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Como sair do operacional e focar na gestão estratégica?

Entenda como implementar uma gestão estratégica na pequena empresa para que o dono do negócio saia definitivamente do operacional.
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Sumário

Você é do tipo de empreendedor que se envolve diretamente com os processos operacionais do seu negócio? Se a resposta for sim, é bom ter em mente que isto pode estar atrapalhando a gestão estratégica da sua empresa.

Pois, o empresário deve dedicar maior parte do seu tempo para planejar, liderar e monitorar os projetos organizacionais.

Realizar tarefas do nível operacional gera sobrecarga, estresse, desorganização, falta de objetivos claros, desconfiança em seus funcionários, além de diminuir a qualidade de vida. 

E para evitar este cenário, é necessário que você, empresário, volte a maioria dos seus esforços para o planejamento estratégico da empresa, saindo do operacional. 

Não sabe como realizar um planejamento estratégico ou como ele pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio? Então continue lendo, pois neste artigo vamos apresentar conceitos importantes para você se tornar um líder mais estratégico. Acompanhe!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico possibilita estabelecer melhor o caminho a ser trilhado pela organização, que vai desde as definições de metas até a tomada de decisão. Fazendo com que as ações sejam mais assertivas. 

Esse planejamento é importante no desenvolvimento de qualquer negócio independente do seu porte ou segmento. Já que, todas as empresas têm a necessidade de crescer e atingir seus objetivos, também é fundamental se organizar e desenvolver um plano de ação coerente.

Essa tarefa envolve todos os setores da empresa. Que une o comprometimento e dedicação do líder com o engajamento da equipe, gerando harmonia e foco no mesmo propósito. 

Qual a importância da gestão estratégica?

Gerir o negócio é o papel principal de muitos empresários e empresárias, mas é preciso fazer essa gestão de forma estratégica e isso significa sair de algumas tarefas do dia a dia e deixar de ficar apagando incêndio na operação.

Depois de feito o planejamento estratégico, o gestor deve acompanhar o desenvolvimento do que foi planejado e entender se as ações estão, de fato, levando ao objetivo principal da empresa.

Isso é feito através do monitoramento de indicadores estratégicos, ou seja, o responsável pela gestão só acompanha a execução, garante que está tudo no caminho correto e não precisa necessariamente colocar a mão na massa para executar.

Qual é a diferença entre as atividades operacionais e a gestão estratégica?

Atividades operacionais são aquelas que precisam ser executadas no dia a dia e que resultam no produto ou serviço da empresa. Nesse conjunto estão as vendas, compras, produção e todas as etapas que executam tarefas no coração da empresa, a operação.

Já o planejamento estratégico está ligado a direcionar seu negócio para sua missão e visão, além de desenvolver seus colaboradores para que eles entreguem resultados.

Qual a importância do dono focar mais no estratégico?

Sem esse planejamento antecipado, a empresa pode se perder por falta de objetivos claros de onde pretende chegar e como chegar. 

Além disso, o planejamento estratégico auxilia a empresa a identificar caminhos mais oportunos para atingir seus objetivos. Compreendendo os diferenciais e fraquezas da empresa, mercado em que se está inserido, engajando a equipe e relacionando as melhores estratégias.

Mesmo que no início você tenha definido a missão e valores da empresa, é comum que eles se percam com o passar do tempo. 

Desse modo, compreender o potencial do negócio e ver além do que está evidente para obter vantagem competitiva no mercado, torna-se uma tarefa complexa e trabalhosa. E se o gestor se ocupa com tarefas operacionais, certamente não terá tempo para dedicar a atenção necessária nesta etapa. 

Como sair do operacional e focar no estratégico?

1) Descentralize a gestão

Isso significa que você não deve excluir seu time e concentrar todas as decisões e tarefas para si. Atitudes como essa, geram sobrecarga de trabalho e falta de confiança em seus funcionários. 

Bons líderes incluem seus colaboradores nas decisões, mantém-se abertos para conversas e ideias, delegam responsabilidades e ajuda na formação de novos líderes. 

