Você sabe o que é cross selling? Se tem a intenção de aumentar os resultados da sua empresa, vender mais e subir o nível de seu negócio, então você precisa conhecer essa estratégia comercial e aplicá-la em seu empreendimento.
Para crescer, uma empresa precisa colocar em prática estratégias que aumentem o fluxo de potenciais clientes para o negócio, mas também deve aproveitar cada oportunidade de venda ao máximo possível.
Neste artigo, vamos explicar o que é cross selling e como essa estratégia pode ajudar seu objetivo de vender mais e aumentar os resultados do negócio. Quer aprender como aproveitar melhor cada oportunidade de venda? Então leia o conteúdo abaixo com atenção!
O que é cross selling?
Cross selling é uma estratégia de vendas que consiste na oferta de produtos complementares ao que o cliente tem interesse de comprar.
Não se trata de uma estratégia de venda casada (o que é ilegal!), mas sim, de compreender o desejo do cliente e oferecer um produto que complemente a experiência que ele terá.
Como o cross selling funciona na prática?
O objetivo central do cross selling é aumentar o faturamento da empresa ao apresentar ao cliente uma oferta mais interessante do que a que ele optou originalmente.
Se você já foi comprar um lanche em uma lanchonete fast-food, provavelmente ouviu a oferta de batata-frita e refrigerante como acompanhamento por mais R$10,00, por exemplo.
Esse é um dos casos mais clássicos de cross selling e serve para entender bem como a técnica funciona: o vendedor deve compreender o desejo do cliente e oferecer um produto que ajude a complementar a experiência que o consumidor terá.
Para que o cross selling funcione, é importante que a oferta seja montada pensando sempre no melhor benefício para o cliente.
É essencial pensar em qual produto ou serviço o consumidor escolheu levar e quais são as suas dores em relação a ele. Somente focando nas necessidades do cliente é que se torna possível entender qual produto vai realmente ajudá-lo e aumentar as chances de que o cross selling seja bem-sucedido.
Não adianta, portanto, oferecer um produto que é mais caro, mas que não traz tantos benefícios ao consumidor, pois ele provavelmente não vai aceitá-lo e isso só criará uma situação desconfortável para o cliente.
Quais os benefícios do cross selling para uma empresa?
Existem muitas vantagens para as empresas que colocam o cross selling em prática adequadamente. Veja alguns benefícios a seguir!
Maior Retorno sobre o Investimento (ROI)
De acordo com a Harvard Business Review, as empresas que implementaram corretamente estratégias de cross selling em seu dia a dia registraram um aumento no ROI de cada cliente conquistado.
Maior faturamento
Mesmo que o produto ou serviço complementar seja oferecido com algum desconto, ainda assim a venda não teria acontecido em outro momento. Por isso, o cross selling garante, além do aumento no faturamento, um aumento no índice de lucratividade da empresa.
Maior satisfação dos clientes
Uma estratégia de cross selling bem-feita sempre tem a necessidade do cliente em foco. Por isso, ela é fruto de um plano de atendimento diferenciado, que gera maior satisfação dos consumidores.
Por consequência, isso faz com que os clientes fiquem mais fidelizados e aumenta a chance de que eles recomendem o seu negócio para conhecidos e familiares.
Agora que já sabe o que é cross selling, você tem em mãos tudo o que precisa para colocar a estratégia em prática. Lembre-se de pensar sempre nas necessidades dos clientes e compreender como os seus produtos e serviços combinam entre si.
Se você está passando por um momento difícil e precisa aumentar o seu faturamento, descubra algumas dicas de como crescer o lucro mesmo vendendo menos!