Você sabia que metade das empresas no Brasil fecham as portas em menos de quatro anos de mercado? Uma das razões para esse dado é o fato de que poucos negócios no Brasil fazem um orçamento de custos.
Esse instrumento é uma ferramenta de planejamento e controle financeiro de um negócio que permite ao empreendedor monitorar os custos da sua empresa e tomar decisões mais acertadas.
Se uma empresa tem um orçamento de custos, ela pode precificar melhor os seus serviços, aumentar seu índice de lucratividade e realizar estratégias que possibilitam operar com mais eficiência.
Mas quais são os passos para elaborar um bom orçamento de custos? É o que vamos aprender a seguir. Prossiga com a leitura!
1. Faça uma análise completa da sua atividade financeira
Nem todo empresário sabe exatamente quanto gasta para operar, especialmente em negócios de pequeno ou médio porte. Logo, é preciso colocar no papel todos os gastos da empresa, inclusive aqueles que ficam “escondidos” no dia a dia.
Aliás, esse é o primeiro passo para montar um orçamento de custos completo e realmente útil. Portanto, faça uma análise na sua atividade financeira de ponta a ponta. É importante entender o que acontece com cada real que entra no caixa da sua empresa e todas as etapas necessárias para cada serviço prestado pelo seu negócio.
2. Diferencie os tipos de gastos no orçamento de custos
Com o levantamento realizado no passo anterior, o próximo movimento é diferenciar os tipos de gastos dentro da operação da sua empresa. De forma geral, os gastos são divididos em:
- despesa — todos os valores necessários para que o negócio gere receitas e não estão envolvidos no seu processo produtivo, como marketing, contas de consumo e outros;
- custos — gastos empregados diretamente na execução de um serviço, como compra de produtos e gasolina para deslocamento a fim de realizar um trabalho para um cliente.
Ao diferenciar os dois tipos de gastos, o próximo passo é focar os custos e entender quais são as suas subdivisões. A classificação dependerá de cada operação, mas é comum que eles sejam divididos em transporte para trabalhos, salários de funcionários, equipamentos para serviços e outros tipos, ligados diretamente ao que a sua empresa produz (inclusive se você atua no setor de serviços).
3. Faça um planejamento de ações futuras para poupar mais
Sabendo o quanto você gasta por cada serviço realizado, o próximo passo é começar a planejar as próximas ações da sua empresa. Assim, é possível prever mais ou menos quais serão os custos de curto prazo e elaborar estratégias para economizar mais e aumentar seus lucros.
4. Dê atenção aos custos variáveis do seu negócio
Um detalhe que costuma passar despercebido pelos empresários que elaboram um orçamento de custos são as variações sazonais ou de serviços. Em alguns momentos, é possível que os gastos com transporte para alguns serviços sejam maiores ou menores por causa da variação do preço da gasolina, por exemplo.
Vale a pena fazer uma análise de variáveis dentro de cada serviço e suas mudanças durante o ano, de modo a garantir uma boa margem de segurança dentro do seu orçamento. Isso evita que sua empresa seja pega de surpresa por causa de um planejamento muito restrito.
Seguindo esses quatro passos, ficará mais fácil montar um orçamento de custos que ajude a sua empresa a conquistar uma margem de lucro maior. Se você não se sente confortável em elaborá-lo por conta própria, saiba que a Valoreasy atua com enfoque em ajudar pequenos negócios a lidar com os desafios financeiros de suas operações. Que tal reduzir custos e ainda contar com o apoio de uma equipe especializada?
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