fbpx

Afinal, qual a diferença entre previsão e provisão financeira?

Provisão financeira
Entenda o que é previsão e provisão financeira e como esses conceitos podem te ajudar na organização e controle financeiro do seu negócio.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

A gestão financeira é um dos grandes desafios dos empresários, e, entre os elementos fundamentais da análise gerencial, estão a previsão e a provisão financeira. Contudo, a semelhança entre esses dois termos costuma causar confusão em muitos administradores.

Apesar de seus conceitos estarem intimamente relacionados, previsão e provisão financeiras não significam a mesma coisa. Afinal de contas, você sabe identificar a principal diferença entre valores previstos e o provisionados?

Neste artigo, vamos falar sobre esses elementos essenciais da gestão financeira. Você vai aprender quais são suas características principais, os benefícios de um bom cálculo de provisões e como a tecnologia ajuda nessa tarefa. Boa leitura!

Qual a diferença entre a previsão e a provisão financeira?

A principal diferença entre a previsão e a provisão financeira gira em torno do fato gerador dos valores calculados. Em outras palavras, o que define o caráter desses cálculos é o compromisso com o custo a que o valor se refere. Entenda melhor abaixo:

Previsão financeira

Se no plano de negócios você determinou que, no período de um ano, sua empresa deve alcançar um lucro estimado em um R$ 1 milhão, as etapas necessárias para o alcance desse objetivo dependem da execução do plano realizado, certo?

Mas nós sabemos que, entre o ideal e o efetivo, há uma série de incertezas que podem mudar o rumo das atividades.

Portanto, estamos falando de previsões financeiras, ou seja, necessidade de investimento, custo operacional, estimativa de vendas, entre outros temas afins.

Provisão financeira

A realidade de um negócio é alterada quando o empreendedor decide assumir um empréstimo para impulsionar suas atividades, por exemplo.

Agora, estamos falando de um custo futuro real cujo valor pode sofrer alterações ao longo do tempo, caso as incertezas previstas e imprevistas afetem o direcionamento das ações da empresa.

Reconhecer essa despesa como se fosse uma realidade é o Princípio de Competência Contábil. Isso é provisão financeira, já que estamos assumindo, no instante do fato gerador, um custo futuro, considerando estimativas de juros, encargos tributários, possibilidade de multas e outras variáveis.

Quais os benefícios do cálculo de provisões?

O empresário que não tem clareza sobre o fluxo de caixa de sua empresa sujeita o negócio até mesmo ao risco de falência. Afinal, a análise e o acompanhamento da movimentação financeira das atividades empresariais são imprescindíveis para preservar a saúde do negócio.

Por isso, assumir imediatamente a responsabilidade sobre uma despesa futura garante ao administrador a segurança para trabalhar de acordo com as condições reais de seu negócio, inclusive no que se refere à limitação de tempo. Entre as vantagens de provisionar custos, estão:

  • previne contra riscos financeiros desnecessários;
  • protege as reservas da empresa;
  • garante estabilidade financeira para manter as operações em ritmo constante e acelerado;
  • permite decisões inteligentes sem comprometer o efeito de iniciativas anteriores.

Como a tecnologia ajuda nos cálculos de previsão e provisão financeira?

Um dos grandes feitos da tecnologia é a possibilidade de automatizar processos e liberar o tempo das pessoas. Para uma empresa, isso não apenas significa menos custo operacional, mas representa também o aumento dos lucros.

A clareza de dados sempre foi um dos elementos fundamentais para a implementação de estratégias eficazes. Assim, os recursos tecnológicos que o mercado oferece permitem uma apuração de informações hiper detalhadas, como:

  • controle de prazos médios de pagamento e recebimento de mercadorias;
  • maior precisão em estimativas de custos futuros;
  • controle do custo do gerenciamento contábil;
  • maior competência com a gestão de passivos financeiros.

Portanto, são muitas as vantagens de considerar a tecnologia na rotina dos processos de gestão financeira. Levando em conta a necessidade de análise constante de dados e o volume de informações quantitativas, contar com os processos adequados para reduzir a possibilidade de erros é uma excelente ideia!

Agora, sim, você sabe a diferença entre a previsão e a provisão financeira e por que não se deve negligenciar esses cálculos. Por fim, lembre-se da importância de analisar e monitorar as finanças empresariais com afinco para garantir a saúde e a sustentabilidade dos negócios.

Quer iniciar o controle financeiro da sua empresa e não sabe como? Baixe agora nossa planilha de fluxo de caixa gratuitamente!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!