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Como fazer o planejamento anual da empresa

Conheça os 5 passos essenciais para construir o planejamento estratégico anual da sua empresa e aprenda a planejar um ano de sucesso!
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Sumário

Certamente o mercado está cada vez mais competitivo e realizar  um planejamento anual da empresa é fundamental para garantir os melhores resultados e crescimento exponencial.

O planejamento anual da empresa estabelece o que deve ser feito, fortalecendo as diretrizes táticas e operacionais para impulsionar o desenvolvimento da empresa.  

Se você deseja alta performance no seu negócio, então continue lendo, pois neste artigo vamos explicar o que é o planejamento estratégico anual, quais seus benefícios e como montar o planejamento do ano do seu negócio. Acompanhe!

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é um documento que estabelece as estratégias de um processo para que a organização consiga atingir seus objetivos gerais. 

Nele são definidas diretrizes e ações necessárias para que a empresa consiga sair da sua situação atual e chegar em determinada posição almejada, em médio e longo prazo, materializando as principais metas e como será cada passo do caminho.   

Quais os benefícios do planejamento estratégico anual para a empresa?

1. Fortalecimento da motivação

Colaboradores engajados, que sabem a direção que estão indo, são mais motivados e entregam melhores resultados, pois compreendem a importância do seu papel para alcançar os objetivos da organização. 

2. Aumento da produtividade dos times

Como consequência da motivação, os funcionários ficam mais produtivos e eficientes, favorecendo a  construção de um time de alta performance. 

3. Priorização de tarefas

O planejamento estratégico estabelece uma ordem de prioridade dos objetivos, o que facilita o reconhecimento de quais ações são mais urgentes, organizando o cronograma das entregas. 

4. Assertividade na tomada de decisões

Também ocorre a atenuação dos riscos de erros nos processos e a tomada de decisões, tornando-as mais assertivas, já que estão alinhadas com a visão da organização. 

Como realizar o planejamento anual para a empresa?

Não sabe por onde começar a fazer um planejamento estratégico anual para o seu negócio? Então veja abaixo mais detalhes sobre o método 2C3A que funciona como um guia para planejar o ano da empresa em apenas 1 dia.

Método 2C3A para planejamento anual da empresa

Primeiro “C” – cultura da empresa: determine a missão, visão e valores da empresa. 

Definir a missão, visão e valores permite que o planejamento siga de acordo com as políticas da empresa. Sendo essencial para que o plano tenha alinhamento a longo prazo e respeite as crenças da organização

Portanto, se o seu negócio ainda não possui uma cultura determinada, é fundamental desenvolvê-la. Entenda melhor cada um dos elementos do MVV:

  • missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo;
  • valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

Você também pode pesquisar exemplos de organizações de sucesso para se inspirar, mas é importante manter a personalidade própria. Crie declarações pequenas que façam sentido e promovam impacto positivo na organização. 

Segundo “C” – contexto: para entender seu contexto, responda as perguntas

É importante entender o contexto do negócio. Ou seja, fazer as perguntas corretas para compreender a empresa de uma forma mais ampla. Como por exemplo:

  1. Qual o objetivo estratégico da empresa? O que é preciso fazer para alcançar esse objetivo? Quanto mais bem definido, melhor! Em seguida, divida esse objetivo em objetivos anuais. 
  1. Qual o momento atual da empresa? É um momento de expansão, manutenção ou reestruturação? 
  1. Quais os principais desafios do negócio hoje?

Primeiro “A” – ambiente: realize a análise do ambiente interno e externo com a ferramenta de análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que ajuda muito a realizar o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)

Analisando o ambiente interno é possível identificar as forças e fraquezas da organização. Por outro lado, no ambiente externo são identificadas as oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio.

Ambiente interno da empresa

Definido como aquele ambiente que a organização tem controle. Ou seja, ela pode agir sobre ele. Como por exemplo, colaboradores, maquinários, políticas de vendas, tecnologias empregadas, sistema de gestão, carteira de clientes, entre outras;

  • Forças: elementos e características do ambiente interno que representam vantagem competitiva em relação ao mercado;
  • Fraquezas: são as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem a empresa em relação à concorrência;

Ambiente externo à empresa

Em outras palavras, envolve a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

  • Oportunidade: elementos externos que geram um cenário favorável à organização;
  • Ameaças: elementos ou conjecturas que a empresa não tem controle e geram uma atmosfera desfavorável à organização. 

Em seguida, determine como suas forças podem proteger sua empresa das ameaças ou potencializar as oportunidades. Do mesmo modo, estude suas fraquezas a fim  de não potencializa-las ainda mais ou prejudicar suas oportunidades.

Segundo A – ações

Enfim, é o momento de estabelecer as ações estratégicas que devem ser tomadas para te ajudar a alcançar suas metas e objetivos do planejamento empresarial. Nesse passo é importante levar em consideração a análise do ambiente, o contexto e a cultura.

As ações devem ser detalhadas e específicas. Por isso, uma ótima ferramenta para estabelecer esse plano de ação é a metodologia 5W2H, que consiste em responder às seguintes perguntas: 

  • O que deve ser feito (What)?
  • Porque deve ser feito (Why)?
  • Quem deve fazer (Who)?
  • Onde deve ser feito (Where)?
  • Quando deve ser feito (When)?
  • Como deve ser feito (How)?
  • Quando custará para ser feito (How much)?

Nessa etapa é fundamental estabelecer metas inteligentes. Você sabe como fazer isso? Primeiramente é preciso entender que existe diferença entre objetivos e metas. 

Objetivos são resultados maiores, onde desejamos chegar, já as metas são conquistas de curto prazo, servindo como um tipo de passo a passo para chegar aos seus objetivos.  

Por isso, é importante que as metas sigam um padrão conhecido como SMART e apresentem as 5 características fundamentais. Dessa forma, siga os 5 passos para ter metas inteligentes: 

  • S – specific (específica);
  • M – measurable (mensurável);
  • A – attainable (atingível);
  • R – relevant (relevante);
  • T – time based (temporal).

Dessa forma, atendendo aos critérios acima mencionados, as metas são capazes de orientar a estratégia da organização rumo aos objetivos almejados.

Terceiro “A” – acompanhamento do planejamento

Por fim, o acompanhamento dos resultados pode mostrar que, ao longo do caminho, algumas ações precisam ser aperfeiçoadas ou alteradas, incluindo as próprias metas e objetivos da empresa que podem sofrer alterações. 

Nesta etapa é importante monitorar os principais indicadores de desempenho da empresa. Então, veja abaixo algumas dicas sobre indicadores que você pode utilizar:

Enfim, não pense no planejamento como algo fixo, mas como uma ferramenta dinâmica e flexível que se molda às transformações da empresa. 

Agora que você já sabe como realizar o planejamento anual da empresa, conte com a Valoreasy para te ajudar a impulsionar seu negócio. Realize um diagnóstico gratuito com o Diagnóstico Empresarial Valoreasy e descubra os pontos fortes e fracos da gestão na sua empresa.

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