O perfil do consumidor mudou muito e, hoje, com o avanço da tecnologia, as necessidades, desejos e anseios do público também mudaram. Nesse sentido, desenvolver novas ideias para atrair clientes é uma forma de manter as suas vendas em alta e, ao mesmo tempo, a sua lucratividade.
Quando falamos que o perfil do consumidor já não é mais o mesmo, nos referimos ao seu comportamento de compra. Ou seja, antes de comprar aquilo que deseja, o que ele faz? Pesquisa na internet a qualidade do produto, preços, quem vende, etc.
Levando isso em consideração, você precisa criar estratégias eficientes para atrair o seu público-alvo para melhorar o seu relacionamento com ele e, assim, aumentar as suas vendas. Separamos 3 ideias interessantes que você precisa colocar em prática o quanto antes. Confira!
1. Trabalhe o SEO do seu site/blog
Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias utilizadas para ranquear melhor o site ou blog nos mecanismos de busca, como o Google. O objetivo aqui é alcançar ranking orgânicos (sem a necessidade de pagar anúncios) para que o seu site tenha mais tráfego.
O SEO ajuda a empresa a ter mais destaque na internet e, consequentemente, mais potenciais clientes para adquirir os produtos ou serviços do seu negócio.
Um site otimizado precisa ser responsivo, ter um checkout simples e confiável, entre outras questões. Já um blog precisa trabalhar bem as palavras-chaves nos conteúdos, passar informações relevantes para o seu público, etc.
2. Invista nos influenciadores digitais
Devido ao constante contato com o seu público, os influenciadores digitais se tornam ótimas opções de investimento para atrair mais clientes para o seu negócio. Como o próprio nome já diz, eles exercem grande influência sob seus fãs. Logo, as pessoas que os seguem se sentem confiantes em comprar os produtos que eles indicam.
Existem vários tipos de influenciadores digitais, desde os Top Celebridades, como Bruna Marquezine, Windersson Nunes, entre outros, até os micro influenciadores, que apesar de não terem um grande número de seguidores, eles produzem um conteúdo mais específico e têm uma interação mais próxima com os seus fãs.
No entanto, é preciso tomar cuidado com a sua escolha. Isso porque o influenciador digital precisa ser do mesmo segmento que o seu para atingir o público certo. Por exemplo, se você vende suplementos alimentares, é interessante fazer parceria com um influenciador da área fitness.
3. Foque no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem se tornado uma estratégia indispensável na captação de clientes. Isso porque ele faz com que o consumidor enxergue você como referência na sua área de atuação e confie no seu trabalhado para, então, realizar a compra.
Vamos usar o exemplo anterior da área fitness. Em seu blog, você pode oferecer dicas de alimentação saudável, qualidade de vida, atividades físicas e muitos outros assuntos. Dentro desses artigos serão trabalhadas palavras-chaves, que nada mais são que os termos mais procurados nos mecanismos de busca que estão relacionados à sua área.
Dessa forma, seu público consegue encontrar o seu blog com muito mais facilidade e, assim, você pode oferecer a eles um conteúdo de qualidade que realmente o ajudará a solucionar um problema específico.
No entanto, é válido ressaltar que o marketing de conteúdo não está associado somente a blogs, ele também pode ser aplicado em redes sociais ou até mesmo em materiais impressos (revistas, por exemplo). Essa estratégia proporciona diversos benefícios para a sua empresa, como:
- gera mais tráfego para o site;
- gera brand awareness — estratégia que mede a percepção dos seus clientes em relação ao seu negócio;
- aumenta o engajamento com a marca;
- educa o mercado;
- aumenta as vendas;
- impulsiona a geração de leads.
Contratando ajuda
Percebeu o quanto essas ideias para atrair clientes podem fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio? Caso você não domine esses ações, é interessante contratar um terceiro, como agências de marketing, por exemplo, para realizá-las.
A terceirização de atividades, também conhecida como BPO (Business Process Outsourcing) é uma forma inteligente de gestão, afinal, possibilita a redução de custos, além de permitir que você foque naquilo que é mais importante para o seu negócio: a captação de clientes.
Mas não pense que o sucesso da sua empresa se resume apenas às vendas. Continue a sua visita em nosso blog e entenda por que administrar um negócio é muito mais que vender bem. Boa leitura!