fbpx

Tipos de liderança: que tipo de líder você precisa ser

Existem várias formas diferentes de se exercer a liderança. Algumas são saudáveis e outras são tóxicas. Alguns tipos de liderança tem a capacidade de gerar resultados a longo prazo e outros se limitam a um alcance a curto prazo. Algumas lideranças promovem o desenvolvimento e o bem estar da equipe e outras causam tensão e estresse frequentes. Esse artigo descreve os principais tipos de liderança para que você possa lidar com cada um deles e entender como suas particularidades contribuem ou dificultam o sucesso profissional. Você pode também fazer uma autocrítica e avaliar qual é o seu perfil. Assim, poderá descobrir quais competências devem ser desenvolvidas ou ajustadas para ter o perfil desejado.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Importância da liderança

Existem vários tipos de liderança, cada um deles com traços positivos e negativos. É importante você conhecê-los para decidir qual tipo de líder se adequa mais à cultura organizacional da sua empresa e às suas características pessoais.

As empresas são resultado das ações de pessoas. Mas, de nada adianta ter uma equipe talentosa se não há motivação nem coordenação de suas atividades.

Liderança é a capacidade de motivar, influenciar e gerenciar um grupo de pessoas para atingir objetivos. Por isso, os líderes possuem um conjunto de características e habilidades pessoais, relacionadas à inteligência emocional e social que inspira as pessoas.

Ser líder é muito mais do que ocupar um cargo alto na hierarquia. Liderança não é posição, é atitude. Dessa forma, a liderança baseada no poder não funciona mais, pelo menos não a longo prazo.

Os líderes atuam para promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados e, com isso, conquistar os resultados necessários para as empresas. Para isso, eles identificam as competências e limitações dos liderados, dão feedbacks, estimulam o aprimoramento e, dessa forma, aproveitam o máximo potencial de cada um deles.

Assim, os verdadeiros líderes têm papel fundamental no sucesso de uma empresa. E é muito importante conhecer os diferentes tipos de liderança e seus aspectos positivos e negativos.

Tipos de liderança

Existem várias formas diferentes de se exercer a liderança. Alguns tipos de liderança tem a capacidade de gerar resultados a longo prazo, mas outros se limitam a um alcance a curto prazo. Algumas lideranças promovem o desenvolvimento e o bem estar da equipe, mas outras causam tensão e estresse frequentes.

Por isso, conhecer os diferentes tipos de liderança é importante para saber lidar com cada um deles e entender como suas particularidades contribuem ou dificultam o sucesso profissional.

Você pode também fazer uma autocrítica e avaliar qual é o seu perfil. Assim, poderá descobrir quais competências devem ser desenvolvidas ou ajustadas para ter o perfil desejado.

Também é importante conhecer os diferentes tipos de perfil no momento de contratar a pessoa certa para atuar numa posição de liderança em sua empresa. Pois dependendo do contexto, um tipo de liderança pode ser mais adequado que outro para atingir os objetivos.

Existem formas diferentes de classificar os perfis de liderança. Eles podem ser classificados, por exemplo, de acordo com o estilo de decisão (autocrático, democrático ou liberal). Podem também ser classificados conforme os traços pessoais marcantes dos líderes (competência técnica, carisma, paternalismo, adaptabilidade) e outras diferentes variáveis.

Liderança autocrática

Esse tipo de liderança se baseia na centralização total da autoridade. Quase todas as decisões são tomadas pelo líder. Assim, não há espaço para críticas, sugestões ou qualquer envolvimento de outras pessoas nesse processo.

A liderança autocrática usa o medo e a punição para motivar as pessoas. Dessa forma, o cargo passa a ser um instrumento de manipulação e coerção dos colaboradores. Aquela frase “um manda e os outros obedecem” traduz bem esse tipo de liderança.

As pessoas tem uma importância secundária numa autocracia e o foco está na execução correta das tarefas e no alcance dos objetivos. Por isso, esse tipo de liderança causa um clima organizacional negativo e rotatividade alta dos profissionais. A insatisfação dos profissionais gera baixo engajamento e os resultados acabam sendo limitados ao curto prazo.

Esse modelo ainda é comum em algumas organizações, principalmente em pequenas empresas e empresas familiares, onde os fundadores possuem uma influência mais concentrada. Mas tem se mostrado insatisfatório em quase todos os contextos e um dos principais motivos para a alta rotatividade de bons profissionais.

Liderança democrática

Na liderança democrática, o gestor envolve os liderados nas tomadas de decisões. Ou seja, os colaboradores são estimulados a participarem com suas opiniões e a busca dos resultados é feita de forma coletiva.

O líder democrático é flexível e acessível. Ele também se preocupa com o bem-estar das pessoas e procura promover um clima mais positivo nas organizações. Por fim, ele valoriza o desempenho e a dedicação dos profissionais e estimula o desenvolvimento da equipe.

Nesse tipo de liderança, a comunicação é mais transparente e as equipes são mais coesas. Como consequência, a rotatividade dos profissionais é menor, gerando maior satisfação no trabalho e produtividade.

O líder que reúne sua equipe com frequência para ouvir, debater e procurar em conjunto as melhores alternativas para suas atividades, mas que não abre mão de sua responsabilidade e sua autoridade, é um exemplo de líder democrático.

A liderança democrática vem apresentando melhores resultados que a liderança autocrática, principalmente com os colaboradores das novas gerações.

