fbpx

O que é BPO financeiro – Tudo o que você precisa saber

BPO Financeiro
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Afinal, você sabe o que é BPO Financeiro e o que ele pode fazer por sua empresa? 

Todo bom gestor tem consciência do quanto o departamento financeiro de uma empresa é importante. Essa gestão precisa ser impecável, pois do contrário, será impossível atingir suas metas e, consequentemente, a lucratividade do negócio é prejudicada.

O problema é que muitos desses profissionais não têm o tempo, ou, a expertise necessária para executar os processos de maneira eficiente. Nesse caso, contar com o BPO financeiro é o melhor caminho para manter o caixa da organização no azul.

Essa é uma prática aderida por muitas empresas e cada vez mais os gestores têm procurado essa alternativa para qualificar os processos do seu negócio, integrando-os para tornar a rotina muito mais produtiva.

Neste artigo vamos apresentar um panorama completo para que você compreenda o que é BPO e terceirização financeira. Você vai poder conhecer os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa e entender como funciona. Acompanhe! 

O que é o BPO financeiro e para que serve? 

Business Process Outsourcing (BPO) significa terceirização de processos de negócio. Sendo assim, quando falamos em BPO financeiro, estamos nos referindo à terceirização dos serviços relacionados à gestão financeira de uma empresa.

O significado de contratar um BPO Financeiro é permitir que os gestores contem com profissionais especializados para identificar gargalos e propor soluções estratégicas para solucionar os problemas com as finanças da organização. 

Entre as situações mais comuns que indicam que o seu empreendimento precisa de uma terceirização financeira estão:

  • Não há em sua equipe uma pessoa focada na administração do negócio;
  • Você não tem conhecimento dos resultados que a sua empresa está obtendo;
  • Você percebe que está gastando muito tempo com as tarefas administrativas.

Em suma, podemos afirmar que o que BPO faz é ajudar as empresas a organizar suas finanças para que sobre dinheiro no final do mês e, assim, possam ter mais tranquilidade ao realizar novos investimentos. 

Empreendimentos que almejam acelerar seu crescimento de maneira eficaz têm dado preferência para a terceirização dos serviços financeiros. Afinal, nada melhor que deixar os processos mais técnicos e burocráticos nas mãos de quem realmente entende do assunto, certo? Quando tentamos fazer tudo por conta própria, não conseguimos fazer nada bem-feito.

Que vantagem é que o BPO Financeiro pode trazer ao seu negócio? 

Não é difícil encontrar gestores que têm dificuldades em lidar com as finanças de uma empresa. Afinal, o processo é muito complexo e é preciso estar muito atento e dominar o assunto para não prejudicar o faturamento do negócio. Um simples esquecimento do vencimento das contas já gera muito transtorno, pois a empresa terá que arcar com o pagamento de juros e multas desnecessários, os quais afetam diretamente o fluxo de caixa.

O significado do BPO Financeiro é ajudar em todas estas atividades com um processo e conhecimento já estabelecido. Isto é, a organização, a execução e, consequentemente, o resultado, ocorre muito mais rápido. 

Veja, a seguir, os principais pontos que você ganha com a terceirização financeira.

Profissionais qualificados

Infelizmente, não conseguimos dominar todos os tipos de assuntos de uma só vez, e você não precisa se envergonhar por isso. É importante conhecer seus pontos fracos e fortes para buscar ajuda e melhorar o desempenho da sua empresa no mercado.

No caso do setor financeiro, realmente os processos são extremamente complexos. Sendo assim, deixar esse assunto nas mãos de profissionais especializados e que têm o know how necessário para solucionar os problemas é fundamental para o bom desenvolvimento da organização.

Eles têm os conhecimentos técnicos específicos e necessários para manter a sua empresa no caminho certo. Dessa forma, você também não precisa arcar com custos para treinar sua equipe interna, pois os colaboradores da empresa prestadora de serviços já estarão preparados para exercer as funções planejadas.

Previsibilidade do fluxo de caixa

fluxo de caixa é a base de qualquer negócio. Quando não há um bom controle dessa ferramenta, todos os setores da empresa tendem a sentir as consequências da má administração. Nesse sentido, o que o BPO financeiro faz é otimizar essa área para que você, como gestor, possa ter previsibilidade do seu fluxo de caixa. 

