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Liderança: como ser um líder de sucesso

Ser um líder de sucesso é fundamental para qualquer empreendedor ou gestor. A liderança é, atualmente, um fator determinante nos resultados das empresas. O papel do líder em uma empresa é fazer a mediação entre os colaboradores e os objetivos da organização. Por isso, o líder precisa ter a capacidade de influenciar outras pessoas para trabalharem com disposição para transformarem os objetivos em realizações. Esse artigo apresenta os principais comportamentos para você se tornar um líder de sucesso.
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Sumário

Ser um líder de sucesso é essencial para qualquer empreendedor ou gestor. Afinal, atualmente, a liderança é um fator determinante nos resultados das empresas.

O papel do líder em uma empresa é fazer a mediação entre os colaboradores e os objetivos da organização. Por isso, o líder precisa ter a capacidade de influenciar outras pessoas para trabalharem com disposição e transformarem os objetivos em realizações.

Um líder de sucesso não só mobiliza as equipes para atender às expectativas do negócio, mas também inspiram confiança e melhoram a vida das pessoas ao seu redor. Enfim, são aqueles para quem todos desejam trabalhar.

Os bons líderes têm inteligência emocional e social e são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Mas apesar de existirem diferentes tipos de liderança, alguns comportamentos são comuns entre líderes bem-sucedidos.

Que tal então saber mais sobre liderança e descobrir como ser um líder de sucesso?

O que é liderança

Liderança é a capacidade de levar as pessoas a fazerem, pela vontade delas, aquilo que você almeja. Para isso, os líderes precisam ter inteligência emocional e social e um conjunto de habilidades pessoais para inspirar as pessoas para a direção desejada.

As empresas são resultado de ações coordenadas de pessoas. Mas uma equipe formada por profissionais individualmente talentosos, que não tenham motivação nem coordenação, dificilmente atingirá níveis altos de produtividade.

Por isso, ser líder não é somente ocupar um cargo alto na hierarquia da empresa. Liderança é atitude, não é posição. A liderança baseada no poder, que funcionou durante muito tempo nas organizações, não funciona mais.

Atualmente, existem vários outros tipos de liderança. Alguns dos principais são: autocrático, democrático, liberal, técnico, carismático e paternalista. Há também o líder situacional, que se adapta da melhor forma possível de acordo com as circunstâncias.

As competências de liderança podem tanto ser incorporadas naturalmente em algumas pessoas ao longo de sua história de vida, como podem ser adquiridas de forma consciente através de estudo e treinamento.

Mas de forma geral, os líderes precisam tomar algumas atitudes para promover um ambiente de trabalho positivo e motivador, melhoria contínua dos seus colaboradores e, assim, conquistar os resultados necessários para as empresas.

Conheça alguns desses principais comportamentos e técnicas adotados pelos líderes de sucesso.

Como ser um líder de sucesso

1.   Fazer boas contratações

Como você já percebeu, um líder não atinge os objetivos sozinho. Portanto, é necessário formar uma equipe com colaboradores talentosos que entendam, compartilhem e coloquem em prática a cultura organizacional da empresa.

Por isso, contratar as pessoas certas é o primeiro passo. Você deve participar de, pelo menos, uma etapa processo de contratação das pessoas que irão formar sua equipe. Essa é uma das poucas atividades que você não deve delegar. Pois uma escolha errada no início, pode custar muito caro depois.

entrevistando candidatos

Tanto as competências técnicas como as competências comportamentais são importantes. Mas novas habilidades podem ser desenvolvidas com mais facilidade do que novos comportamentos. Em outras palavras, vocação é mais importante que a qualificação. Por isso, você deve contratar as pessoas muito mais pelos seus comportamentos do que pelas suas habilidades.

Procure contratar pessoas que querem o sucesso. Isso porque esses profissionais são automotivados e têm a capacidade de ajudar na motivação das demais. Pessoas com esse perfil colaboram para um ambiente de trabalho positivo e mais produtivo.

Durante as entrevistas com os candidatos, reduza aquelas perguntas para as quais a maioria das pessoas se preparam e já trazem respostas prontas. Em vez disso, faça perguntas originais para descobrir a pessoa real por trás do personagem. As pessoas motivadas vão gostar dessa abordagem, mas as desmotivadas vão ficar bastante desconfortáveis.