Liderança liberal

A liderança liberal é o oposto da liderança autocrática. Nela, o líder concede total liberdade para sua equipe. Os colaboradores tomam as decisões e a participação do líder é quase nula. Pois o líder confia na capacidade e no comprometimento dos colaboradores e acredita que a supervisão direta de alguém é desnecessária.

Esse tipo de liderança apresenta vários problemas. Delegar todas as atividades e responsabilidades para uma equipe sem nenhuma orientação e monitoramento costuma prejudicar o desempenho das organizações.

Os liderados ficam muitas vezes sem rumo, atuando de forma desordenada, pela falta de feedbacks e orientações e se empenham menos. Como resultado, o desenvolvimento profissional com uma liderança liberal fica comprometido.

Líderes com esse perfil costumam não ser muito respeitados pela equipe. Eles não se comprometem, evitam tomar decisões e não se impõem.

Liderança técnica

A liderança técnica é exercida por aqueles profissionais cuja competência técnica se destaca. Eles possuem uma excelência operacional inspiradora. Consequentemente, esse tipo de líder é reconhecido e respeitado pelo seu conhecimento técnico e pela qualidade do seu trabalho.

Ele consegue influenciar os liderados pelo seu exemplo e transmite segurança para seus superiores. Por isso, equipes com esse tipo de líder tendem a ser motivadas e apresentarem bom desempenho.

Esse tipo de liderança ocorre com frequência quando o membro mais experiente e respeitado de uma equipe é promovido para o cargo de chefia. Isso porque seu conhecimento detalhado de como as tarefas devem ser executadas e dos obstáculos enfrentados pelos demais liderados dão credibilidade à sua autoridade.

Apesar da boa reputação desse tipo de liderança, ela pode se tornar um problema quando o líder se envolve de forma excessiva em algumas tarefas operacionais específicas e negligencia a tarefa de coordenação do todo.

Liderança carismática

Esse tipo de liderança é marcado por essa característica pessoal, facilmente reconhecível, que é o carisma. Os líderes carismáticos conseguem influenciar seus liderados com muita facilidade.

Pessoas carismáticas tem facilidade em perceber o que os outros querem ver e ouvir e sabem utilizar as palavras e gestos para persuadi-las. O carisma pode ser um traço nato da pessoa ou pode ser adquirido com estudo e prática.

As equipes com esse tipo de liderança são geralmente fiéis, coesas e comprometidas. O ambiente de trabalho em torno de líderes carismáticos tende a ser muito agradável. Além da dedicação e da produtividade serem quase sempre altas.

Mas os líderes carismáticos precisam ficar sempre atentos para não passarem a ter um comportamento excessivamente permissivo. Eles precisam evitar fazer qualquer coisa para conseguirem a simpatia dos liderados e, com isso, perderem sua autoridade e passarem a exercer uma liderança liberal.

Liderança paternalista

Na liderança paternalista, a relação interpessoal do líder com seus liderados se sobrepõe a relação profissional. O líder assume um papel paternalista. Isso traz consequências nocivas para o ambiente de trabalho e o desempenho da equipe.

O líder pode se tonar excessivamente rigoroso em alguns casos, como um líder autocrático. Ou, ao contrário, pode ser excessivamente permissivo, como um líder liberal. Em qualquer um dos casos, o desenvolvimento dos colaboradores é prejudicado.

Nesse tipo de liderança há pouca delegação. O comportamento do líder afeta a autonomia e a autoconfiança dos colaboradores que passam a ter uma dependência exagerada da proteção e do direcionamento do líder.

Liderança situacional

Esse tipo de líder tem a capacidade de se adaptar da melhor forma possível de acordo com as circunstâncias. Isso porque a forma como ele age, se relaciona e lidera a equipe se transforma a todo momento para atingir os objetivos necessários.

O líder situacional sabe avaliar as particularidades de cada contexto, principalmente com relação às pessoas e ao momento da empresa, e escolher a melhor forma de exercer sua liderança naquela situação específica.

Quando estiver interagindo com um colaborador, por exemplo, ele irá considerar seu nível de maturidade, seu estado emocional, seu grau de motivação para se comunicar da melhor forma possível para conseguir o resultado esperado.

Da mesma forma, o rigor no monitoramento das tarefas da equipe, será maior ou menor dependendo da importância, urgência e impacto das demandas para a empresa e para os clientes.

Esse tipo de liderança é bem vista pelas empresas por ser bastante adaptativa e flexível. Assim, é possível alcançar resultados positivos em qualquer situação, mesmo quando as condições não são as ideais.

Tipo de liderança ideal

Nenhum tipo de liderança pode ser considerado ideal em toda situação. Dessa forma, não existe fórmula pronta para se criar o ambiente ideal com os colaboradores para trazer os melhores resultados para a empresa.

Cada tipo de liderança apresenta características positivas e outras negativas. Alguns funcionam bem somente em contextos bem específicos e outros, por outro lado, conseguem trazer resultados positivos na maior parte dos cenários.

A liderança autocrática, por exemplo, quase nunca funciona com uma equipe madura e experiente, mas pode ser necessária em situações pontuais, principalmente com liderados inexperientes.

A liderança paternalista pode ser necessária após alguma grande derrota ou resultado negativo para recompor a autoestima da equipe, mas não deve estar presente por um tempo prolongado.

O ideal é que o líder conheça os diferentes tipos de liderança e tenha a percepção de qual perfil tem maior chance de alcançar o resultado esperado. Ele não precisa ser sempre democrático, técnico ou carismático, por exemplo.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de liderança, qual tal consultar nosso artigo sobre as ferramentas de liderança para ficar mais a par desse assunto?

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!