Isto quer dizer que será possível ter conhecimento de todas as suas entradas e saídas, quanto a empresa tem para receber em determinado período e quais são os compromissos para os próximos meses.

Essas informações são muito importantes para garantir uma boa tomada de decisão sobre possíveis investimentos que a empresa precisa realizar.

Retorno sobre o investimento

Todo investimento feito dentro da empresa precisa ter um retorno positivo. Do contrário, o negócio pode passar por sérias crises financeiras que comprometem até o desempenho das suas atividades no mercado. 

Esse tipo de situação é que o BPO financeiro pretende impedir que aconteça. Por meio de uma análise séria e profunda das suas finanças, os especialistas conseguem identificar os gargalos que impedem o desenvolvimento do negócio.  

Com isso, propõem soluções eficientes para otimizar o Retorno sobre Investimento (ROI) e, assim, potencializar os ganhos do negócio. Desta forma, o BPO acaba se tornando um investimento com ROI positivo em si. 

Redução dos custos operacionais

Você, como gestor, bem sabe o quanto os encargos e direitos trabalhistas oneram a folha de pagamento, certo? Embora seja um direito do trabalhador, essas despesas pesam muito no orçamento corporativo, o que faz com que você repense a necessidade de contratar mais funcionários.

Nesse sentido, o custo-benefício da terceirização financeira ganha um grande destaque, pois quando comparados à contratação e treinamentos de funcionários equivalentes, os custos são bem menores.

Simultaneamente, você também consegue ter mais previsibilidade de custos, tendo em vista que você não precisará contar com gastos como férias, rescisão, faltas, etc. 

Além disso, você não precisará se preocupar com despesas para manter a estrutura que um departamento demandaria, como computadores, materiais de escritório, energia, etc.

Otimização de tempo

Como as atividades mais complexas e trabalhosas relacionadas ao setor financeiro ficam a cargo do BPO contratado, você terá mais tempo para focar em estratégias que colaboram para um desenvolvimento saudável da sua empresa.

Além disso, o BPO financeiro também contribui para a diminuição da carga de trabalho dos gestores.

Quantas vezes você precisou ficar até mais tarde no escritório para fechar seu caixa ou concluir um relatório importante? O que o BPO financeiro faz é evitar que situações como essa façam parte da sua realidade.  

A partir desse momento, você pode direcionar seu capital humano para tarefas estratégicas que visam o aumento das vendas e o crescimento da empresa.

Construção de parcerias

Os seus fornecedores não podem ser vistos apenas como profissionais que vendem as suas matérias-primas. Muito pelo contrário, é preciso enxergá-los como parceiros do seu negócio. Esse é o real sentido e significado do BPO financeiro. 

A empresa terceirizada ajudará você a agregar valor ao seu negócio, apoiando-o estrategicamente na sua gestão e criando uma imagem de credibilidade com parceiros. Assim, você conseguirá desenvolver uma relação de “ganha-ganha” com seus fornecedores e clientes— agora, parceiros — para ter retornos melhores e, inclusive, mais produtividade.

Dessa maneira, será possível negociar melhores prazos e condições de pagamento, o que refletirá no seu produto final e o ajudará a vender mais.

Expansão da empresa

Com o auxílio do BPO financeiro, a empresa tem as condições favoráveis para otimizar a expansão do seu negócio. Isso porque a sua gestão estará focada na redução de custos, em parcerias produtivas, no core business e no atendimento de qualidade.

Ao colocar tudo isso em prática, o seu consumidor final terá uma melhor experiência com seus produtos ou serviços e, assim, você terá a oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Por fim, não podemos esquecer de mencionar que a terceirização financeira também permitirá a otimização dos seus investimentos. Isto é, será possível expandir de maneira consciente.

Foco nas estratégias da empresa

Sabendo o que é BPO financeiro e contando com o seu suporte, você tem a oportunidade de focar no core business do seu negócio, dedicando-se por completo à prospecção de novos clientes e às estratégias para garantir o aumento da vendas.  

A partir do momento que você direciona seus esforços, energia e conhecimento para aperfeiçoar a sua gestão, é possível alcançar seus objetivos com mais facilidade, fazendo com que a empresa ganhe o destaque que ela merece.