E, se encontrar alguém melhor que você, não hesite em contratá-lo. Se necessário, pague a ele mais do que você ganha. Afinal, um bom líder tem a inteligência e a humildade de conviver harmoniosamente com pessoas talentosas, que colaboram com o seu próprio crescimento.

2.   Utilizar ferramentas de liderança

Existem várias ferramentas de liderança desenvolvidas para auxiliar o líder em sua tarefa de identificar e aprimorar as competências dos colaboradores e criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Algumas dessas ferramentas são úteis para subsidiar os líderes com informações detalhadas sobre sua equipe. Elas podem auxilia-lo a alocar os profissionais nas tarefas mais adequadas ao perfil, indicar a necessidade de novas contratações ou apontar competências que precisam desenvolvidas. Alguns exemplos de ferramentas com esses propósitos são a Análise SWOT da Equipe e a Avaliação Comportamental.

Existem também ferramentas importantes para direcionar o aperfeiçoamento e crescimento dos colaboradores. Por exemplo, o Plano de Cargos e Salários, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e a Mentoria. Elas são úteis tanto para a evolução profissional quanto para para a evolução pessoal.

Por fim, a Avaliação de Desempenho serve para avaliar como cada colaborador está atendendo às expectativas da empresa e a Pesquisa de Clima Organizacional serve para avaliar como a empresa está atendendo às expectativas dos colaboradores.

Cada uma dessas ferramentas isoladamente traz benefícios específicos. Mas o ideal é conseguir incluir todas elas em conjunto na política da empresa. Dessa forma, se estabelece uma gestão de pessoas com mais consistência e qualidade.

3.   Desenvolver as pessoas

Estimular o desenvolvimento das pessoas que trabalham com você deve ser uma de suas prioridades. Afinal, a qualidade e a capacidade de se superar a todo momento é o que fará a diferença no desempenho da sua equipe.

desenvolvimento de pessoas

Você deve estimular o desenvolvimento de novas habilidades, novas experiências e novas responsabilidades. Também deve fazer rodízios de tarefas e evitar zonas de conforto. A melhoria contínua dos colaboradores deve ser uma obsessão.

Um líder de sucesso procurar transmitir para os integrantes de sua equipe o “espírito de dono”. Os colaboradores não podem apenas serem “executores” de tarefas. Ao contrário, precisam estar preparados para analisar os problemas, encontrarem as melhores soluções e tomarem decisões. Bons líderes não criam seguidores, criam novos líderes.

Tenha interesse real e participe ativamente do processo de crescimento profissional dos seus colaboradores. Ajude na elaboração de planos de crescimento pessoal, transmita conhecimentos, troque experiências e acompanhe a evolução.

4.   Dar feedbacks

O progresso exige feedbacks frequentes. Por isso, você deve sempre transmitir suas opiniões e observações sobre o desempenho e comportamento dos colaboradores da sua equipe. É fundamental que elas saibam como o trabalho delas está sendo avaliado por você.

Os feedbacks devem ser dados para ajustar comportamentos negativos e também reforçar os comportamentos positivos. Mas você deve se cercar de cuidados de como dar feedback da forma adequada para realmente potencializar o desempenho da equipe e evitar consequências traumáticas.

Primeiramente, deve ser criado um ambiente de confiança para que a outra pessoa não se sinta ameaçada e tenha a percepção que o objetivo da conversa é promover aperfeiçoamento. Por isso, evite condenações e palavras agressivas.

Você também não deve fazer observações genéricas e vagas. Um bom feedback deve se concentrar nos fatos: o que ocorreu, quando ocorreu, os impactos e as consequências.

Além disso, deve haver assertividade nos feedbacks. A comunicação deve ser feita de forma respeitosa para que não haja constrangimentos, mas deve ser transmitida com firmeza e sem delongas.

O momento do feedback também é muito importante. Ele não pode ser dado muito tempo depois do “acontecido”. Mas também deve ser evitado ser dado quando o receptor estiver muito ocupado ou estiver passando por um momento difícil. Nesses casos, o melhor é adiar a conversa para o dia seguinte, por exemplo.

