Você, empresário, ouviu falar no termo onboarding no home office? Com a popularidade do modelo remoto e híbrido, muitos empreendedores têm se deparado com essa nova forma de integrar novos profissionais às empresas.
No modelo de trabalho presencial, o onboarding é bastante comum, tendo um roteiro completo do primeiro dia ao novo integrante. Assim, ele aprende sobre as condutas do novo negócio e tira todas as dúvidas em relação aos processos internos.
Contudo, o onboarding remoto levanta algumas dúvidas, especialmente sobre como fazê-lo bem quando à distância. Felizmente, não há nenhuma diferença muito relevante fora a forma diferente de apresentação.
Para explicar melhor, nós preparamos este guia de onboarding no home office e mostramos as melhores práticas para implementá-lo com assertividade!
O que é o onboarding no home office?
O onboarding é um termo inglês que significa embarcar e no mundo empresarial ele define diferentes ações que buscam adaptar o novo colaborador ao dia a dia da empresa.
Muitas vezes, os profissionais recém contratados encontram dificuldades ou têm dúvidas em relação ao método de trabalho. Assim, ao invés de você, empresário, parar ao longo do dia para explicar detalhes triviais, basta separar alguns dias e apresentar as principais atividades do novo profissional.
No caso do onboarding no home office, trata-se de um guia prático sobre os colaboradores e área de trabalho à distância. Portanto, o empreendedor explica as atividades, funções, ferramentas utilizadas, entre outras tantas informações, mas de modo remoto e totalmente online.
Inclusive, vale destacar que essa recepção está longe de algo simples. Pelo contrário, todo o processo de integração se torna mais complexo à medida das quantidade de funções do recém chegado à empresa.
Desse modo, não pense que a leitura rápida de um código de boas maneiras e um coffee break são suficientes para integrar novos colaboradores.
Como dito acima, o tempo necessário para um onboarding efetivo depende da complexidade do cargo. Um novo responsável pela área fiscal da empresa, por exemplo, pode levar até três meses para ser plenamente integrado ao cotidiano do seu negócio.
Isso acontece porque os cargos de liderança, como um gestor financeiro, requerem uma expertise mais precisa nos processos internos.
Outro ponto que também torna o onboarding no home office um desafio ainda maior é a própria distância.
Na recepção presencial é possível ver e sentir a insegurança do novo profissional ao tratar de certos assuntos. No onboarding remoto, infelizmente você fica limitado à tela do computador.
Importância do bom onboarding remoto
Antes da pandemia, o modelo tradicional do onboarding conta a proximidade a favor da explicação. Neste caso, o fator humano de olhar nos olhos e sentir dúvidas tinha um grande peso durante a integração de novos profissionais.
E até então essa forma de integrar novos profissionais funcionava bastante, porque ensinar e aprender presencialmente e próximo ao colaborador tornava a comunicação mais dinâmica.
Agora, mesmo com um onboarding no home office, ele segue como um processo de inserção de novos funcionários indispensável aos empresários.
A razão dessa importância está no impacto à empresa e, acima de tudo, no engajamento do recém chegado profissional. Assim, a inclusão bem sucedida de novos colaboradores aumenta a precisão nos processos internos, enquanto um deslize gera dúvidas e problemas internos de execução das tarefas delegadas ao novato.
Com isso, toda organização deve estar atenta ao receber novos profissionais e adotar práticas que aumentam o engajamento e a redução de erros de principiantes.
Como fazer o onboarding no home office?
O onboarding no home office deve ser estruturado e considerar as principais características do trabalho remoto, especialmente a distância entre você, empreendedor, e o novo colaborador.
Para explicar melhor, nós separamos as boas práticas para receber funcionários que trabalham à distância!
1. Garanta uma área de trabalho integrada
Durante a pandemia de covid-19, as empresas optaram por trabalhar remotamente e garantir que os atuais colaboradores tivessem poucas mudanças nos processos internos. Porém, muitas foram surpreendidas ao tentar tornar os processos internos integrados ao dia a dia dos colaboradores.
Não à toa, o Brasil é o 5º país com mais dificuldade em implementar o home office no mundo, de acordo com um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que avaliou características diferentes de 30 países.
Neste cenário, é indispensável ter uma área de trabalho clara, objetiva e com todas as informações necessárias aos novos colaboradores.
Indo além disso, também se deve ter em mente que um funcionário pouco familiarizado pode ter receio em entrar em contato com você ou o responsável por um setor específico.
Felizmente, para lidar com a insegurança de novos profissionais, basta propor segurança ou definir um outro colaborador já familiarizado com o cotidiano da empresa. Deste modo, o recém chegado consegue tirar dúvidas e ficar a par dos processos internos.
2. Explique como realizar processos remotos
Não há nenhum consenso em como realizar tarefas remotas e poucas empresas trabalham de uma mesma forma. Sendo assim, o novo colaborador precisa aprender como trabalhar remotamente tendo em mente o seu negócio.
Por exemplo, algumas empresas em formato híbrido têm PCs na empresa que são acessados presencialmente e remotamente, enquanto outros consideram que o novo funcionário tenha uma estação de trabalho adequada.
Em todo caso, as chances são bem grandes do novo profissional não estar familiarizado com os processos remotos do seu negócio. Deste modo, tente deixar tudo bastante claro durante um onboarding no home office.
3. Considere um aprendizado contínuo
O onboarding remoto não começa e termina em poucos dias. Pelo contrário, a integração completa de um novo profissional pode durar entre uma semana a três meses dependendo da complexidade do cargo.
Portanto, não há nada melhor do que considerar uma jornada de aprendizado contínua, ou seja, focada em atualizar constantemente novos e atuais veteranos da sua empresa.
Workshops e treinamentos em grupo são ricos para a cultura da empresa e estão entre as melhores formas de capacitar talentos internos. Fora isso, esses novos aprendizados também impactam positivamente o seu negócio, afinal você aumenta as habilidades necessárias para realizar as tarefas internas.
Especialmente quando aplicado ao onboarding no home office, o aprendizado contínuo pode ser uma forma de reunir colaboradores presencialmente e até mesmo gerar mais sinergia entre colegas de áreas.
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