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Marketing Digital: como aumentar sua presença na internet

Marketing digital é o conjunto de ações para promover as empresas através da internet (rede social, site, blog, email, anúncios, inbound e outbound).
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Sumário

Marketing digital é o conjunto de ações adotados para promover empresas e produtos através da internet.

Nos últimos tempos, a internet foi fortemente incorporada à vida das pessoas e passou a ser usada em uma infinidade de tarefas cotidianas e profissionais. Por isso, o tempo que permanecemos conectados é cada vez maior.

Houve uma transformação nas vidas e, consequentemente, nos hábitos de consumo da população. Isso porque a internet passou a ser usada para pesquisar soluções, comparar produtos e para fazer as compras.

Os consumidores passaram a ser mais bem informados. Os depoimentos, avaliações e fóruns sobre os produtos na internet possibilitaram uma consciência maior. Assim, de certa forma, o poder foi transferido das empresas para os consumidores.

Além disso, uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que investir na presença digital pode ampliar as vendas do pequeno negócio.

O marketing digital é a adaptação do marketing à essa nova realidade. Ou seja, é a forma atual das empresas reforçarem sua marca e aumentarem as oportunidades de vendas.

Existem diversos canais de comunicação e relacionamento no marketing digital. Os principais são as redes sociais, sites institucionais, blogs, e-mail marketing e anúncios pagos. E esses canais são muito utilizados dentro de estratégias de inbound e outbound marketing.

Nesse artigo, você conhecerá as características de cada um desses canais e estratégias do marketing digital para aplicar em sua empresa.

Rede social

As redes sociais surgiram como uma forma de socialização online. Hoje em dia, também se tornaram um importante canal de comunicação das empresas com seu público. Assim, duas grande vantagens das redes sociais são: a ausência de custos e a possibilidade de segmentação.

As redes sociais são um ótimo canal para posicionar sua empresa como “autoridade” e possibilitar mais engajamento e interação com o seu público-alvo. Elas são importantes aliadas para aumentar o tráfego do site da empresa. Nesse sentido, quanto mais tráfego, mais relevante a empresa se torna para ferramentas como o Google.      

Mas o sucesso depende de boas estratégias de gerenciamento de redes sociais: quais redes usar, o que postar, quando postar, como interagir com os seguidores e como monitorar o desempenho.

As principais redes sociais como Facebook, Instagram e Tik Tok agregam bilhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, você precisa conhecer a “persona” do seu negócio e a jornada de compra dos clientes para descobrir em quais das redes está o seu público e qual a melhor forma de se comunicar com ele.

As pessoas utilizam as redes sociais com o objetivo de informarem, se divertirem ou se conectarem com outras pessoas. Portanto, a maioria de suas postagens deve estar conectada com esses objetivos e o conteúdo deve ser relevante para seu público.

As postagens explícitas sobre seus produtos não devem dominar a pauta. É importante criar uma conexão emocional com seus seguidores. Assim, você deve humanizar suas postagens, estimular interações e sempre responder aos comentários.

Você deve criar um cronograma de publicações para manter um fluxo constante de postagens, alternando assuntos e formatos.

Por fim, é fundamental analisar com frequência os indicadores de desempenho das publicações feitas em redes sociais. Assim, você enxerga o que precisa de ajustes e toma decisões baseadas em dados para promover melhorias contínuas.

Site Institucional

O site da empresa é outro importante canal de divulgação no marketing digital. Muitas vezes, é por onde os potenciais clientes tem o primeiro contato com seu negócio. Ou seja, ele funciona como uma espécie de vitrine virtual.

Para realmente atrair e reter a atenção das pessoas, você deve aplicar as boas práticas de gestão de sites. O site precisa, por exemplo, ter um bom design, facilidade de navegação, conteúdo interessante e boa performance nos sites de busca (como o Google).

Existem duas formas de aparecer nas pesquisas do Google: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos (anúncios).

Técnicas de programação e produção de conteúdo, chamadas SEO (Search Engine Optimization), podem ser adotadas para aumentar a visibilidade dos sites. Por exemplo: utilizar palavras-chave no conteúdo, ter site responsivo para celulares, utilizar links com outros sites.

O site deve ter uma identidade visual padronizada e transmitir os valores do seu negócio. As cores, fontes e imagens precisam estar adequadas ao seu público-alvo. Por fim, clareza e facilidade de navegação também são elementos importantes.

O site deve ter as principais informações de contato e a descrição e diferenciais dos produtos e serviços da empresa. O conteúdo deve usar técnicas de copyright, principalmente gatilhos mentais, para persuadir os visitantes.

Outro fator determinante para a performance é o tempo de carregamento do site. Isso porque sites muito lentos não costumam ser priorizados pelo Google. Além disso, as pessoas tendem a abandonar sites que demoram para ser carregados.

Blog

Blog é um tipo de site frequentemente atualizado para publicar artigos, postagens e publicações. Ele pode ser parte do site institucional da empresa ou mesmo um site próprio.

A princípio, as pessoas usavam blogs para escrever sobre seu cotidiano, como uma espécie de diário. Na época, o conteúdo era muito pessoal e direcionado para os familiares e amigos próximos.

Porém, houve uma grande transformação no uso dos blogs e, atualmente, eles são muito utilizados pelas empresas para se comunicar com as pessoas. O conteúdo das postagens passou a focar nas necessidades, desejos, interesses e comportamentos do seu público.

Os blogs funcionam para estabelecer uma conexão mais profunda entre as marcas e os consumidores. Mais da metade das pessoas que navegam na internet leem blogs com regularidade.

