fbpx

5 vantagens para você delegar tarefas na sua empresa

Delegar Atividades
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Ao centralizarem atividades, muitos gestores sofrem com sobrecarga e têm dificuldade para focar no core business, isto é, o foco principal do negócio. Você já parou para pensar em como delegar tarefas pode resolver essa questão?

Mas como fazer isso, afinal? Uma das respostas está em direcionar as atividades. A ideia é tornar o poder menos centralizado e criar uma hierarquia que permita a participação de mais pessoas no gerenciamento e na tomada todas as decisões.

Neste post, vamos explicar quais são os 5 benefícios de delegar tarefas e a importância disso para sua empresa. Veja!

1. Ter mais tempo livre para focar na atividade principal

Quantos problemas periféricos você precisou resolver hoje? Passar muito tempo cuidando de coisas que não fazem parte do core business dificilmente é um bom sinal. Você já sentiu aquela frustração comum por ter passado horas em um trabalho improdutivo? Então, o direcionamento de tarefas serve para evitar isso.

Vamos supor que você seja um empresário do setor de serviços. O seu core business é trazer clientes e fazer com que a empresa atenda bem às necessidades dele, certo? Esse é o foco principal, portanto, é nele que precisa se concentrar mais.

2. Motivar os colaboradores dando autonomia para eles

O mercado ainda está repleto de empresas com funcionários desmotivados. Isso diminui a qualidade do ambiente interno e faz com que os profissionais se sintam cada vez menos valorizados.

Ao delegar tarefas, você transforma o colaborador em um dos responsáveis pelos resultados da empresa. Não se esqueça de que cada profissional é um potencial influenciador da sua marca e precisa ter um conceito positivo dela.

3. Evitar a sobrecarga de problemas nas próprias mãos

Você já se sentiu um “profissional polvo”? A sobrecarga de trabalho causa sintomas fisiológicos e psicológicos conhecidos — distúrbios de sono, dores de cabeça e nas costas, dificuldades para se concentrar e por aí vai.

Se levado adiante, pode se tornar um problema mais sério, como a síndrome de Burnout, situação extrema de esgotamento físico e mental. Diminuir o volume de trabalho, portanto, é essencial para evitar doenças ocupacionais, e uma das formas de fazer isso é delegar tarefas.

4. Ter mais tranquilidade na vida pessoal

Sabe aquela sensação de mal-estar que acontece durante o domingo, quando a volta ao trabalho começa a ser antecipada? Ela é chamada de “síndrome do domingo à noite” e acomete boa parte dos profissionais preocupados e insatisfeitos com próprio ofício.

Ao delegar tarefas, você passa a se preocupar com menos problemas no trabalho — e, como consequência, a aproveitar mais e melhor a sua vida pessoal. Afinal, as questões da empresa serão resolvidas por pessoas competentes.

5. Ter mais “cabeças” ajudando a pensar

Várias cabeças pensam melhor que uma. Já ouviu esse ditado? Ele também se aplica à resolução de problemas na empresa. Quando delegamos tarefas, as ideias surgem de forma coletiva e diversificada.

Delegar tarefas, como você pôde perceber, é uma boa forma para garantir tempo livre, engajar sua equipe, diminuir a sobrecarga, preservar sua saúde mental e ter mais tranquilidade no tempo fora da empresa. Além da utilização da própria equipe, uma das maneiras de fazer isso é por meio da terceirização e do BPO, que reduzem custos, economizam o investimento com estrutura física e evitam gastos com o contador.

Gostou da ideia de diminuir gastos em seu empreendimento? Então, você precisa ler o post que preparamos sobre o tema. Descubra como reduzir custos na empresa usando a terceirização financeira!

Curtiu este post? Então, continue acompanhando nossas atualizações pelo Facebook e conecte-se com nosso time pelo LinkedIn! Estamos sempre trazendo novidades e dicas como essas!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.