fbpx

Como saber se a sua empresa está tendo lucro ou prejuízo?

Lucro ou prejuízo
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Se você é um empreendedor há algum tempo, certamente sabe como o retorno financeiro é relevante. É por meio dele que você consegue deixar o caixa do seu negócio em dia e ainda ser recompensado por isso. Apesar da questão parecer básica, muitos empreendedores ainda não sabem ao certo se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Caso você não tenha certeza em qual situação sua empresa está, este texto vai a ajudá-lo a encontrar a resposta, mostrando quais são os detalhes que você precisa ficar de olho. O que acha de continuar com a gente ao longo do post e tirar todas as suas dúvidas?

Analise as obrigações financeiras

Se você quer avaliar se a sua empresa está dando lucro, o primeiro passo é descobrir se as contas estão organizadas. Todo negócio precisa fazer as pazes com as obrigações financeiras, certo? Se esse débito vencer em até um ano, é classificado como “passivo circulante”.

Aqui, entram os gastos com os funcionários e a folha salarial. Esse é dividido em duas partes — o pagamento e o adiantamento, sempre do valor estipulado na contratação. As férias e o 13° salário também são considerados e calculados com base na própria remuneração.

Veja se as obrigações estão sendo quitadas na data certa. Para as contas do passivo circulante, o pagamento é feito com o dinheiro movimentado em curto prazo, ou seja, o ativo circulante.

Veja o CAC e a taxa de retenção de clientes

O CAC é uma sigla para “Custo de Aquisição de Clientes” e resume vários investimentos dividindo pelos consumidores conquistados. É uma forma de avaliar o gasto médio do seu time e verificar se o retorno em assinaturas ou compras compensa — CACs altos costumam ser prejudiciais.

A retenção de clientes funciona de forma similar. Sabe quando você frequenta um restaurante e é tão bem atendido que sente vontade de voltar novamente? Então, o trabalho de retenção funciona de forma parecida.

Para reduzir o CAC e aumentar a retenção, o primeiro passo está nas estratégias de aquisição baratas e na criação de um setor para cuidar do sucesso do cliente. Ao reter consumidores, você aumenta a margem de lucro e diminui o custo total.

Observe o pró-labore

O pró-labore é a remuneração que o sócio da empresa recebe e é diferente do resultado vindo de lucros. Lembra das obrigações financeiras relacionadas ao salário que citamos no início do texto? Então, não fazem parte desse tipo de pagamento.

Ainda assim, isso não significa que você não está sujeito aos impostos. A incidência varia de acordo com seu regime tributário — Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O valor tem como base os 11% do INSS.

Controle os custos

Já falamos sobre a importância do controle de custos, certo? Pois bem, contar com ferramentas que visam avaliar os gastos e os resultados para o negócio é algo indispensável. Por meio dela, você consegue analisar o seu orçamento e, inclusive, se os valores que estão sendo cobrados pelos serviços ou produtos são compatíveis com o esperado.

Uma ferramenta de controle de custos permite, por exemplo, examinar se o preço final estabelecido confere com os valores que a empresa deseja alcançar, tanto para obter seu lucro quanto para arcar com seus compromissos.

Conciliação bancária

Toda empresa com uma conta bancária precisa realizar a conciliação, ferramenta que auxilia na comparação do saldo em conta, das entradas e saídas do caixa com a movimentação financeira bancária. O principal intuito é analisar se os registros bancários coincidem com contabilidade do negócio.

Contar com sistemas que simplificam esse processo é fundamental para otimizar a sua gestão e garantir que o seu planejamento seja cumprido na íntegra.

Não há como saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo sem um bom planejamento, não é? No entanto, se você seguir as dicas deste texto, certamente vai estar mais bem preparado para equilibrar as contas no final do mês.

Algumas das ideias que citamos tem como base a leitura de indicadores. Isso mostra como os números não podem ficar de lado e é importantíssimo contar com profissionais capacitados para fazer esse tipo de análise.

Conseguiu aprender bastante coisa com este texto? Então, o que acha de compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, seus amigos também vão ficar por dentro dessas informações!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.