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Lista de ferramentas gratuitas para empresas: conheça as principais

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Conheça a lista de ferramentas gratuitas para empresas mais úteis entre os pequenos e médios negócios para aumentar resultados.
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Sumário

As ferramentas gratuitas para empresas servem para um empresário dar os primeiros passos ainda nos meses iniciais de um negócio. Indo além disso, elas são importantes aliadas para otimizar processos internos e estreitar a relação com o seu público alvo.

Sendo você um empreendedor, deve-se perguntar como essas ferramentas gratuitas ganham dinheiro. Neste caso, a resposta pode variar. Mesmo assim, a ideia é gerar uma relação de dependência e, uma vez que a sua empresa prospere, volte a procurar o serviço.

Vale destacar também que essas ferramentas digitais contam com chaves APIs disponíveis. Ou seja, ao fazer parte de uma plataforma em específico, um outro app/ferramenta pode conversar com a ferramenta que você está integrada e apresentar o seu negócio em um outro lugar. Isso tudo sem acrescentar custos ao seu negócio.

Para entender melhor sobre as principais ferramentas gratuitas para empresas, nós preparamos este artigo e reunimos as opções que você, empreendedor, precisa conhecer!

Lista de ferramentas gratuitas para empresas

Ainda nos primeiros meses, uma empresa pode demorar um pouco até ter um lucro consolidado e resultados mais previsíveis. Sendo assim, toda forma gratuita para economizar com processos internos ou atingir mais pessoas é bem vinda.

Por exemplo, considere a plataforma Canva, conhecida por dar ferramentas de criação aos negócios que ainda não contam com agências de comunicação ou um profissional dedicado aos cards de redes sociais.

Mesmo com ferramentas extras pagas, o Canva é gratuito e possui recursos bem úteis aos novos empreendedores. Logo no primeiro cadastro, ele pode preparar artes por conta própria e criar cartões de visita, flyers e apresentações com auxílio da própria plataforma.

Tudo isso sem ter conteúdos amadores ou precisar investir em freelas ou agências.

Para ver outros exemplos de ferramentas gratuitas para empresas, veja a nossa seleção abaixo!

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio está entre as principais ferramentas gratuitas para empresas disponíveis aos empreendedores. Na prática, você valida um endereço no Maps (serviço de GPS gratuito do Google) e ganha uma ficha de negócio no Google.

Deste modo, quando alguém pesquisar o nome do seu negócio e o Google entender que o usuário está em busca do seu endereço, uma ficha da empresa surgirá, com endereço, site, avaliações, telefone e outras informações úteis.

Para criar a sua conta no Google Meu Negócio, basta você ir ao site e se dedicar por poucos minutos.

Ainda no site principal, é preciso clicar em “gerenciar agora”, um botão azul que fica alinhado à esquerda na página inicial. Feito isso, você deve escrever o nome do seu negócio e pronto. Em poucos dias você recebe um código de validação do endereço.

ferramentas gratuitas para empresas
Página inicial do Google Meu Negócio

Por outro lado, se você perceber que há uma ficha criada, é possível reivindicar que a gestão da ficha. Para isso, basta aguardar duas semanas e depois solicitar um código para confirmar o seu acesso ao endereço informado na ficha de cadastro.

2. Workspace

O Google Workspace é outra solução empresarial gratuita e muito útil aos novos empreendedores. Ao contrário do Microsoft Office, solução com licenciamento pago e focada em soluções offline, o Workspace não precisa de investimentos.

Nele, você encontra alternativas aos populares Word, Excel e PowerPoint, podendo utilizar o Docs, Sheets e Slides. Todos são igualmente gratuitos e têm modelos para pessoas pouco familiarizadas com programas empresariais.

Em comparação direta ao Microsoft Office, além da gratuidade, o Workspace utiliza o armazenamento em nuvem da conta Google. Ou seja, caso queira acessar um arquivo em um outro computador ou celular, você precisa apenas fazer o login do seu gmail e acessar o Drive, ferramenta de armazenamento de nuvem do Google.

Essa ferramenta chama atenção por não gerar gastos ao empresário e ser igualmente funcional em comparação ao Microsoft Office, que precisa de licença atualizada para funcionar nos dispositivos da empresa.

3. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de automação de envio de emails e gratuita para usuários que fazem até 2.000 envios por mês. Para pequenas e médias empresas, a quantidade garante longos meses de uso até criar uma base sólida de leitores de newsletter.

Sabe-se que no ambiente digital, o email tem um grande papel na hora da conversão. De acordo com um estudo da Serasa Experian para o mercado de e-commerce, o e-mail marketing possui uma taxa de conversão com 2,53% de sucesso.

Portanto, usá-lo para vender os seus produtos ou serviços é algo fundamental entre os empreendedores. Especialmente para vendas complexas B2B, o papel do email marketing através do serviço gratuito do Mailchimp passa a ser ainda mais importante.

Considerando a informação da Serasa Experian, ao enviar 2.000 emails, você pode fechar até 50 vendas ao mês na sua loja virtual. Portanto, ele passa a ficar entre as ferramentas gratuitas para empresas mais úteis entre as empresas.

4. WhatsApp Business

O WhatsApp Business está entre os principais aplicativos empresariais no Brasil.

Sendo gratuito, centralizar o canal de vendas no WhatsApp Business é uma boa forma do empresário acompanhar o sucesso da equipe comercial.

A partir dele, você cria respostas rápidas padronizadas, automatiza mensagens para mensagens após o expediente e adiciona rótulos para novos contatos.

Este último recurso chama atenção por definir contatos de acordo com o estágio do funil de vendas.

5. Redes sociais

Engana-se quem resume as redes sociais ao Facebook e Instagram. Atualmente, há diferentes redes sociais e muitas delas têm um público diferente. Com isso, o tipo de venda deve guiar a rede social para ser usada.

Para vendas B2C, os melhores canais são o Instagram, o Facebook e o Twitter. Juntos, esses três canais têm públicos mais variados, ativos e dispostos a comprar produtos de menor valor.

Já para vendas B2B e mais complexas, o LinkedIn segue como a principal rede social. Porém, vale destacar também o Pinterest que, embora não tenha um público tão forte, destaca-se por facilitar nos mecanismos de buscas.

Isto é, você cria PINs (formato de post do Pinterest) que direcionam para o seu site e esses conteúdos aparecem nos mecanismos de buscas com bastante facilidade. Assim, você alcança um público interessado em temas específicos.

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