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Missão, Visão e Valores: O que é, Para que serve e Como definir

missão visão e valores
Quer entender melhor as ferramentas estratégicas missão, visão e valores e aprender a usá-las para fazer o seu negócio avançar? Contamos tudo aqui.
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Sumário

Sua empresa tem missão, visão e valores estabelecidos e essas definições são usadas nas decisões estratégicas do negócio? 

Antes de mais nada, é importante saber que esse trio “missão, visão e valores” não são peças decorativas, que existem para serem emolduradas e fixadas em um lugar de destaque da empresa, como acontece em muitos lugares. 

Imagine a seguinte situação: você recebe um convite para fazer uma viagem. Porém, ninguém te conta para onde você irá, quando será a viagem, qual o meio de transporte e nem o que você fará quando chegar lá. Parece absurdo, não é?  

Por incrível que pareça, é isso que acontece com muitos gestores que possuem uma empresa, mas que não sabem o propósito da empresa existir, onde querem chegar com o negócio e quais os valores que norteiam o seu funcionamento. 

Então, quer entender melhor tais ferramentas estratégicas e aprender a usá-las para fazer o seu negócio avançar?  

Missão, Visão e Valores: O que é e para Que serve? 

Missão

A missão é a base, ou seja, o ponto de partida para qualquer decisão estratégica que sua empresa possua. Um planejamento estratégico que não parte de uma definição de missão, terá dificuldade em definir objetivos, metas a serem alcançados. Isso acontece porque quando não sabemos exatamente quem somos, fica difícil saber para onde queremos isso e como faremos isso. 

Missão significa a razão de ser da empresa existir, o seu propósito. Para que, você, empreendedor criou essa empresa? Qual mudança no mundo você estava buscando resolver? Por qual o motivo a sua empresa existe? Qual benefício que esse negócio traz para o seu público alvo? 

Uma empresa não deveria existir para vender determinado produto, ou oferecer serviços específicos e sim, para resolver algum problema de seus clientes através de tais produtos ou serviços.  

Empresas já desapareceram porque se concentraram em determinado produto e esqueceram de olhar para o benefício que os seus negócios proporcionavam. Com o tempo, e o foco no lugar errado, foram surpreendidas por tecnologias que alteraram a forma como as pessoas faziam as coisas. As antigas máquinas de datilografar, ou como as ferrovias, que já foram o mais importante meio de transporte do mundo, perderam espaço, são apenas alguns exemplos de como o preço pode ser alto quando a empresa está olhando para o lugar errado. 

É por esse motivo que a missão não apenas deve existir, mas funcionar como base estratégica através da qual as decisões são tomadas.  

Visão

Já a visão diz respeito a onde você quer que a empresa chegue, após um período específico de tempo. Serve como uma luz que orienta a empresa e a atuação dos seus gestores. 

Sua definição é importante para que os esforços da empresa sejam concentrados no sentido de realizar os objetivos propostos na visão. Além disso, simplifica a alocação de recursos, pois os dirigentes conseguem definir quais são os investimentos prioritários e quais podem ser deixados para um segundo momento. 

Valores

Os valores, o terceiro item do tripé da cultura da empresa, correspondem às atitudes que devem orientar o comportamento das pessoas que fazem parte da organização. 

Eles devem ser como parâmetros pessoais que ajudam a definir a conduta correta de cada membro da organização, na sua interação com os outros, dentro e fora da empresa. 

Se na missão definimos que somos e na visão determinamos onde queremos chegar, os valores estabelecem como se dá a atuação da empresa. Assim, os valores apresentam o “como fazer” de cada empresa, mostrando o que é importante dentro daquela organização para o alcance dos resultados pretendidos. É como ela age, como ela se mostra para o mundo, qual a identidade que permeia o negócio como um todo. 

Além disso, os valores acabam atuando como limites éticos e morais que mostram para as pessoas qual a maneira correta de agir dentro daquela empresa. Ou seja, os valores representam que os objetivos são importantes, mas eles não devem ser perseguidos de qualquer forma, ou a qualquer custo. Eles estão ali para lembrar que existe uma forma de trabalhar, de agir, que condiz com o que essa empresa acredita.  

