Quando falamos em planejamento, boa parte das pessoas compreende a importância crucial desta atividade dentro de uma empresa. Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Esses três níveis de planejamento empresarial, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses planos proporcionam para a organização.
Nós já apresentamos as principais ferramentas de gestão estratégica e indicadores estratégicos, agora vamos falar das diferenças entre o planejamento estratégico, tático e operacional e mostrar como você pode usá-los a favor do crescimento do seu negócio.
O que é Planejamento Estratégico, Tático e Operacional?
Planejamento Estratégico
É o primeiro nível, o macro, o institucional. Ao olhar para a organização como um todo é dever do planejamento estratégico definir a missão, a visão e os valores do negócio, além dos objetivos e metas gerais.
Desenvolver o planejamento estratégico é uma atividade da alta direção, que é quem tem a responsabilidade de olhar para a frente e definir quais rumos o negócio deve tomar.
Ninguém melhor que o próprio dono do negócio para responder perguntas como:
- qual o objetivo da minha empresa existir? (essa é a missão do negócio)
- onde eu quero que minha empresa esteja daqui a 5 ou 10 anos? (aqui está a visão de futuro)
- e quais princípios devem ser observados por todas as pessoas da empresa para que ela cresça no caminho correto? (aqui estão os valores)
Além disso, é muito importante que o dono da empresa tenha capacidade de sair do operacional e focar mais no estratégico, e o planejamento estratégico é o que garante que a empresa permaneça funcionando, mesmo com o dono estando longe.
Características do Planejamento Estratégico
Como você deve ter observado, uma das principais características do planejamento estratégico é o fato de ser voltado para o longo prazo. É muito comum o empresário realizar o planejamento estratégico anual para a empresa.
Considerando este universo temporal, as previsões são apresentadas em linhas mais gerais, sem tanto detalhamento. Até porque não faria tanto sentido especificar com muita riqueza de detalhes ações que acontecerão daqui há tanto tempo. Essa é uma característica do planejamento estratégico, ou seja, lidar com uma margem grande de imprevisibilidade e incerteza. Afinal, tanta coisa pode mudar até lá, não é mesmo?
Por isso, o planejamento estratégico tem forte orientação externa. Ao olhar para frente, deve-se imaginar cenários futuros diferentes e identificar como estará a empresa nestas diferentes realidades, caso elas se concretizem.
A intenção é detectar, para cada cenário, possíveis oportunidades e ameaças à empresa, relacionando o ambiente externo com as forças e deficiências da organização. Assim, o gestor consegue saber o que precisa ser melhorado para que a empresa se fortaleça e consiga chegar onde ele deseja daqui alguns anos.
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Por se tratar de um olhar mais complexo para o mercado e que a experiência pode fazer grande diferença, é comum a contratação de consultorias estratégicas para ajudar na elaboração do plano estratégico do seu negócio.
Planejamento Tático
O planejamento tático corresponde ao segundo nível do planejamento, que funciona como a ponte que une o planejamento estratégico e o operacional, que é o nível seguinte. O objetivo é traduzir o planejamento estratégico em projetos ou conjunto de ações temáticas, para quem elas possam ser colocadas em prática.
Enquanto o planejamento estratégico ocorre em um nível geral, envolvendo a empresa como um todo, o planejamento tático tem uma abrangência departamental. Assim, as estratégias do plano tomam forma setorizadas por cada setor.
Por isso, hierarquicamente, a responsabilidade do planejamento tático está nas mãos dos gerentes e coordenadores de cada área da empresa.
Desse modo, o departamento financeiro, por exemplo, terá o seu planejamento financeiro tático, o marketing terá o seu, o comercial, o RH e assim segue ao longo da empresa como um todo.
No plano tático, cada área vai definir as metas e projetos através dos quais ajudará a empresa a alcançar os objetivos definidos no plano estratégico.
É importante destacar que, em relação ao tempo, o planejamento tático considera o tempo de execução das ações previstas no plano, que varia entre 1 e 3 anos.
Uma ferramenta de gestão estratégica muito útil na definição das metas de cada departamento é a 5W2H.
Através de perguntas que começam com O que, Quando, Onde, Quem, Por que, Quanto e Como, o gestor consegue delimitar exatamente o que precisa ser feito.
Planejamento Operacional
E, finalmente, o terceiro nível do planejamento é o operacional. É quando o plano tático é desdobrado para cada atividade, com detalhamento de cronograma de atividades, definição de metas específicas, recursos e ferramentas.
Neste caso, estamos olhando para o dia a dia da empresa, para as atividades desenvolvidas por cada profissional em sua rotina diária.
Quando as atividades do plano operacional estão embasadas nas definições do planejamento estratégico e tático, as tarefas, por mais simples que sejam, adquirem um propósito diferente porque estão alinhadas com os projetos e com os objetivos gerais da organização.
Os funcionários passam a saber exatamente o porquê de cada uma das atividades que eles executam. Isso traz um senso de responsabilidade e de pertencimento que é muito produtivo para o trabalho individual e para a empresa como um todo.
É isto que toda empresa deve buscar quando pensa em ter uma equipe coesa, que forma de fato um time unido sob o mesmo propósito. Quando se conquista essa unidade, os resultados vêm rápido e são nitidamente visíveis.
Um aspecto importante do planejamento operacional é que, neste âmbito, as certezas e o grau de previsibilidade do plano é bem maior. Isso acontece porque estamos olhando para um horizonte temporal de 3 a 12 meses.
Muitas empresas trabalham com planejamentos operacionais trimestrais, justamente para acompanhar de perto a execução de cada ação prevista e poder ajustar rapidamente quaisquer desvios de rota, antes que eles possam comprometer o todo.
Planejamento estratégico, tático e operacional estão interligados
Consegue perceber como os três níveis do planejamento estratégico, tático e operacional estão interligados?
Começamos definindo as estratégias gerais que correspondem aos rumos que a empresa deve tomar para alcançar os seus objetivos nos próximos anos. Em seguida, esses objetivos são desdobrados em planos táticos, onde cada setor da empresa irá contribuir para que essa visão de futuro se materialize.
E, em último nível, temos o plano operacional, que irá ser traduzido no dia a dia de todos os funcionários, para que as ações propostas no planejamento tático sejam executadas corretamente.
Isso significa que, todas as empresas, precisam dos três níveis de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional, uma vez que eles se complementam.
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