), é um método de mensuração que apresenta aos gestores o quanto a empresa ganhou ou perdeu com o valor investido no negócio. Além de ser um termômetro para os stakeholders, o ROI é muito utilizado para fins internos, para analisar o retorno de uma campanha publicitária, por exemplo.

Uma dos seus diferenciais é que esse indicador calcula o retorno do valor que está diretamente ligado ao investimento. Suponha que a empresa aplica R$ 50 mil reais em um novo produto, após determinado tempo o retorno calculado chegou a R$ 110 mil.

Para realizar o cálculo do ROI serão utilizados apenas os custos e ganhos que estiverem diretamente ligados ao produto em questão. Dessa maneira, é possível verificar exatamente qual item está gerando ganhos e quais estão dando prejuízo para o investidor. A partir desses resultados, é possível alterar as estratégias e reverter os números negativos, além de identificar os pontos fortes no processo de venda.

Como calcular ROI?

Saber como calcular ROI é determinante para qualquer modelo de empreendimento, pois esses números nortearam o processo de gestão. Como mencionamos, o ROI é mensurado por meio do ganho e dos custos que estiverem diretamente ligados ao produto investido.

Para medir esse indicador é utilizada a seguinte fórmula:

ROI = (Ganho do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Para melhorar o entendimento, vamos transformar essa fórmula em números. Utilizando os valores do item acima, em que o valor investido foi de R$ 50 mil e o ganho chegou a R$ 110 mil.

ROI = (110.000 – 50.000) / 50.000

ROI = 60.000 / 50.000

ROI = 1,20 ou 120%

Isso significa que o investimento obteve um retorno de 1,20 do valor investido ou em percentual, 120%.

Qual a importância do ROI para as empresas?

Como saber se o planejamento realizado está alinhado com a realidade do mercado, ou até mesmo, como determinar que sua empresa apresenta lucratividade? Ainda, se todo o dinheiro investido está gerando o retorno que você deseja ou se não há uma rotina de controle.

Essas perguntas e outras perguntas são essenciais para qualquer estabelecimento que deseja alavancar seus resultados. Outro ponto determinante quando se fala em retorno, é saber quais são os números desejados. Para que isso seja possível é imprescindível que o empreendedor conheça o mercado no qual exerce suas atividades.

Em posse dessas informações, o gestor saberá identificar qual o retorno mínimo que o investimento precisa apresentar para garantir a continuidade das operações e manter a empresa competitiva frente aos seus concorrentes.

Com o ROI definido, os empreendedores mobilizarão todos os setores para o alcance da meta. Afinal, não há como cobrar algo que não se tem controle.

Obviamente, o ROI sozinho não consegue demonstrar toda a situação de um negócio. No entanto, quando analisado com os demais indicadores financeiros disponíveis para os empreendedores, as estratégias de gestão empresarial se tornam mais sólidas e dão suporte para a tomada de decisão.

Agora que você sabe como calcular ROI e sua importância para as empresas, baixe nosso e-book sobre os principais indicadores financeiros empresariais.

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