Um blog é a principal engrenagem das estratégias de inbound marketing. Por isso, ele pode ser uma grande fonte de atração de pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Imagine que você tenha uma loja especializada em equipamentos para acampamento. E uma pessoa esteja fazendo pesquisas na internet sobre alternativas de lugares para acampar. Seria ótimo se essa pessoa, de alguma forma, tivesse acesso a seu site e conhecesse seu negócio.

Um blog tem o efeito de criar oportunidades como essa. Se o blog, por exemplo, tiver postagens de lugares interessantes para acampar, que é um dos desejos do seu público-alvo, poderá aparecer em pesquisas como essa e começar um relacionamento com um potencial cliente.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação e relacionamento através do envio de e-mails para uma lista de contatos com algum objetivo de marketing. Quando utilizado, tem potencial para aumentar o relacionamento, nutrir potenciais clientes com conteúdo, promover a marca, gerar vendas ou fazer pós-venda.

Uma vantagem do e-mail marketing em relação aos outros canais é que a comunicação é feita por um canal próprio, não depende da intermediação de uma plataforma. Diferente da comunicação em redes socias, site e blog que, de certa forma, depende dos algoritmos das plataformas para ocorrer e é imprevisível.

Outra vantagem é o formato livre de um e-mail. Isso porque ele não tem limite de caracteres, pode conter qualquer tipo de anexo, pode ter links, imagens e qualquer outro elemento gráfico.

Contudo, essa estratégia não pode ser usada de forma indiscriminada, enviando qualquer tipo de mensagem para qualquer tipo de pessoa, sem consentimento e com uma frequência muito grande. Pois as pessoas se incomodam com esse tipo de e-mail, os chamados spam.

Atualmente, as empresas utilizam ferramentas de automação para disparar o envio desses e-mails em larga escala. Essas ferramentas possuem recursos para evitar os spams. Por exemplo: opção de exclusão de cadastramento para os destinatários, segmentação dos contatos, programação dos envios, monitoramento de indicadores.

Anúncio pago

Os anúncios pagos são uma forma de aumentar o alcance de suas postagens nas redes sociais e do seu site no Google. E ferramentas como Facebook Ads e Google Ads ajudam na sua criação.

Nessas plataformas, os anunciantes configuram um público-alvo (redes sociais) ou palavras-chave (Google) e elas apresentam seus anúncios e cobram de você sempre que alguém clicar no anúncio.

Dessa forma, suas postagens nas redes sociais não ficam limitadas aos seus seguidores. E a visibilidade do seu site não fica limitada aos resultados orgânicos do Google.

Com a redução cada vez maior do alcance orgânico dessas plataformas nos últimos tempos, investir em anúncios pagos é uma importante estratégia para aumentar a presença na internet.

Os anúncios pagos na internet têm três grandes vantagens em relação aos anúncios pagos na mídia tradicional: custo, segmentação e indicadores de desempenho.

Isso porque ao investir qualquer valor, os anúncios são direcionados para o público de seu interesse. Além disso, é possível analisar os os investimentos através de indicadores de desempenho.

Evidentemente, quanto maior for o orçamento da campanha, maior será o alcance das postagens. Mas quem define o valor é o anunciante. Por isso, é uma forma democrática de anunciar, acessível para pequenos e médios negócios.

Com a segmentação de público, não se desperdiça recursos com pessoas que não se interessam pelo seu negócio. As campanhas são configuradas para atingir somente seu público-alvo (sexo, idade, localização, interesses, comportamentos) e, dessa forma, aumentar o retorno do investimento.

Os anúncios, dependendo da plataforma, podem ter diversos formatos: textos, imagens, vídeos. Os anunciantes competem entre si, em uma espécie de leilão.

A priorização de exibição dos anúncios é feita considerando a concorrência (quem pagou mais) e o desempenho do anúncio (qualidade da imagem, quantidade de interações, compatibilidade entre anúncio e site de destino).

Inbound e outbound no marketing digital

Inbound e outbound são duas estratégias de marketing digital que se diferenciam entre si pela forma como os canais de comunicação são usados para chamar a atenção dos potenciais clientes.

O inbound marketing utiliza uma abordagem mais sutil, focando na produção de conteúdo relevante para o público e, por isso, por isso é chamado de marketing de atração. O objetivo é atrair e fidelizar os clientes, no lugar de ir atrás deles.

A ideia é criar relacionamentos através do fornecimento de informações úteis, sem incomodar as pessoas, que chegam às empresas por conta própria. Dessa forma, ele é um investimento a longo prazo na relação com o público e na conversão das vendas.

Por isso, no inbound marketing é essencial conhecer as necessidades e desejos do seu público e oferecer conteúdo para ajudá-los. A produção de conteúdo útil e de qualidade é a “isca” para atrair a atenção das pessoas.

Já o outbound marketing utiliza uma abordagem mais agressiva e direta, focando na promoção da marca de forma direta e ativa. Por isso, é conhecido como marketing de interrupção. Ou seja, é o modelo que usa a publicidade contínua para divulgar a empresa.

O outbound procura desviar a atenção das pessoas através de um estímulo direcionado. Por exemplo: feed de notícias das redes sociais, propagandas que interrompem a visualização de vídeos, mala direta por email e pop-ups durante a navegação em sites.

Essas duas estratégias também podem ser utilizadas em conjunto, uma complementando as ações da outra, utilizando o funil em Y.

Como se viu nesse artigo, o marketing digital traz para as empresas várias possibilidades eficientes de se comunicar com seu público e muitas vantagens em relação ao marketing tradicional.

Agora que você já conhece sobre marketing digital, que tal então consultar outros artigos como esse em nosso blog?

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