Por fim, você deve dar oportunidade para a outra pessoa se manifestar e repassar o ponto de vista dela durante o feedback. Afinal, o feedback é um processo de mão dupla.

5.   Motivar as pessoas

Existe uma interdependência muito grande entre motivação e bons resultados. Pessoas motivadas são engajadas, criativas e fazem trabalhos de alta qualidade. Por isso, é difícil pensar em um líder de sucesso que não estimule a motivação dos outros.

Mas é importante entender que a motivação ocorre dentro de cada pessoa para atender às suas necessidades. Ou seja, ninguém é capaz de motivar o outro. Porém, um bom líder pode influenciar as pessoas a fazerem o que deve ser feito pela própria vontade delas.

As pessoas são persuadidas mais fortemente pelas razões que descobrem sozinhas do que pelas razões dadas pelos outros. Por isso, o líder deve envolver os colaboradores nas tomadas de decisões para que se sintam motivados a executá-las.

Oriente os indivíduos de sua equipe a tomarem suas próprias decisões. Deixem que demonstrem sua força e sua lealdade. E consiga, assim, extrair a melhor colaboração que cada um deles poderia dar.

Para isso, deve ser criado um ambiente de trabalho positivo para que o máximo potencial das pessoas se manifeste. Isso é obtido através da adoção das boas práticas de liderança na gestão das pessoas:

  • respeitar as pessoas;
  • remunerar de forma justa;
  • reconhecer e recompensar as realizações;
  • tornar as atividades desafiadoras e interessantes;
  • estimular a melhoria contínua;
  • respeitar o equilíbrio entre trabalho e vida particular.

Por outro lado, um ambiente negativo desmotiva as pessoas. Alguns líderes, tem o hábito de usar pressão e tensão para atiçar a equipe, mas isso não funciona. Ninguém produz bem se estiver estressado.  

6.   Comunicar-se bem

A capacidade de diálogo e negociação é uma das habilidades mais valiosas de um líder de sucesso. Através dela, é possível adotar uma postura de influência e persuasão, que traz resultados muito mais duradouros do que o autoritarismo. Uma comunicação emocional envolvente é a chave para mudar condutas e atingir objetivos.

É importante primeiro compreender e depois ser compreendido. Ser um bom ouvinte e ter empatia é fundamental para um líder de sucesso. Para isso, você deve primeiro se inserir no contexto da outra pessoa, sintonizar com o universo dela para depois tentar mudar o modo de pensar dela.

Além disso, demonstre paciência e autocontrole com os colaboradores, reconheça as realizações e boas ideias, demonstre confiança e seja sempre sincero. Os elogios devem ser sempre feitos em público e as críticas em particular. Dessa forma, você não constrange e preserva a autoestima das pessoas. E pessoas com autoestima alta são mais eficazes.

Um bom relacionamento interpessoal é cultivado com gestos cotidianos de humanização. Ou seja, você pode compartilhar pensamentos e sentimentos, procurar conselhos, e fazer revelações sobre sua vida pessoal.

Também é importante procurar ser gentil e desistir de ter sempre razão. Dê crédito a quem merece, perdoe erros e não guarde ressentimentos.

Isso não quer dizer que o líder deve gerenciar as emoções e a personalidade de cada colaborador. Ele deve ser sensível e procurar compreender os sentimentos dos outros, mas não deve tentar gerenciá-los. No lugar de gerenciar pessoas, ele deve procurar gerenciar “acordos” com as pessoas.

Muitos problemas podem ser piorados pela falta de comunicação. E muitos deles são resolvidos com uma boa comunicação. Por isso, a liderança de sucesso está mais relacionada a experiências humanas do que a técnicas e processos. Construir boas relações é um dos alicerces dos líderes.

7.   Perseguir alto desempenho

A maioria das pessoas quer fazer parte de algo especial. Por isso, estabeleça objetivos elevados para você e para sua equipe. Afinal, não há nada mais desencorajador e frustrante do que um líder que é complacente e aceita trabalhos de segunda categoria.

Isso porque não há progresso quando não há dificuldade. Nada de muito significativo ocorre na zona de conforto. Por isso, é importante monitorar e cobrar o empenho de sua equipe e não aceitar resultados medíocres.

