fbpx

Gestão financeira terceirizada ou interna: por qual optar?

gestão financeira terceirizada ou interna
Confira a análise comparativa entre ter uma gestão financeira terceirizada ou interna e decida a melhor opção para a sua empresa. Inclui comparativo de custos.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

A decisão sobre a melhor forma de gerir financeiramente o seu negócio, seja através de uma gestão financeira terceirizada ou assumindo internamente essa função, deve ser realizada com muito cuidado, afinal essa é uma área estratégica para o seu negócio. 

Gerir uma empresa significa tomar decisões e, para que isso seja possível, é necessário ter à disposição toda a informação existente para subsidiar as escolhas que precisam ser feitas. 

A gestão financeira eficiente, dentre outros resultados, revela através de seus indicadores de desempenho, como anda a saúde do sua empresa e o que pode ser feito para maximizar os seus resultados, sendo um apoio estratégico para as tomadas de decisão na empresa. 

Gestão financeira terceirizada ou interna: quais as opções existentes? 

Para realizar a gestão financeira na sua empresa, você pode optar por três caminhos: 

  • assumir essa função e fazer você mesmo 
  • contratar um ou mais profissionais para desempenhar esse papel 
  • ou optar por uma gestão financeira terceirizada 

Vamos olhar com mais detalhes para cada uma dessas opções e entender quais implicações significa a escolha de cada uma delas? 

Quando o empreendedor assume a Gestão Financeira  

Esse é o caminho que muitos gestores acabam optando, principalmente no início da empresa. Com medo de assumir compromissos financeiros, seja com a contratação de funcionários ou com empresas de gestão financeira terceirizadas, o dono acaba acumulando diversas funções dentro do negócio, entre elas a gestão financeira.  

A dificuldade de você optar por essa solução é conseguir conciliar todas as funções que precisa desenvolver ao longo do dia com as atividades inerentes à gestão financeira, que exigem tempo e atenção constante. 

Os principais erros que acabam sendo cometidos quando o empresário é quem assume essa função, ao invés de uma gestão financeira terceirizada, são: 

Como você pode perceber, a maioria desses problemas são ocasionados por duas razões principais: falta de tempo e falta de conhecimento na área financeira.  

Então, se essa é a sua escolha, você deverá investir em capacitação de forma contínua. Em relação ao tempo, você irá precisar de organização. Será necessário reservar entre 2 e 4 horas diárias para dedicar-se à gestão financeira da sua empresa. Sim, isso significa quase a metade do seu dia, todos os dias.  

Mas, se você abrir mão de um controle rígido e disciplinado nesse setor, tão vital para a saúde do seu negócio, todos os demais esforços nas outras áreas podem acabar comprometidos, inclusive a lucratividade do seu negócio. E ninguém quer isso, não é mesmo? 

Gestão Financeira feita por funcionários dentro da própria empresa 

Se você não tem muita habilidade nessa área ou acredita que é impossível conciliar a gestão financeira com as demais atividades que exigem o seu acompanhamento enquanto gestor, não precisa se preocupar. Existem outros caminhos. 

Um deles é contratar um funcionário para desempenhar essa função dentro da sua empresa. Ao delegar atividades para um analista financeiro interno você terá mais tempo para focar na atividade principal do negócio e olhar para frente, antecipando oportunidades que farão a empresa crescer. 

Ao decidir contar com um profissional para gerir financeiramente a sua empresa é fundamental ter certeza de que conta com a pessoa certa para desempenhar essa função. Dentre as principais características que esse profissional deve reunir, destacamos: 

  • capacidade analítica para olhar os números e os relatórios e extrair, com facilidade, conclusões sobre esses dados. 
  • ética para conduzir seu trabalho com a seriedade e a transparência que a função requer. 
  • disciplina para cumprir todas as etapas inerentes ao bom desempenho de suas atividades. 
  • flexibilidade e facilidade de adaptação, já que as mudanças nessa área, seja na legislação, seja em normas e processos, são constantes. 
  • visão estratégica para conseguir antever tendências nos números que poderão significar oportunidades ou riscos para o seu negócio.
  • facilidade de relacionamento para lidar com os demais setores da empresa. 

É necessário destacar que, mesmo que você possua um departamento interno de gestão financeira, você, enquanto empreendedor, ainda vai precisar se envolver e participar ativamente pelo menos em dois momentos cruciais: 

  • na seleção e contratação do funcionário que irá desempenhar esse papel tão estratégico; 
  • No treinamento e elaboração do processo financeiro a ser desenvolvido; 
  • no acompanhamento contínuo do trabalho desenvolvido pelo funcionário, garantindo o cumprimento das metas definidas no planejamento da empresa, bem como na análise das informações geradas por esse funcionário para tomar decisões sobre os rumos do negócio 

Contratar uma Gestão Financeira Terceirizada 

E, finalmente, o terceiro caminho, que vem se popularizando cada vez, é a terceirização da gestão financeira da sua empresa (o chamado BPO financeiro).  

Isso significa contratar uma empresa especializada que detém todo o know how necessário para identificar os gargalos existentes na área financeira do seu negócio e propor soluções estratégicas para manter sua empresa no caminho certo. 

Uma das principais causas do sucesso crescente dessa opção é a relação custo benefício que ela proporciona. Isso porque você terá à disposição da sua empresa profissionais experientes, sem ter que pagar os custos operacionais que estariam envolvidos na contratação, caso essas pessoas fossem funcionários próprios.  

Tais custos envolvem não apenas os encargos trabalhistas, mas também treinamentos e capacitação, tão necessários a essa área onde os profissionais necessitam de atualização contínua.  

E também, ao contratar uma empresa de BPO financeiro, você pode contar não apenas com as habilidades de um só profissional, mas de um time que envolve diferentes expertises. 

Como a gestão financeira terceirizada é uma tendência, as soluções existentes estão cada vez mais completas, incluindo todas as rotinas administrativas e gerenciais, desde as tarefas mais simples como contas a pagar até atividades mais complexas, como consultorias. 

Mas, para essa relação dar certo é preciso saber escolher a empresa para quem você irá terceirizar a gestão financeira da sua empresa, pois essa relação precisa basear-se na confiança, confidencialidade e precisão. Um bom caminho é encontrar um parceiro com referências e com seguro de responsabilidade, caso aconteça algum problema. 

Gestão financeira terceirizada ou interna: qual a diferença de custos? 

Agora você deve estar se questionando sobre a diferença de custo entre ter uma gestão financeira terceirizada ou a contratação de funcionários para desempenharem essa função internamente, não é mesmo? 

Para ajudá-lo a identificar qual é o melhor caminho para a sua empresa, preparamos um simulador para que você possa comparar as duas opções apresentadas:

E agora?! Você, já sabe qual o melhor caminho para a sua empresa: gestão financeira terceirizada ou interna? Se você quer entender um pouco mais como funciona a terceirização financeira e se essa é a melhor alternativa, entre em contato agora mesmo com o nosso time de consultores especializados e esclareça todas as suas dúvidas. 

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!