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Endomarketing: conheça os primeiros passos para aplicar na sua empresa

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Sumário

O endomarketing, tão importante quanto o marketing convencional, pode ser a peça que falta na sua comunicação que fará sua empresa sair de ‘um bom negócio’ para ‘um exemplo de sucesso’ e ‘referência na área’.

Todo bom empreendedor entende que o desempenho dos seus colaboradores é crucial para o sucesso ou fracasso do negócio, principalmente quando os funcionários estão em contato direto com os clientes. Investir na satisfação de cada funcionário é investir em uma maior e melhor entrega de cada um. 

Uma pesquisa realizada com 145 empresas multinacionais que atuam no Brasil indica que ainda há desafios no regime do home office, como socializar, desenvolver confiança, comunicar e dar feedback (22%). Neste caso, as ações de marketing interno são mais do que úteis para alinhar todo o fit cultural.

Para que você saiba mais sobre o endomarketing e como aplicar essa estratégia na sua empresa, preparamos este artigo com os primeiros passos que você deve dar para ser bem sucedido nesta nova demanda.

O que é e para que serve endomarketing

O endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia voltada para a comunicação interna da empresa. Isto é, a forma como você se comunica com seus colaboradores, dentro da própria empresa. 

Ao criar uma comunicação efetiva na empresa, você pode diminuir a rotatividade de funcionários e melhorar a reputação do seu negócio. No primeiro caso, é simples de entender a lógica, já que um colaborador satisfeito não está propenso a buscar um novo emprego.

Além disso, no segundo caso, funcionários que trabalham felizes comentam sua satisfação com amigos, familiares e até clientes, repercutindo na reputação da empresa. 

Parafraseando Larry Bossidy e Ram Charan no livro “Execução”:

A liderança é sempre executada através do diálogo.

Como aplicar o endomarketing no seu negócio

Há inúmeras formas de aplicar esta estratégia em seu empreendimento, mas muitas delas irão depender do tamanho da sua empresa e quantos funcionários ela tem.

Isso porque uma empresa com 20 pessoas pode ter uma estratégia mais simples e direta para criar uma relação com cada um do que uma empresa com mais de 500 funcionários.

No entanto, independente deste fator, um bom endomarketing só é dado quando há uma forte relação entre os líderes da empresa e a área de Recursos Humanos, pois é esta área que mantém todos os dados sobre cada colaborador, tanto pessoais como profissionais. 

Por exemplo, em um escritório ou comércio que precise que seus funcionários fiquem até a noite, o CEO da empresa pode identificar por meio do RH, quantos funcionários têm filhos pequenos e se uma creche noturna é necessária dentro da empresa.

Esta ação de criar uma creche noturna demonstra para seus colaboradores que as preocupações dele também são suas e isso o faz sentir parte de algo maior que apenas um trabalho.

Além disso, ao não ter que se preocupar com onde ou com quem seus filhos estão, o foco na atividade desenvolvida aumenta, gerando retorno para este investimento.

Confira algumas ações de endomarketing que separamos para que você dê os primeiros passos de forma certeira!

Comunicação interna

A primeira ação se resume em criar um canal de comunicação em que seus funcionários possam se expressar, ser elogiados ou advertidos de maneira clara e profissional

Por exemplo, você pode criar uma divulgação interna mensal, onde aniversariantes podem ser parabenizados, funcionários possam ser exaltados em matérias de perfis, notas oficiais alertando sobre a perda de contratos importantes ou a conquista de acordos valiosos.

Esse canal de comunicação pode ser uma newsletter ou um mural interno, por exemplo. Tudo irá depender do tamanho da empresa e de quanto você pretende investir nessa ação.

Benefícios

Sua empresa pode investir em benefícios e convênios para seus funcionários que vão além do óbvio.

Claro que todo mundo fica feliz com vale refeição, vale transporte e convênio médico, mas se você quer se mostrar mais conectado aos seus funcionários e lhes oferecer algo a mais, pense em outras opções.

Algumas empresas, por exemplo, oferecem vale academia, cupons de desconto mensais em salões de beleza parceiros, ou ainda convênio com oficinas mecânicas. Qualquer um deste ou similares já é um diferencial para sua empresa.

No entanto, preste atenção, vale refeição, vale transporte e convênio médico são benefícios muitas vezes de extrema necessidade, por isso não os substitui pelos exemplos citados, e sim os adicione ao pacote

Palestras e Eventos

Aqui há duas formas de incentivar seus funcionários, com palestras e eventos. A primeira sendo por meio de ações motivacionais, onde seus funcionários serão inspirados a darem seu melhor.

Ou por meio de eventos e palestras em suas áreas de atuação, onde poderão trocar ideias e conhecer o trabalho de outros profissionais da área e talvez até aplicá-las em sua empresa.

Em ambos os casos o interessante é que a empresa banque os custos de deslocamento e até de hospedagem caso seja necessário.

A intenção desta ação é incentivar e inspirar seus colaboradores, sendo tudo isto convertido, posteriormente, em aumento da produtividade e melhora do clima organizacional

Incentive e elogie

Esta deve ser a prática mais simples de ser aplicada, aqui voltamos ao básico onde o tratar bem as pessoas pode ser o suficiente para as fazer se sentir em um ambiente acolhedor e incentivador. 

Esta ação consiste em uma mudança de postura do CEO e dos líderes de equipe, mas nada muito radical. Lembre-se apenas de elogiar e incentivar em público e repreender em particular.

Se um funcionário trouxe novas ideias, mesmo que elas não possam ser implementadas, elogie a iniciativa dele para toda a equipe ouvir. O faça se sentir ouvido e valorizado, assim com certeza ele se empenhou mais em trazer ideias mais válidas, além de servir de exemplo para outros.

Organize os Recursos Humanos

Como citamos no início, o RH deve ser o maior aliado na hora de implementar ações, por meio dele você saberá quais empecilhos seus colaboradores têm enfrentado e quais destes desafios estão ao seu alcance para os remover.

Sabemos que em uma pequena empresa, muitas vezes não há um departamento de recursos humanos estruturado, porém, precisa existir processos e disciplina para execução de boas práticas, mesmo que implementadas pelo próprio dono.

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