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Principais indicadores de desempenho no marketing digital

Quer saber quais são os indicadores de marketing digital mais adequados para avaliar a eficácia da sua estratégia de marketing digital? Veja como defini-los!
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Sumário

Saber quais são os melhores indicadores de marketing digital e desempenho não é uma tarefa simples e a resposta será sempre “depende”.  

Os indicadores de desempenho, ou KPI (Key Performance Indicator), são uma importante ferramenta para medir a performance da sua empresa em relação aos objetivos que você estabeleceu anteriormente. Eles irão mostrar se você está no caminho certo ou não e darão pistas do que pode ser melhorado.  

A base do marketing digital são os dados, uma vez que podemos medir praticamente tudo. Através deles você pode analisar numericamente o seu desempenho, afastando os achismos e permitindo avaliar o retorno do investimento realizado.  

Assim como não existem fórmulas prontas que funcionem da mesma forma para todo mundo, não espere encontrar uma receita de bolo quando se trata de indicadores de desempenho. Existem dezenas de indicadores de performance e você precisará escolher aqueles que são mais relevantes dentro da realidade atual da sua empresa.   

Isso significa dizer que assim como é única a sua estratégia de marketing digital, os melhores indicadores de desempenho são sempre relativos e variam de acordo os objetivos que você deseja atingir.   

Para saber quais números olhar para mensurar a eficácia das suas estratégias, a primeira coisa que você precisa fazer é responder à seguinte pergunta: Quais resultados eu desejo alcançar? Com isso em mente, ou seja, sabendo onde quer chegar, fica mais fácil avaliar o caminho.  

Indicadores de desempenho mais populares no marketing digital  

Para ajudar na identificação dos principais KPIs para o seu negócio, vamos considerar como exemplo dois objetivos estratégicos que costumam estar no topo dos planejamentos de marketing digital:   

Para cada um desses objetivos, elencamos alguns indicadores de desempenho de marketing digital que você precisa ficar de olho para saber se sua estratégia está no rumo correto. Vamos ver quais são?  

Indicadores de Desempenho para Aumentar o Tráfego  

Se a sua estratégia de marketing digital tiver como objetivo gerar tráfego para o seu site ou blog corporativo, sugerimos olhar para os seguintes indicadores.  

Tráfego mensal  

Como o nome propõe, esse indicador refere-se à quantidade de visitantes que o seu site recebe durante um intervalo de tempo estabelecido.  

Ao olhar para o tráfego, também é importante compreender:  

  • percentual de visitantes que retornaram ao site em relação à quantidade total (visitantes recorrentes)  
  • percentual de visitantes novos em relação à quantidade total  

Origem por tráfego  

Significa saber de onde estão vindo as pessoas que acessam o seu site, para mensurar a efetividade dos diferentes canais de aquisição. Esse indicador é especialmente útil quando uma empresa tem diversas campanhas acontecendo simultâneamente.  

Ele permite, portanto, que você compare as estratégias utilizadas nos diferentes canais geradores de tráfego, tais como: anúncios pagos, anúncios em sites de busca, redes sociais, dentre outros. Além disso é possível comparar com o tráfego originado organicamente, ou seja, através de estratégias como SEO e marketing de conteúdo.  

Taxa de Rejeição  

Se você está buscando gerar tráfego é muito importante não olhar apenas para quem entra, mas também para quem sai imediatamente após entrar, sem clicar em nada. É isso que mede a taxa de rejeição ou bounce rate.  

O “abandono” da página pode significar uma série de fatores: a pessoa não achou o que estava buscando, não gostou do conteúdo e/ou design da página, falhas no carregamento da página, não há links para que a navegação continue, falta de CTAs (call to action) envolventes, dentre tantos outros.  

Importante destacar que nem toda taxa de rejeição alta necessariamente têm um significado negativo. Isso porque, como a taxa mede a interação, há páginas que geram uma maior necessidade de interação, como o preenchimento de um cadastro, por exemplo. E há páginas onde o visitante acaba não precisa acessar outra página após encontrar o que estava buscando, como a página de um blog.  

A taxa de rejeição não deve ser confundida com a taxa de saída de uma página, que corresponde à quantidade de pessoas que deixa o site naquela página específica.  

Indicadores de Desempenho para Gerar Leads e Vender Mais  

Leads são os seus clientes potenciais. Eles têm o perfil do seu cliente ideal, já se interessaram pelas soluções apresentadas pela sua empresa e poderão ser convertidos em clientes reais.   

