fbpx

Consultoria financeira ou BPO financeiro: por qual optar?

Consultoria Financeira
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Como anda a saúde financeira da sua empresa? Se você ainda não parou para pensar no assunto, provavelmente, você já está há alguns passos atrás no mercado e os esforços para fazer o negócio crescer podem cair por terra. Dentre as possíveis soluções para auxiliar as empresas nesta questão, duas se destacam — a consultoria financeira e o BPO financeiro. Será que você sabe qual é a melhor opção para você? É justamente sobre isso que vamos falar neste post, explicando do que se trata cada uma dessas ideias e qual se encaixa mais no perfil da sua empresa. Continue com a gente e confira!

Como a consultoria financeira tradicional funciona?

A consultoria acontece quando você contrata um profissional especializado para avaliar a situação financeira, fornecer um diagnóstico e propor formas de resolução — apontando estratégias e trazendo ideias de melhoria para algo específico dentro da sua organização. Nesse caso, o consultor atua como um “médico” das finanças, indicando os caminhos mais adequados para “tratar” o problema, seja a falta de um controle de gastos , a baixa lucratividade, ou até mesmo, falhas em processos. O objetivo é dar todo o suporte teórico para que os administradores possam realizar as melhorias necessárias. Aqui, são feitas algumas práticas, como elaboração de um plano de ação, disponibilização de ferramentas, análises de viabilidade e por aí vai. O grande benefício aos tomadores de decisão é receber uma orientação eficaz sobre o problema analisado.

Como funciona o BPO financeiro?

O BPO financeiro é um modelo no qual você não tem apenas a assistência teórica de especialistas, mas os profissionais passam a cuidar das finanças por você. E o que isso quer dizer? Na prática, que você deixa a tarefa totalmente nas mãos de profissionais qualificados e passa a se dedicar apenas às atividades em que você é mais eficiente, isto é, no seu core business. O modelo impede que as dificuldades que não fazem parte das atividades-chave deixem de atrapalhar o desenrolar do negócio.  De forma geral, isso é feito sem vínculo empregatício. Ou seja, você não conta com os gastos trabalhistas comuns, apenas com o contrato efetuado entre você e a empresa de BPO.

Quais são as vantagens da consultoria tradicional?

A consultoria financeira serve para aqueles que querem cuidar das finanças da empresa e receber apenas uma orientação. Você já sentiu dificuldades para precificar um serviço? Tem uma boa estratégia para captar recursos? Se as respostas para essas perguntas forem “não”, a consultoria pode ser útil para você. Como isso pode beneficiar sua empresa? O principal ponto positivo é a visão imparcial e o distanciamento crítico. Existem problemas que são difíceis de perceber simplesmente por estarem presentes há muito tempo. Ao longo da consultoria, vai ser desenvolvido um plano de ação para ser executado por sua equipe de acordo com o “diagnóstico”. As soluções variam, dependendo dos resultados financeiros que sua empresa já tem. 

Quais são as vantagens do BPO financeiro?

Por vezes, os problemas da empresa não são ocasionados apenas por falta de uma orientação especializada, mas também por não haver mão de obra suficiente para executar uma atividade importante ou tempo dos proprietários para se dedicar à função. Neste caso, o BPO é a solução ideal para a empresa, pois, além do conhecimento especializado, todas atividades necessárias para a correta execução da gestão financeira no dia-a-dia será feita por uma empresa contratada. Diversas vantagens podem ser levantadas, como a transferência de risco de erro ou trabalhista para a empresa contratada, redução de custos com encargos financeiros e contabilidade, mão de obra capacitada, relatórios precisos com os números da empresa. Como você viu, a consultoria financeira e o BPO financeiro são complementares e servem para momentos e objetivos distintos. A escolha vai depender das características do seu negócio, assim como os problemas enfrentados. Se você ainda não sabe como começar a cuidar melhor dessa área, pode procurar uma empresa especializada em gestão financeira. Algumas fazem o serviço virtualmente, evitando problemas de logística e deslocamento. Se você quiser saber mais, fale com um consultor da Valoreasy e descubra qual a solução certa para você! Gostou deste post? Então, continue acompanhando nossas atualizações pelo Facebook e conecte-se com nosso time pelo LinkedIn! Estamos sempre trazendo novidades e dicas como essas!
Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.