fbpx

Por que é essencial separar receita pessoal e empresarial?

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Exercer uma gestão financeira correta é um dos principais desafios para quem administra seu próprio negócio, especialmente quando falamos dos cuidados para separar receita pessoal e empresarial.

Isso porque é comum que muitas pessoas acabem misturando esses recursos para cobrir algumas situações do dia a dia, o que pode resultar em diversos problemas tanto no fluxo de caixa da empresa quanto no orçamento particular.

Pensando nisso, neste post vamos falar sobre a importância de manter essas receitas devidamente separadas, além de apresentar soluções para aprimorar a gestão financeira de sua empresa. Acompanhe!

Quais os riscos de não separar receita pessoal e empresarial?

Em um primeiro momento, a ideia de utilizar valores do caixa da empresa para resolver um determinado compromisso pessoal pode até parecer inofensiva. No entanto, esse é um grande equívoco que pode ser o catalisador de uma verdadeira situação de descontrole das finanças corporativas.

Ao longo do tempo, essa prática pode refletir em comprometimento da capacidade financeira da empresa, dificultando o cumprimento de deveres básicos para suas operações. Essa situação de desequilíbrio também dificulta a identificação de gargalos financeiros, a projeção de medidas e a definição de uma margem de lucratividade adequada, já que sempre parece haver um déficit de recursos no caixa.

Dessa forma, mesmo quando, na teoria, a empresa conta com receitas suficientes para cobrir suas despesas, são grandes os riscos de não conseguir fechar as contas no azul a cada mês.

Por isso, a falta de uma separação clara entre as finanças pessoais e corporativas evidencia uma falta de organização que pode custar caro à gestão financeira e à própria imagem da empresa.

Quais as formas de melhorar a gestão financeira?

Para não cair nas armadilhas que a confusão entre receitas pode representar, é importante que os gestores observem as boas práticas de gestão financeira no ambiente empresarial. Essas são medidas simples, de modo que vale muito mais a pena adequar-se a elas do que deixar o negócio suscetível às adversidades.

A primeira providência que deve ser tomada é a abertura de contas bancárias diferentes para a empresa e para o gestor como pessoa física. Isso criará uma espécie de barreira que o fará pensar duas vezes antes de cair na tentação de utilizar parte dos recursos corporativos de forma particular.

Com base no fluxo financeiro da empresa, o gestor deve definir para si um salário, que é chamado de pró-labore. Afinal, considerar o capital da empresa como parte de seu orçamento pessoal é um grande erro, que pode ser evitado com essa medida. Isso também permitirá a elaboração de um planejamento pessoal mais eficiente e adequado às suas necessidades.

Como resolver definitivamente ?

Contar com ajuda profissional para ajustar as finanças da empresa também não é nada mal, certo? Por isso, outra dica valiosa é buscar o apoio de uma assessoria especializada.

Um BPO financeiro, por exemplo, executa atividades que permitem um controle de receitas apurado e o desenvolvimento de planos de ação baseados em diagnósticos precisos sobre a situação de cada negócio.

Essa é a oportunidade de ter acesso a pessoas e ferramentas que vão facilitar o gerenciamento do fluxo de caixa, faturamento, contas a pagar e a receber e a conciliação bancária.

Assim, você tornará a administração financeira do seu negócio mais simples e eficaz em todos os aspectos, inclusive no que se refere aos cuidados de separar receita de forma adequada.

Gostaria de entender melhor como resolver esse problema de mistura das contas pessoais e empresariais de uma vez por todas? Então, entre em contato conosco agora e conheça as nossas soluções incríveis para aprimorar a gestão financeira da sua empresa!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.