fbpx

Entenda a importância de planejar a sucessão empresarial

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Já parou para pensar no futuro da sua empresa? Quem vai ficar no seu lugar quando você precisar se ausentar definitivamente por algum motivo? Saiba que nunca é cedo para elaborar um plano de sucessão empresarial.

Afinal, se está tudo bem hoje, não significa que amanhã seu empreendimento esteja livre de eventos de qualquer natureza. Quando o assunto em questão é a sustentabilidade dos negócios, “é melhor prevenir que remediar”.

Neste post, saiba do que se trata o planejamento de sucessão, qual a sua importância e veja dicas para começar o seu!

O que é planejamento de sucessão empresarial?

Diz respeito ao processo para garantir que exista um plano claro e bem documentado, a fim de substituir o proprietário e a equipe de liderança de uma empresa, caso ocorram certas circunstâncias como doença, incapacidade permanente, divórcio, aposentadoria ou morte.

Por que isso é importante?

Para muitos gestores, a empresa é o maior patrimônio. Por isso, é importante trabalhar não apenas para manter a continuidade da organização, mas para garantir que ela permaneça lucrativa ao longo dos anos.

Embora falar em sucessão empresarial possa gerar uma carga emocional nem sempre fácil de lidar, saiba que ela é parte essencial na estratégia de negócio. Isso porque quem não se organiza antecipadamente corre o risco de fechar as portas, a menos que exista um plano detalhado.

Em muitos casos, o planejamento é voltado para a próxima geração do proprietário. Fatores adicionais entram em jogo, especialmente quando nem todos os membros da família estão envolvidos com a empresa. Logo, é importante que as ações sejam integradas ao plano patrimonial do dono e devidamente documentadas.

Como planejar a sucessão empresarial?

A seguir, confira algumas dicas para começar a elaborar o plano de sucessão empresarial já!

Identifique potenciais sucessores

Nas mãos certas, a empresa pode continuar a florescer bastante, inclusive, além da gestão dos primeiros proprietários. No entanto, encontrar a pessoa ideal para comandar — seja um membro da família, seja alguém de fora — leva tempo.

Após fazer essa escolha, é fundamental treinar o novo colaborador para administrar o negócio. Assim, os proprietários têm a oportunidade de fazer o inventário das habilidades e das características que o próximo sucessor precisa para garantir bons resultados no longo prazo.

Reúna documentos financeiros

A chave para uma transição tranquila começa com a consolidação de documentos, como dados de avaliação da empresa, estoque, declarações fiscais e registros financeiros atualizados. Os compradores, entre outros envolvidos, certamente vão querer ver o histórico de desempenho do empreendimento antes de fechar o acordo.

Da mesma forma, a organização plena de documentos financeiros protege os negócios, caso o proprietário precise vender inesperadamente a empresa ou um membro da família tenha que lidar com uma etapa de sucessão empresarial em circunstâncias mais difíceis.

Estabeleça acordos de compra e venda

Os acordos de compra e venda são contratos usados para realocar partes do negócio, se um proprietário falecer, adoecer ou manifestar interesse em vender a parte. Eles formalizam informações como o preço de venda de uma empresa, o valor das ações de cada sócio e as regras básicas que estabelecem quem pode ou não ser um comprador.

Um contrato de compra e venda também reduz o risco de conflitos que podem surgir entre familiares ou parceiros, os quais muitas vezes costumam colocar os interesses pessoais à frente da empresa.

Aprendeu a importância de planejar a sucessão empresarial? Então, comece já a elaborar um plano que garanta a sustentabilidade dos negócios mesmo quando você já não estiver no comando deles. Afinal, deixar de fazer isso colocará em risco a sobrevivência da sua empresa no futuro.

Caso elaborar um planejamento e confiar responsabilidades para terceiros seja uma dor para você, o BPO Financeiro pode te auxiliar e proteger de maneira independente as finanças da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Nos siga no Linkedin ou Facebook e compartilhe para a sua rede. Gostaria de ter acesso a mais informações relevantes sobre gestão empresarial? Assine a nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!
Posts Relacionados