Se a sua estratégia tiver como objetivo a geração de leads, é importante considerar na sua análise os seguintes indicadores de desempenho.  

Número de leads gerados  

Trata-se da quantidade de pessoas que se aproximaram do seu site e que têm potencial de se transformarem em clientes. Para que um visitante do seu site se transforme em um lead é importante que você consiga captar o seu contato, para usar em estratégias futuras.  

É importante ter o número total de leads gerados, mas também dividi-los pelas estratégias que você está utilizando para conseguir tais leads. Só assim você poderá compará-las e saber quais estão dando mais resultados.  

Esse indicador deve considerar a razão entre a quantidade de visitantes do site e a quantidade de leads gerados. E, você ainda pode dividir os leads gerados a partir de diferentes estratégias, tais como:  

  • porcentagem de novas assinaturas da newsletter  
  • percentual de pessoas que baixaram algum conteúdo oferecido, como e-books  
  • porcentagem de pessoas que se inscreveram em algum evento, como um webinar, por exemplo   

Número de leads qualificados  

Uma estratégia baseada na geração de leads existe para qualificá-los, ou seja, nutri-los com informações do seu interesse para que eles se tornem clientes.  

Então, além de olhar para a quantidade de leads conquistados, é importante saber qual o percentual dos leads qualificados, isto é, aqueles leads que chegaram a solicitar um orçamento da sua empresa.  

Taxa de conversão  

E finalmente, a taxa de conversão, um dos indicadores de venda mais importante. Trata-se da relação entre a quantidade de oportunidades de negócios geradas (os leads qualificados) e aquelas que se efetivaram em vendas.   

Custo de Aquisição de Clientes  

O custo de aquisição é valor total que foi investido para converter um cliente potencial em cliente real, ou seja, quanto custou adquirir esse cliente.   

Algumas dicas para usar Indicadores de desempenho de marketing digital  

Uma vez definidos os indicadores de desempenho de marketing digital que serão usados na avaliação do seu negócio é importante levar em consideração algumas dicas:  

  • evite analisar uma quantidade muito grande de indicadores de desempenho e concentre-se nos principais KPIs que melhor apresentam os resultados que você obteve, sejam eles bons ou ruins.  
  • use taxa de crescimento ao invés de números absolutos: isso é importante para facilitar a interpretação dos resultados. Ao invés de acompanhar os números, foque em analisar o % de crescimento desses números em relação ao período anterior.   
  • estabeleça um período a ser analisado: as métricas precisam ser acompanhadas no tempo para poder compará-las com o período anterior e então conseguir observar o comportamento dos indicadores analisados. Você pode estabelecer análises semanais e mensais.  
  • relevância dos indicadores em relação aos seus objetivos: mais uma vez reforçamos a importância de olhar para os indicadores cujas métricas acompanham as estratégias implementadas. Deste modo, você não terá números soltos, que não lhe permitem acompanhar a eficácia das suas ações.  

Luana Fernandes, sócia e diretora de criação da Solare Interativa, agência de Marketing Digital com foco em desempenho, acrescenta:  “as métricas nunca podem ser medidas de forma isolada e sim com informações cruzadas. Mais do que isso, para uma visão analítica dos resultados, é preciso ter histórico, só assim obtemos um parâmetro de comparação para que possamos tomar ações de otimização mais assertivas”. 

Cuidado com as métricas de vaidade  

Um cuidado que você precisa ter quando estiver definindo quais são os  indicadores de desempenho de marketing digital que irá acompanhar é não deixar-se levar por “métricas de vaidade”.  

O termo foi criado por Eric Ries e refere-se a uma espécie de indicadores superficiais, que não medem a performance da empresa em relação aos objetivos que ela definiu, nem ajudam a gestão na tomada de decisão.    

Eles costumam ser usados para “transparecer bons resultados” em um relatório gerencial, mas no fundo apresentam pouca relevância para a conquista dos objetivos que a empresa estabeleceu.  

Apesar de parecer interessante mostrar um crescimento expressivo no número de curtidas no Facebook, por exemplo, esse dado pode não contribuir para aumentar as vendas da empresa, por exemplo.   

E você, quais indicadores de desempenho tem usado para avaliar a sua estratégia de marketing digital? Comenta aqui embaixo.  

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