Para conseguir atingir as metas, acompanhe os resultados, avalie os desempenhos, dê feedbacks e melhore os processos. Também crie o hábito de celebrar as conquistas. Isso valoriza o empenho e a dedicação da equipe e aumenta a confiança.

Aplicar a meritocracia também é fundamental. As pessoas que constantemente alcançam e superam as expectativas devem ser reconhecidas e valorizadas. No outro extremo, aqueles que apresentam baixo desempenho com frequência, mesmo tendo a oportunidade e o suporte para fazerem diferente, devem ser demitidos.

Assim, você dá a oportunidade para a pessoa procurar outra atividade com a qual ela se identifique mais e poderá se realizar. E também mantém as outras pessoas alertas para buscarem constante a excelência em suas atividades e o aprimoramento de suas competências.

Além disso, o líder contribui mais para a produção da equipe, passando mais tempo ajudando as pessoas produtivas do que ajudando as improdutivas.

8.   Esclarecer os propósitos

Quando os colaboradores tem entendimento do propósito, ocorre um comprometimento maior. As pessoas precisam saber quais são os objetivos por trás de seu esforço. Afinal, é muito motivador saber o quanto o seu trabalho agrega de valor.

Por isso, o líder deve expor os objetivos da empresa e também dar oportunidade para as pessoas falarem seus objetivos individuais. Devem procurar pontos de convergência e, dessa forma, o comprometimento irá ocorrer de forma natural.

Você precisa liderar com entusiasmo. É necessário dar significados mais nobres para as atividades rotineiras. Procure encontrar maneiras criativas de encorajar o senso de responsabilidade na sua equipe.

Não há dúvidas, que o desgaste físico e emocional faz parte de qualquer processo de produção. Mas, quando existe um objetivo maior pelo qual lutar, o desgaste é compensado pelo resultado.

E também não entre na armadilha de criticar seus superiores para conseguir a simpatia da equipe. Um verdadeiro líder não desacredita seus superiores. Em vez disso, ele tem a coragem de ser o representante deles.

O líder de sucesso é um astuto interpretador do comportamento das pessoas. O comportamento coletivo da equipe, por exemplo, tem papel fundamental nas conquistas. A espécie humana é altamente tribal. O espaço físico, os rituais, a linguagem e os artefatos tem significados fortes para os indivíduos e geram um sentimento de “pertencimento” e coesão.

As pessoas inconscientemente se unem contra inimigos comuns. Dessa forma, seu papel como líder é criar uma comunidade, escolher esse “inimigo comum” e encorajar a equipe a dar o melhor de si para vencê-lo.

9.   Ser um exemplo

O líder deve ser um exemplo a ser seguido. O que se faz é muito mais importante do que o que se fala. Por isso, é importante liderar na linha de frente e ser coerente com o que se quer ver nos seus colaboradores.

Se você quiser que sua equipe seja cuidadosa, você precisa ser cuidadoso. Se quiser que eles tratem os clientes de forma respeitosa, você também precisa fazer isso. Procure sempre fazer o que é certo, mesmo em situações difíceis.

Além disso, atitudes simples fazem toda a diferença para inspirar as pessoas: cumpra as promessas, tenha humildade para admitir seus erros, trate as pessoas com respeito e reconheça o mérito dos outros.

Dedique-se intensamente ao trabalho e concentre seus esforços para alcançar resultados. A energia e vontade de realização do líder costuma contagiar toda a equipe.

Também é muito importante desenvolver autoconhecimento para identificar suas fragilidades e traços a serem melhorados. O autoconhecimento pode ser obtido com o feedback de pessoas com que você convive, com profissionais especializados e com uma autoavaliação sincera.

Nesse processo de autoconhecimento, é sempre bom que você também tenha um “modelo”, alguma pessoa que o influencia positivamente.

Por fim, depois do autoconhecimento, deve vir o autodesenvolvimento. O líder deve identificar os conhecimentos e as habilidades que precisa desenvolver e busca-los com determinação e reprogramação de hábitos. É necessária uma mudança de postura. É um processo desconfortável de transformação pessoal e evolução.

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