fbpx

Conciliação bancária: entenda sua importância para a gestão da empresa

Conciliação Bancária
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Quer melhorar o caixa da sua empresa e aumentar o lucro dos sócios? Se a resposta for sim, saiba que a conciliação bancária é um recurso que não pode faltar no seu planejamento financeiro empresarial.

Afinal de contas, a conciliação evita problemas que comprometem os recursos financeiros de uma empresa, como erros de pagamento e de recebimento, além de garantir que as categorias . Não é à toa que essa é uma tarefa que precisa ser incorporada na rotina diária da administração, independente do tamanho da empresa.

Quer saber mais? Neste post, nós vamos apresentar o conceito de conciliação bancária, dizer por que é importante colocá-la em prática e como o BPO financeiro pode ajudar você nessa missão. Continue a leitura!

Saiba o que é conciliação bancária

Conciliação bancária é uma análise que determina as diferenças entre os registros internos das transações (como aqueles alimentados em software ou planilha) e o extrato bancário.

Em outras palavras, é a ação de combinar os saldos de caixa com o valor correspondente do extrato. O efeito disso é duplo: ajuda a detectar erros na sua conta e permite categorizar corretamente cada lançamento.

Entenda a importância para sua empresa

A conciliação bancária é importante para empresas de todos os tamanhos pelos motivos que listaremos a seguir.

Detecta Fraude

Como as práticas de conciliação combinam as transações desembolsados com as transações compensadas no extrato bancário, uma análise cuidadosa com base em controles e procedimentos apropriados ajuda a revelar atividades fraudulentas.

Estamos falando de pagamentos para fins comerciais ilegítimos, pagamentos a funcionários, fornecedores ou outras pessoas não autorizadas e detalhes de cheques alterados. Com a conciliação bancária, imagine a quantidade de problemas que você pode evitar no futuro.

Evita cheque especial

O tempo de espera entre as saídas de caixa (para fornecedores e funcionários) e os pagamentos recebidos de clientes pode variar consideravelmente. Isso é especialmente sensível quando a empresa opera com reservas de caixa muito baixas.

As conciliações bancárias regulares permitem adiar pagamentos que resultariam em esquecimentos, cheques devolvidos e taxas e juros de fundos insuficientes.

Identifica erros bancários

Às vezes, os funcionários do banco cometem falhas, como registro de valores errados, omissão de números ou registro de transação duplicada.

Nesses casos, a conciliação garante que haja tempo suficiente para notificar a agência sobre o erro. Assim, o banco tem condições de pesquisar e corrigir a discrepância.

Como o BPO financeiro pode te ajudar

O BPO (Business Process Outsourcing) ou, em português, a Terceirização de Processos de Negócio, oferece a possibilidade de terceirizar os serviços financeiros. Eles ficam a cargo de um especialista e são executados com infraestrutura, softwares e ferramentas avançados e modernos.

As grandes vantagens de aderir ao BPO são:

  • equipe de profissionais qualificados;
  • previsibilidade do fluxo de caixa;
  • redução de custos, erros e retrabalhos;
  • otimização do tempo;
  • retorno sobre o investimento;
  • conciliação bancária.

Por meio da terceirização, é possível delegar a responsabilidade de conciliação bancária para a empresa prestadora de serviço, que vai cuidar da movimentação de todas as suas rotinas financeiras. Assim, os saldos sempre coincidirão com o que consta no banco.

Agora que você sabe o que é conciliação bancária e qual a importância para o seu planejamento financeiro, que tal concentrar seus esforços na gestão da empresa e deixar essa parte com quem é expert no assunto? Conheça o nosso Gestor Virtual, o BPO financeiro que a sua empresa precisa para crescer!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.