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Fidelização do cliente: saiba como mantê-los e garantir consistência financeira

Fidelizar clientes é a melhor maneira de fazer com que o faturamento aumente consistentemente. Além de reduzir custos com aquisição de novos clientes, você pode adicionar produtos de maior valor agregado a cada venda, pois seu cliente já confiará na sua marca.
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Sumário

Atrair consumidores é uma parte muito importante do sucesso de uma empresa, mas saber como trabalhar a fidelização do cliente também é essencial. Dessa forma, a organização terá um público com o qual poderá contar em suas vendas, o que garante a sua consistência financeira.

Para medir a taxa de clientes fidelizados existe a taxa de Churn, que mede a quantidade de indivíduos que se afastam da empresa em um determinado período. Assim, é possível saber quantas pessoas não são fidelizadas e buscar estratégias para reverter a situação.

Citaremos, a seguir, algumas dicas para que você possa fidelizar seus clientes e ter uma taxa de Churn favorável. Para saber mais, continue a leitura!

Conheça o seu público alvo

Antes de qualquer outra estratégia, a primeira dica é conhecer o seu público. Entenda como as pessoas que frequentam o negócio gostam de serem tratadas, quais diferenciais mais chamam a atenção delas e o que as faz continuar comprando no local. 

Um dos grandes diferenciais de um bom negócio é ter a persona bem definida, para que a estratégia de marketing da empresa atinja exatamente onde o sucesso já é certo. Assim, os esforços com marketing são certeiros e os custos diminuem.

Pense na customer experience

As novas gerações estão mais exigentes e buscam, cada vez mais, viver experiências. Dessa forma, estão mais relacionadas emocionalmente com as empresas e marcas que consomem. As pessoas não querem simplesmente comprar, mas desejam ter uma boa experiência no momento da compra.

Enquanto reclamações de clientes impactam negativamente no sucesso da empresa, uma estratégia de customer experience — experiência do cliente — gera defensores para a sua organização. Sem dúvidas, quem oferece um bom atendimento consegue a fidelização do cliente, ainda que seu produto não seja o melhor ou com o menor preço do mercado.

Trabalhe com pós venda

O pós venda permite colher a opinião do consumidor e é uma estratégia fundamental para quem deseja fidelizar um cliente, pois proporciona informações valiosas, fazendo com que a empresa melhore seus serviços e/ou produtos ofertados. Além disso, o pós venda conta com outros benefícios para a fidelização do cliente, dos quais é possível citar:

  • ajuda a definir estratégias de venda direcionadas;
  • cria ofertas exclusivas para clientes;
  • disponibiliza conteúdos para reter o público;
  • reduz os custos com CAC — Custo de Aquisição de Clientes.

Ofereça soluções inovadoras 

Os consumidores têm um leque de opções disponíveis no mercado quando vão escolher algum serviço ou produto. Então, é preciso que a sua empresa se diferencie para que consiga se destacar entre as concorrentes. 

Dessa forma, esteja sempre atento às novidades que surgem, pois você poderá trazer as soluções mais inovadoras antes de qualquer outra empresa e o consumidor sequer cogitará a possibilidade de buscar outras opções no momento da compra.

Se manter atualizado quanto às tendências — seja de gestão ou de seu ramo de atuação — é uma grande estratégia para buscar um diferencial competitivo e conquistar a fidelização do cliente. Assim, você conseguirá aplicar dicas como as que aprendeu neste post e poderá se destacar, mesmo naqueles momentos em que o mercado, no geral, está caindo.

Para continuar aprendendo sobre as melhores estratégias para o seu negócio, continue a sua visita em nosso blog e aprenda como aumentar o lucro mesmo com uma redução nas vendas!

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