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O que é CRM e como esse conceito está mudando a maneira de gerir os clientes?

Descubra como o CRM pode ajudar na gestão de leads e clientes.
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Sumário

O relacionamento com clientes é um tema cada vez mais presente na gestão de uma empresa. Diante de um mercado tão concorrido, aprimorar essa qualidade pode ser o diferencial para conseguir mais vendas e melhorar os números do negócio.

A boa notícia é que existem conceitos e ferramentas que podem ajudar os gestores nessa tarefa. Um deles é o CRM, você já ouviu falar?

Continue a leitura para entender o que é CRM e como utilizá-lo para gerenciar melhor sua base de clientes!

Entenda o que é CRM

Podemos entender o CRM como uma cultura de trabalho que preza por uma gestão de clientes eficiente e que se converte em resultados reais para a empresa. Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes, em tradução livre), diversos softwares e aplicativos baseiam-se no conceito para oferecer uma solução eficaz para os gestores nesse sentido.

Assim, temos os sistemas CRM, que são ferramentas desenvolvidas para facilitar a gestão de todos os processos que envolvem o relacionamento com clientes. O objetivo é colocar os consumidores no centro das atenções para definir a tomada de decisões e prestar o melhor atendimento possível.

Confira os benefícios dessa ferramenta

O cliente é a razão para qualquer empresa se manter em atividade. Por isso, investir em um sistema CRM para melhorar a gestão e o relacionamento com eles é uma medida que tem tudo para resultar em grandes benefícios.

Automatiza processos e otimiza o tempo

Essa ferramenta automatiza uma série de processos que costumavam ser feitos de forma manual, como cadastro de clientes, acompanhamento de vendas e envio de materiais promocionais. Isso permite que os gestores otimizem seu tempo, encontrando informações rapidamente e ganhando disponibilidade para outras tarefas.

Fornece informações valiosas sobre o consumidor

A equipe de vendas também pode se beneficiar desse sistema. Isso porque ele é capaz de analisar o comportamento dos consumidores, fornecendo informações valiosas para definir a melhor abordagem e o momento certo para ter sucesso nas negociações.

Favorece uma relação duradoura com o cliente

No final das contas, um sistema CRM faz com que os clientes se sintam mais valorizados pela empresa, aumentando as chances de se desenvolver uma relação duradoura. Assim, a ferramenta é fundamental para um planejamento estratégico eficiente, voltado para a captação e a manutenção da base de consumidores.

Conheça os melhores sistemas CRM

Agora que você entendeu o que é e a importância de contar com um sistema CRM na gestão de clientes, falta apenas encontrar a opção ideal para o seu negócio. Confira alguns dos CRM’s mais populares no mundo:

  1. Pipedrive: a primeira recomendação é também um dos sistemas mais utilizados atualmente. Ele possui uma interface que entrega informações relevantes de forma ágil. Um dos diferenciais, a linha do tempo ajuda na priorização de pontos que precisam ser aperfeiçoados para melhores resultados. Além disso, seu acesso multiplataforma facilita muito o acompanhamento das vendas.
  2. Zoho: ideal para grandes empresas que buscam uma solução em nuvem. O Zoho tem mais de 20 anos de mercado e muitos clientes satisfeitos. O sistema conta com diferenciais como interface intuitiva e suporte 24h em língua portuguesa;
  3. Salesforce: sua plataforma pode ser considerada a mais avançada dentre todas. As possibilidades de personalização e a forma com que as tarefas podem ser organizadas são vantagens em relação aos demais. Além disso, ele fornece relatórios de SEO e integra com diversas ferramentas de prospecção e vendas.
  4. Hubspot: mais uma ferramenta que figura entre as mais utilizadas, o Hubspot disponibiliza um plano gratuito com diversas funcionalidades. É uma excelente alternativa para os gestores que buscam implementar o primeiro sistema CRM.

Entendeu o que é CRM e por que é fundamental investir nele? Seja qual for sua escolha, utilizar um sistema eficiente de gestão de clientes, que atenda às necessidades da empresa, é uma verdadeira exigência na atualidade. Ao promover uma experiência diferenciada aos consumidores, seu negócio poderá se tornar uma verdadeira referência de qualidade e bom atendimento, destacando-se da concorrência e aumentando os lucros.

Agora que você já sabe o que é CRM e qual sua importância na gestão empresarial, que tal aprender um pouco mais sobre como gerar resultados sem tornar-se tão dependente de novas vendas? Confira já como é possível aumentar os lucros mesmo com redução no número de vendas!

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