Ao colocar isso em prática, seus concorrentes vão perder espaço no mercado e, consequentemente, a sua empresa vai conseguir se fortalecer como autoridade no seu segmento, ganhando a preferência dos clientes.

Como deve ocorrer a implementação de um BPO financeiro?

O sucesso de um negócio é medido pela sua eficiência, certo? Pois bem, nesse sentido, podemos afirmar que o seu diferencial pode estar ligado aos processos inteligentes de gerenciamento interno. Nesse sentido, o que o BPO financeiro faz é ajudá-lo a ganhar mais posicionamento no mercado. 

Mas, antes de implementá-lo, em um primeiro momento você precisa fazer uma análise interna para tomar conhecimento da realidade financeira do seu negócio. Nesse momento, será possível perceber o quanto a execução dessas tarefas são complexas e onerosas.

Vender e Administrar ao mesmo tempo não é algo tão simples. É preciso focar em um tipo de estratégia para ter melhores resultados. Assim, a terceirização financeira o ajudará a ter mais tempo para pensar em outras atividades que também beneficiarão a sua empresa. 

Ao deixar o departamento financeiro nas mãos de especialistas, não será mais necessário delegar tarefas para equipes internas. As burocracias e ocupações acessórias desse setor ficarão a cargo da empresa especializada, que será responsável por desenvolver procedimentos em compliance para, então, otimizar os processos financeiros do seu negócio. 

Serviços que englobam o BPO Financeiro

Em suma, podemos dizer que o que é BPO financeiro engloba os seguintes serviços: 

  • gestão de contas a pagar: nesse momento, os profissionais realizam o controle dos seus pagamentos vincendos e provisionam os valores para que não ocorra nenhum atraso – também é muito provável que eles trabalhem para que você possa separar as contas pessoais das empresariais, caso ainda não tenha feito isso; 
  • gestão de contas a receber: os profissionais realizam o controle dos recebimentos da empresa, buscando otimizar o ciclo de recebimento e reduzir a inadimplência; 
  • conciliação bancária: são observadas todas as movimentações financeiras da empresa com o objetivo de assegurar que o saldo esteja alinhado com os valores no banco e demais fontes de reserva — neste momento, o uso de aplicativos específicos, auxiliam bastante; 
  • gestão de fluxo de caixa: com os valores a pagar e a receber bem controlados é possível prever o fluxo de caixa futuro e identificar possíveis gargalos que poderão atrapalhar o resultado da empresa ou, até mesmo, uma sobra de caixa que pode ser aplicada em algum investimento

Como saber que BPO Financeiro é o mais adequado para sua empresa? 

Como dito, os processos financeiros de uma empresa são complexos e demandam disciplina. Nesse sentido, saber como escolher os profissionais que atuarão no BPO é muito importante para não se arrepender mais tarde. Opte por uma empresa especializada e com histórico comprovado de bons resultados.

Com um trabalho sério, será possível assegurar que as atividades relacionadas ao setor financeiro serão realizadas de acordo com as melhores práticas e os gestores terão conhecimento de todos os número do seu negócio de forma muito precisa.

A Valoreasy, que tem como missão identificar os objetivos de seus clientes e, assim, possibilitar melhorias para que eles sejam conquistados com mais eficiência, além de trabalhar com os padrões mais elevados de ética e qualidade, ainda assegura:

  • redução a zero com encargos desnecessários;
  • uma gestão qualificada e imparcial;
  • relatórios 100% precisos com os principais indicadores financeiros;
  • mentoria mensal com os gestores;
  • confidencialidade total;

O time de consultores especializados em gestão da Valoreasy estão prontos para entender os seus desafios e propor a solução correta desde o primeiro contato. Isto significa que para que ocorra a proposta do trabalho, as soluções devem estar sempre 100% alinhadas ao que você realmente precisa.

Conclusão

Percebeu a importância de saber o que é BPO financeiro pode ter para uma empresa? Deixar um trabalho complexo para quem realmente sabe o que está fazendo é uma maneira de otimizar o seu tempo e o tempo da sua equipe, garantir a qualidade na execução das tarefas e potencializar o crescimento da empresa.

Se percebeu que essa seria a solução ideal para a sua empresa, entre em contato agora mesmo com os consultores especializados. Lembre-se que gerenciar corretamente as suas finanças é a única maneira de promover um crescimento inteligente e sustentável ao seu negócio!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!