2) Saiba delegar tarefas e responsabilidades

Em conformidade com o primeiro passo, não centralizar tarefas é saber delegá-las. No entanto, como líder, é importante conhecer seus colaboradores e delegar tarefas aos que você considera capazes de realizá-las.

Nesta etapa o empresário pode encontrar alguma objeção de colaboradores que não se julgam aptos para realização de tarefas mais complexas. E seu papel como líder é oferecer respaldo e as ferramentas necessárias para realização da mesma.

3) Seja exemplo, inspire e forme outras lideranças

O empresário precisará de cada vez mais ajuda conforme sua empresa vai crescendo. Treinar e desenvolver novos líderes te dará tempo para que você possa focar seus esforços em estratégias para garantir o crescimento saudável da empresa. 

Tenha em mente que a liderança não é uma competência nata e que deve ser desenvolvida, portanto, dê oportunidades e espaço para que seus colaboradores se aprimorem. 

Como partir para a gestão estratégica de uma vez por todas?

Passo 1: Análise SWOT

A princípio é necessário entender quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. Portanto, reúna sua equipe de trabalho para levantar as forças e fraquezas internas do negócio. 

Estude as forças e pontos de melhoria, posteriormente faça o mesmo com o ambiente externo, identificando oportunidades e ameaças que geram impacto na empresa, como por exemplo a sazonalidade ou atual cenário econômico do país. 

Essa análise é necessária para compreender o contexto em que a organização está inserida e, assim, identificar quais ações são mais adequadas para atingir os objetivos.

Passo 2: Cultura da empresa

É importante que sua empresa tenha missão, visão e valores reconhecidos tanto pelo público quanto pelo ambiente externo. A identidade da empresa é muito importante e deve ser levada a sério, pois é ela que vai guiar a tomada de decisões e planos de estratégia. 

  • Missão: envolve a razão pela qual sua empresa existe, o propósito de tudo que é realizado ali dentro.  
  • Visão: é os direcionamentos para o futuro (não se trata de metas), tem mais a ver com o objetivos pontuais para daqui a 2, 5 ou 10 anos.
  • Valores: representam os princípios que orientam a cultura da empresa, incluindo funcionários. 

Dessa forma, a cultura organizacional serve como um guia para contratação de pessoas, fechamento de contratos com fornecedores e parceiros e lançamento de novos produtos. 

Para o empresário que já realizou essa etapa anteriormente, vale a pena verificar quando ela foi desenvolvida e se é necessário realizar algum ajuste. Já que, com o passar dos anos, uma empresa pode mudar bastante e pode ocorrer que a missão, visão e valores não se adequem mais a imagem que deseja transmitir. 

Passo 3: Estabeleça metas e monitore indicadores

As metas envolvem toda a empresa e por isso talvez seja necessário estabelecer uma meta geral e posteriormente desmembrá-la, como metas de vendas, marketing e assim por diante. Os objetivos devem ser ambiciosos, mas possíveis de alcançar. 

Os indicadores te permitem acompanhar o desempenho dos resultados e monitorá-los é de grande importância para entender o rumo que as coisas estão tomando. 

Por último, é necessário que todos os funcionários tenham ciência de todas essas metas e indicadores. Dessa maneira, cada um entenderá sua importância e seu papel para alcançar o objetivo.

Passo 4: Considere terceirizar algumas áreas do negócio

Diminuir a carga operacional do empresário é a primeira coisa a ser feita para liberar tempo e, assim, focar mais no estratégico.

Uma das soluções pode ser optar pela a terceirização de processos do negócio.

O BPO Financeiro é uma opção para ter o financeiro da empresa sempre organizado e funcionando de forma estratégica para apoiar a tomada de decisão do empresário.

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Apresentado por Will Brandão, mestre em economia, consultor financeiro e empresário (sócio fundador da Valoreasy). O Podcast Empresa Exponencial discute temas, desafios e dicas para empresários realizarem uma gestão estratégica de sucesso, confira!

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