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4 dicas para turbinar o site da sua empresa

otimização site
Dicas para turbinar o site da empresa, que é o principal canal de divulgação de seus produtos e serviços: layout, conteúdo, velocidade e SEO.
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Sumário

Atualmente, o site de uma empresa é o principal canal de divulgação de seus produtos e serviços. É por meio dele que, normalmente, as pessoas tem o primeiro contato. Nesse artigo, vamos apresentar algumas dicas para você turbinar o site da sua empresa.

O site é como uma vitrine institucional online. Por isso, ele deve atrair a atenção dos visitantes e transmitir autoridade. Isso é possível através de design atrativo, facilidade de navegação, conteúdo interessante e boa performance nos sites de busca.

Por isso, é fundamental que ele seja construído e atualizado usando as melhores práticas para atrair e reter muitos visitantes. E, dessa forma, seja realmente um aliado para aumentar as vendas do seu negócio.

Mas você sabe o que diferencia um site amador de um site profissional? O site da sua empresa tem os principais requisitos para atrair a atenção dos visitantes?

Continue então lendo nosso artigo para conhecer 4 dicas para turbinar o seu site e se diferenciar da concorrência.

1. Ter layout atraente

A primeira das dicas para o site é que ele seja construído considerando sempre o perfil do público-alvo da empresa. Ou seja, a escolha das cores, o tipo de fonte das letras e as imagens devem ser condizentes com as pessoas que você quer atrair.

Por isso, um site de uma loja de brinquedos, por exemplo, deve ser visualmente bem diferente de um site de um escritório de advogados. Os aspectos visuais podem transmitir alegria, seriedade, luxo, simplicidade e essas mensagens subliminares devem estar de acordo com o que as pessoas procuram em empresas como a sua.

Para fortalecer uma identidade visual e transmitir profissionalismo esses elementos devem ser padronizados durante todo o site.

Além disso, outros aspectos devem ser considerados:

  • procurar usar textos escuros sobre fundo claro;
  • evitar elementos que possam tirar o foco dos visitantes (animações complexas e ícones se movimentando, por exemplo);
  • usar o logotipo da empresa;
  • utilizar fotos de alta qualidade;
  • deixar um botão com link para página inicial sempre visível.

2. Oferecer conteúdo relevante

A página inicial do site já deve conter as informações mais relevantes da empresa: os dados para contato (telefone, email, redes sociais), as soluções para as necessidades dos clientes (como a empresa agrega valor) e os seus diferenciais em relação à concorrência.

Os textos devem ser persuasivos e produzidos com técnicas de copywriting. Os visitantes devem sempre ser conduzidos para fazerem alguma ação desejada (ligar, preencher formulário, clicar em um link).

Os formulários para preenchimento de dados pessoais devem ser o mais simples possível e ter poucos campos. Dessa forma, não incomoda os visitantes e aumenta o tempo de permanência no site.

Por fim, se a empresa vende uma quantidade grande de produtos, talvez seja interessante criar páginas específicas para os produtos (ou categorias de produtos). Dessa forma, os usuários interessados em um tipo de produto específico, poderão sempre ser direcionados para essa página no lugar de páginas genéricas com produtos que talvez eles não tenham interesse.

3. Carregar com velocidade

Mas não basta ter um site visualmente atraente e com conteúdo de qualidade. Ele deve ter também um bom desempenho nos sites de busca, como o Google por exemplo.

Para que seu site seja encontrado pela maior quantidade possível de pessoas, é importante que ele atenda a alguns requisitos dos sites de busca. Sem isso, ele poderá nunca ser exibido nas pesquisas ou ser exibido com menos frequência que seus concorrentes diretos.

O Google sempre privilegia os sites que proporcionam a melhor experiência para quem está fazendo as buscas. Por isso, a velocidade de carregamento do site é um dos requisitos importantes.

Quanto mais lento for o site, menor será a chance de ele ser exibido. Por isso, o desenvolvedor do site deve usar ferramentas e técnicas para evitar que o site fique lento. Além de utilizar imagens comprimidas e em formatos mais avançados.

Existem algumas ferramentas para verificação e comparação da velocidade do seu site com outros. O próprio Google tem o Test My Site que é bem fácil de ser utilizada e dá dicas para melhorar a performance.

4. Utilizar técnicas de SEO

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são práticas de programação e produção de conteúdo utilizadas para aumentar os acessos ao site. Existem inúmeras estratégias e elas são sempre atualizadas com o tempo. Por isso, existem profissionais especialistas nesse assunto.

Mas algumas medidas básicas já podem trazer grandes impactos na quantidade de acessos. Ter um site que funcione bem tanto quando acessado por computadores ou celulares é uma delas. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza celulares para fazer suas pesquisas, mas muitos sites antigos ainda não funcionam bem nas telas menores desses dispositivos.

 Os sites de busca privilegiam os sites chamados “responsivos”, que são aqueles que se adaptam ao tamanho da tela de qualquer dispositivo.

Outra dica importante é utilizar ao longo do site, as principais “palavras-chave” pelas quais você acredita que seu público-alvo utiliza nas pesquisas. Essas palavras-chave devem ser usadas nos textos, nos cabeçalhos e nas legendas das imagens.

Também ajuda quando existem links para seu site em outros locais da internet (como redes sociais e algum outro site). E também o contrário: seu site ter link para um vídeo da empresa publicado no Youtube, por exemplo. Essas referências cruzadas transmitem uma mensagem de autoridade no assunto para os sites de busca e podem aumentar os acessos.   

Além dessas dicas, também é importante você acompanhar periodicamente os indicadores de desempenho do site como a quantidade de acessos, tempo de permanência, quantidade de conversões, origem das visitas. Dessa forma, é possível analisar os resultados e implementar melhorias contínuas.

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