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Branding: afinal, por que se preocupar com a imagem da empresa?

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Sumário

Na vida cotidiana, dizemos que a primeira impressão é a que fica. No meio empresarial, como anda a imagem de sua empresa? Hoje os clientes estão atentos aos ideais, ao perfil e à reputação do negócio a qual querem ter um relacionamento.

Manter o foco na qualidade do produto, serviço e atendimento da empresa é essencial, mas saiba que isso não basta para conquistar os clientes. Afinal, o branding da empresa precisa ser uma característica do negócio. 

Você valoriza a imagem de sua empresa? Já possui estratégias para melhorar sua marca e ter resultados? Leia atentamente o conteúdo que preparamos para você e saiba mais sobre o assunto!

O que é branding?

Branding é a gestão de marca de uma empresa, processo feito para torná-la inconfundível e inesquecível para o cliente. O branding, ou brand management, envolve uma série de ações conjuntas que identificam a missão, visão, valores e a identidade da empresa para construir o posicionamento da marca.

São vários os exemplos de empresas fortes que utilizam branding como estratégia de mercado, como Google, McDonald’s, Cacau Show, Magazine Luiza, Coca-Cola, Apple, Netflix, entre outras. O que essas empresas têm em comum, além do sucesso e reconhecimento, são as ações de branding.

Elas entendem que a marca da empresa precisa ser reconhecida não apenas pela qualidade dos produtos e serviços, mas também devem passar ao público interessado — clientes, fornecedores, investidores, profissionais, colaboradores, entre outros — que o negócio tem uma personalidade própria, que é vivo, orgânico e por isso tem um valor muito maior.

Assim, a empresa causa um impacto na sociedade e mostra que tem um posicionamento definido, preza por seus valores e se preocupa com todos.

O branding como estratégia

Você que está pensando: “Minha empresa não é de grande porte, como posso aplicar estes conceitos à minha realidade?” Damos a resposta para você agora:

  • identifique os valores que são os pilares do seu negócio, fazendo com que eles sejam vivenciados no dia a dia, e não apenas uma frase bonita que você se inspirou de outras empresas. Eles precisam condizer com sua realidade;
  • identifique o perfil dos seus clientes. Para isso, questione o que eles esperam de sua empresa, se você está entregando tudo que eles precisam e entenda o que pode fazer de diferente para que seus clientes interajam com a marca;
  • estruture seus objetivos com a divulgação de sua marca. Eles serão o norte para criar uma estratégia e poder mensurar resultados. 

Da mesma forma que a empresa tem uma marca, ela precisa ter a “marca do empregador” (employer brand). Ela descreve a reputação que sua empresa tem como empregadora, mostrando se é um local de trabalho que o colaborador deseja estar e a proposta de valor que você tem para oferecer a eles.

Assim, as estratégias e ações de employer branding podem construir uma imagem positiva de sua empresa como empregadora. E qual vantagem esse investimento traz? Citaremos alguns:

Certifique-se de conhecer o que seus colaboradores têm a dizer sobre a empresa, assim como seus clientes e fornecedores. Dessa forma, elabore ideias que possam fazer sua empresa ser a melhor para todos.

Dicas para você melhorar a imagem da empresa

É importante investir em ações de marketing efetivas e um site e redes sociais bem estruturado, além de criar e fortalecer uma identidade visual da sua empresa, não somente logotipo e slogan, pois investir só no básico não é suficiente. Invista também em marketing de conteúdo e crie conteúdos interessantes que possam ser compartilhados pelos seus seguidores. 

Utilize com sabedoria as redes sociais, mostre os bastidores da sua empresa e incentive seus colaboradores a também fazê-lo. Dessa forma, clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores saberão a verdade da empresa e como ela realmente é. Nesses casos, a transparência é fundamental.

Se você seguir estas dicas e praticá-las de forma assertiva, as mudanças começarão a acontecer na forma que as pessoas veem a imagem da empresa. Portanto, entenda que o investimento em branding e employer branding são importantíssimos para seu diferencial no mercado. 

E você, já está colocando essas dicas em prática? Se ainda não, já é hora de investir na sua empresa. Continue sua visita em nosso blog e aprenda ideias para atrair clientes!

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