fbpx

Tesouraria e Controladoria: qual a diferença e função de cada área?

Veja quais são as diferenças entre as áreas da tesouraria e da controladoria na gestão financeira e quais benefícios elas podem trazer para a sua empresa.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Tesouraria e controladoria, ao lado da área fiscal, são duas áreas que deveriam andar de mãos dadas na gestão financeira de uma empresa. 

Podemos dizer que são dois lados de uma mesma moeda. Isso porque tesouraria e controladoria estão considerando as mesmas informações, precisamente os mesmos números, mas com uma visão e objetivos diferentes. Vamos entender melhor a diferença entre as áreas? 

Entenda a diferença entre Tesouraria e Controladoria 

Enquanto que, por um lado, temos a tesouraria olhando para o caixa da empresa, controlando as entradas e saídas de dinheiro, por outro temos a controladoria monitorando os dados financeiros para subsidiar a tomada de decisão. 

É como se, na administração financeira, a perspectiva da tesouraria fosse a dimensão de curto prazo, já que ela está no momento presente, e a controladoria fosse responsável pela dimensão de médio e longo prazo, uma vez que sua atividade fim relaciona-se com o planejamento, definição de estratégias e acompanhamento dos resultados financeiros da empresa. 

Isso não quer dizer que a tesouraria não trabalhe com base em um planejamento prévio, nem que a controladoria não esteja atenta ao que está ocorrendo na empresa. Mas, as perspectivas de cada área são diferentes.  

Vamos ver os benefícios de cada uma das duas áreas, tesouraria e controladoria, para a obtenção dos resultados de uma empresa? 

Qual a função da Tesouraria? 

A tesouraria é o setor que cuida do dinheiro, organizando as contas tanto das entradas quanto das saídas de recursos da sua empresa. Esse controle é fundamental porque é ele que dá estabilidade ao seu negócio e lhe mostra, enquanto gestor, quando e quanto pode ser investido nas demais áreas da empresa. 

O seu papel é criar valor para a empresa, fazendo com que o dinheiro seja trabalhado para gerar mais dinheiro. É o que chamamos de maximização dos recursos. 

É o trabalho da tesouraria que garante que a empresa conseguirá honrar todas os compromissos assumidos e, de preferência, que “sobrará dinheiro” a ser investido, trazendo mais retorno para o negócio.  

Para fazer isso, a tesouraria conta com as seguintes atividades em sua rotina: 

A falta de uma tesouraria eficiente pode trazer inúmeros problemas para uma empresa. Destacamos alguns: 

  • controle ineficiente do fluxo de caixa, deixando a empresa no escuro em relação à sua situação financeira.  
  • falta de provisionamento dos recursos pode trazer imprevisibilidade na gestão das contas, comprometendo a estabilidade e as reservas da empresa. 
  • deixar a empresa “no vermelho”, ou seja, quando faltam recursos para a quitação dos compromissos existentes, inclusive da folha de pagamentos. Problema que poderiam ser facilmente solucionados, em muitos casos, com ajustes nas datas de pagamentos e recebimentos. 
  • não controlar os gastos pode o impedir a identificação de desperdícios que podem estar ocorrendo, bem como levar a empresa a precificar incorretamente seus produtos e serviços,  

Qual a função da Controladoria Financeira? 

A controladoria financeira é responsável pela contabilidade, pelos impostos e pela estruturação do sistema de informações que subsidiará a gestão do negócio. 

Trata-se de um papel estratégico, uma vez que o profissional responsável pela controladoria reúne as informações mais relevantes para direcionar os gestores a tomada de decisão sobre os rumos do negócio. 

Na prática, ela vai investigar todos os processos da empresa que trazem resultados financeiros e operacionais para o negócio, definindo padrões e buscando inconsistências. O objetivo é reduzir o risco e alcançar as metas estabelecidas a partir da criação e implementação de modelos de decisão. 

Apesar de ser pouco comum nas micro e pequenas empresas, contar com uma área de controladoria traz inúmeras vantagens à gestão, tais como: 

  • planejamentos estratégicos mais realistas, já que estão baseados em uma maior quantidade e qualidade de informações 
  • a possibilidade de antecipar a tomada de decisão, já que a controladoria acompanha de perto os fatores externos e internos que podem vir a intervir no negócio e afetar o desempenho da empresa 
  • uma maior transparência na gestão, com acompanhamento mais próximo da execução das metas estabelecidas 
  • ela traz segurança para o negócio 

Gestão financeira como impulsionadora de resultados

Como vimos, as duas áreas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Contar com uma tesouraria e controladoria eficientes, seja através de departamentos próprios ou de gestoras financeiras terceirizadas pode significar uma vantagem competitiva ao deixar a empresa mais produtiva e eficiente e trazer solidez para o crescimento do negócio. 

Se você estiver precisando de ajuda para estruturar a gestão financeira da sua empresa, vem conversar com a gente. Temos um time de consultores especializados que poderá tirar todas as suas dúvidas.

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.