Isso é tão importante que os valores já estão sendo usados por muitas empresas em seus processos seletivos, na busca de pessoas mais integradas com os ideais de atitude e comportamento do grupo, assim como regem as relações da empresas com os seus funcionários, fornecedores e clientes.  

Missão Visão e Valores: Como Definir? 

Missão 

Uma boa missão é formada por uma ou duas frases que consigam sintetizar o propósito de ser da empresa. O tamanho é importante para que ela seja facilmente lembrada, internalizada e vivenciada por todos que fazem parte da empresa. 

Além de ser curta, também é recomendado que uma boa missão seja específica e não genérica, inspiradora e, em certo grau, desafiadora, para estimular a equipe a buscar diariamente a sua realização. 

Existem algumas perguntas-chave que podem ajudá-lo a criar a declaração de missão do seu negócio: 

  • por que sua empresa existe? 
  • qual o benefício que ela traz à sociedade? 
  • o que ela realiza?  
  • como ela faz isso? 
  • quem se beneficia com a sua existência? 

Para inspirar, selecionamos como exemplos algumas missões de grande corporações: 

Google 

“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”. 

McDonald’s 

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”. 

Avon 

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”. 

Visão

Para definir a visão é preciso saber onde se quer chegar. As principais características que norteiam a definição da visão são ser realista e objetiva. 

A visão de futuro atua como um elemento de motivação e engajamento dos colaboradores. É por isso que, outro aspecto fundamental em uma boa definição de visão é conseguir unir aspiração e inspiração. A aspiração significa o que deve ser feito e a inspiração mostra o porquê, qual a importância de se realizar isto. As pessoas sentem-se mais realizadas pessoalmente e profissionalmente quando percebem a importância das suas atividades para a conquista de um propósito maior. 

Então, para conseguir definir a visão da sua empresa, primeira estabeleça um intervalo temporal e depois, com base nesse tempo, tente responder às seguintes perguntas: 

  • o que você deseja que a sua empresa se torne nos próximos 3, 5 ou 10 anos? 
  • o que você está construindo para o futuro? 
  • em qual direção os recursos devem ser alocados? 

Os indicadores de desempenho ajudarão a acompanhar a evolução da empresa para se chegar nesta realidade pretendida. 

Valores

Para definir os pilares da atuação de uma empresa, é importante levar em consideração alguns critérios: 

  • escolha valores próprios: assim como as pessoas possuem uma identidade que as diferencia das demais, os valores ajudam a fazer isso com uma empresa. Quais são as crenças e atitudes que são fundamentais para a sua empresa? O que é próprio da sua empresa e da maneira como vocês fazem negócio? O objetivo aqui é trazer essa identidade e evitar que a lista de valores seja preenchida apenas por termos genéricos, tais como seriedade, honestidade e respeito, por exemplo, que não deveriam ser usados como normas diferenciadoras de conduta e sim deveriam ser características intrínsecas a qualquer relação profissional. 
  • os valores precisam ser colocados em prática no dia: é por isso que é importante escolher valores que ajudem a impulsionar atitudes esperadas dentro de uma organização. A Zappos, por exemplo, possui, entre os seus valores, a seguinte proposta: “Entregue um “UAU” através dos serviços”. Isso mostra como a equipe deve agir e os impulsiona a fazer sempre melhor, surpreendendo os clientes. 
  • busque valores impactantes: valores que impactam serão lembrados mais facilmente e, consequentemente, colocados em prática. Então, use a criatividade na hora de estabelecer os seus valores, buscando uma linguagem acessível de forma que as pessoas se identifiquem com eles. 
  • e, finalmente, não faça uma lista muito grande de valores. Escolha os principais aspectos, aqueles que são imprescindíveis dentro da sua filosofia de mundo, que você deseja que a sua empresa expresse e concentre-se neles. 

Conclusão

Como você deve ter observado, a definição da missão, visão e valores é o primeiro passo para orientar uma gestão empresarial conduzida de forma estratégica

Recomendamos também a leitura do artigo que mostra as diferenças existentes entre o planejamento estratégico, tático e operacional, para que você possa colocar tudo isso em prática na sua empresa, agora mesmo.  

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