fbpx

Projeção financeira para empresas: entenda como fazer em 3 passos

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Falta de visão estratégica financeira, fluxo de caixa negativo, perdas por mudanças bruscas no mercado. Se sua empresa já passou ou passa por algum desses problemas, saiba que a projeção financeira feita da maneira correta vai ajudar a passar por esses momentos com maior tranquilidade.

Você tem dado a devida importância às projeções financeiras de sua empresa? Quer saber como fazer e alavancar os seus resultados financeiros? Então continue a leitura e confira!

Entenda o que é projeção financeira

As projeções financeiras são suposições sobre o futuro do negócio, considerando os valores de receitas e despesas. Sendo assim, ela serve para que o gestor tenha conhecimento de sua empresa, o qual vai descobrir muitas informações, como onde estão seus maiores gastos e como diminuí-los, identificar a necessidade de financiamentos e saber quanto pode investir e onde deve ser seu foco.

Daremos algumas dicas para que você consiga fazer a projeção do seu negócio da melhor forma possível, mas antes disso, é preciso que tenha anotado alguns dados que serão utilizados nesse processo:

  • fluxo de caixa;
  • saldos e despesas da empresa;
  • transações rotineiras;
  • histórico de vendas;
  • capacidade produtiva;
  • comportamento do mercado;
  • períodos nos quais os resultados mudam.

O recomendado é que essas análises sejam com base em números do período de um ano de exercício, mas caso você não tenha, anote-as por, no mínimo, três meses. Por mais que não seja tão confiável, sua empresa vai ter algum dado para tomar como base.

Dicas de como fazer uma boa projeção financeira

Para que a projeção financeira seja realmente clara, correta e alinhada aos objetivos empresariais, preparamos algumas dicas para você. Se segui-las, a projeção será confiável e trará resultados positivos para o seu fluxo de caixa.

1 – Faça uma previsão de vendas e despesas

Nesse primeiro passo, é importante analisar atentamente os valores obtidos nos exercícios anteriores. Leve em consideração todas as saídas, tanto despesas fixas quanto despesas variáveis, desde o que é mais caro até valores que parecem ser irrelevantes, como material para escritório. Do mesmo modo, faça uma estimativa do quanto pretende faturar no exercício seguinte, com base nas vendas anteriores. 

2 – Encontre o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio indica quanto seu negócio precisa faturar para suprir todas as dívidas da empresa, ou seja, indica o mínimo que deve ser vendido no período em questão. Existe um cálculo simples para chegar nesse valor:

Ponto de equilíbrio (em unidades) = Total das despesas fixas (em R$) / Margem de lucro bruto por unidade (em R$)

Com o resultado em mãos, você vai saber exatamente quantas unidades de determinado produto ou serviço deve ser vendido e poderá fazer projeções de vendas confiáveis, para conseguir honrar com as dívidas da empresa.

3 – Considere cenários variados

Faça a projeção levando em conta três cenários. Dessa forma, sua organização estará preparada para a pior situação possível e saberá exatamente como agir e contornar a realidade, caso esse cenário venha a ocorrer. Para iniciar, basta definir os seguintes cenários: 

  • pessimista — considere a pior receita possível e as maiores despesas, mas de um jeito que sua empresa ainda se pague;
  • realista — é o que o gestor deve buscar seguir, mas sempre com inclinação à alcançar o otimista;
  • otimista — esse seria o cenário ideal, no qual há a minimização de custos, maximização do lucro e metas batidas. 

Por ter cenários definidos, essa técnica de gestão minimiza o risco de erros e de perdas, pois evita as surpresas desagradáveis. Se bem feita, a projeção financeira vai otimizar a tomada de decisões de sua empresa, pois estas serão baseadas em dados concretos e calculados. No momento da definição da projeção do seu negócio, é importante contar com o apoio de consultores externos, tendo em vista que são especialistas nisso. 

Quer ajuda para fazer uma projeção financeira perfeita para a sua empresa? Entre em contato com o nosso gestor virtual que iremos ajudar sua empresa a crescer!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.