fbpx

Abrir Filial – guia completo com tudo que você precisa saber

Aprenda como abrir filial do zero e tire todas as suas dúvidas antes de expandir o seu negócio a partir deste guia prático.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Em algum momento, todo empresário pensa nas tantas possibilidades que abrir uma filial da sua empresa pode proporcionar. Na prática, você expande a sua participação no mercado e ao mesmo tempo amplia os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.

De antemão, uma filial consegue catapultar o sucesso do seu negócio de duas formas, sendo ambas igualmente úteis. Na primeira, você aumenta a presença na praça de venda e estreita o relacionamento com o seu público alvo.

A outra forma é utilizar o popular sistema de franquias. Aqui, você busca novos associados e apresenta a sua fórmula de gestão para conseguir resultados cada vez melhores. Especialmente desta forma, você precisa ter um negócio muito bem estabelecido.

Em qualquer um dos dois casos acima, você, eventualmente, precisará abrir filial para concretizar as suas metas. Justamente por isso, hoje nós preparamos este guia completo sobre como expandir o seu negócio e reunimos todos os passos necessários para começar!

O que é abrir filial de empresa?

O processo de abrir filial significa criar um novo CNPJ baseado em um CNPJ já existente, ou seja, abrir uma empresa vinculada à outra.

Assim, com o CNPJ vinculado, você pode replicar um modelo de negócio a outras empresas, podendo, inclusive, utilizar a marca já existente. Na prática, isso acelera bastante os ganhos do empresário por não ter que buscar estratégias de penetração e reconhecimento em uma praça.

Dessa forma, a primeira empresa aberta é chamada de matriz e os demais negócios são caracterizados como filiais. Inclusive, as principais obrigações das filiais, normalmente, são realizadas pela empresa matriz, como o investimento em marketing, a otimização dos produtos/serviços etc.

E isso justifica a necessidade de ter um plano de negócios bastante consolidado antes de abrir filial. Caso contrário, as chances de encontrar dificuldades na hora de realizar a gestão de todas as tarefas são bem altas.

Fora isso tudo, as filiais também operam com bastante independência, sendo um negócio totalmente novo, com metas e resultados próprios. Vale destacar que o elo entre a filial e a matriz não descarta as tarefas que todo empresário enfrenta ao longo dos meses.

Sendo assim, uma filial precisa pagar impostos, ter licenças para operar e acompanhar as alíquotas do negócio. No dia a dia, uma filial segue como uma empresa totalmente nova, com algumas vantagens que podem gerar lucros mais rápidos e precisa cumprir uma série de requisitos junto à empresa matriz.

Quando devo abrir uma filial?

Por mais que pareça interessante, abrir filial está longe de ser algo fácil. A decisão precisa ser baseada em um histórico de sucesso que justifique a adesão de outros empreendedores.

Para saber quando a abertura de novas empresas através de um programa de filial se justifica, você deve levar alguns pontos em consideração.

Por exemplo, perguntar-se sobre o objetivo de operar em uma outra praça e, acima de tudo, o sucesso em diferentes bairros, cidades ou estados.

Vimos que uma filial opera como um negócio independente. Portanto, o empresário responsável pela nova empresa tem liberdade para tomar decisões, sejam elas positivas ou negativas.

Com isso em mente, cabe à matriz criar um plano de negócio que busque garantir o sucesso dos novos empreendedores. Muitas vezes, há a necessidade de impor limites na tomada de decisão, seja na oferta de produtos/serviços, nas estratégias de marketing ou no processo de vendas.

Também vale destacar que a abertura de uma filial se torna vantajosa de acordo com o CEP. Isto é, caso um bairro ou município tenha uma demanda latente, uma filial pode explorá-la a partir de uma franquia em específico.

Aos empresários que pensam em abrir filial de serviços B2B, o sucesso depende de fatores voltados ao plano de negócios. Aqui, a aceitação de novos negócios vinculados à sua empresa depende da capacidade de garantir bons resultados.

Como abrir uma filial? Passo a Passo

O processo de abrir filial é parecido com os trâmites de abertura de um novo negócio. Aqui, porém, deve-se estar atento a algumas particularidades.

Abaixo você encontra o nosso guia de como abrir uma filial!

1. Registre-se na Junta Comercial

Ainda na Junta Comercial, você pode entrar com o processo de registro assim que tiver em mãos a Consulta de Viabilidade devidamente aprovada. Geralmente, o requerimento para este pedido é definido como “abertura de filial/franquia”.

Vale destacar que os estados e DF seguem diretrizes próprias de abertura. Mesmo assim, todos os processos e pedidos são bem parecidos.

Ainda nesta etapa, o empresário deve ter em mãos alguns documentos. Entre eles estão:

  • Requerimento impresso (na maioria das vezes, este requerimento fica disponível para download no site oficial da Junta Comercial do estado);
  • Ficha Cadastral preenchida;
  • Via impressa da Consulta de Viabilidade;
  • Via impressa do Instrumento de Alteração Contratual, que classifica o novo negócio como filial;
  • Comprovante de pagamento da taxa da Junta Comercial.

2. Peça o número de CNPJ da filial

Ao ter a sua empresa caracterizada como matriz, você pode ir à Receita Federal e entrar com o pedido de emissão de número de CNPJ para uma filial. Portanto, caso encontre empresas interessadas no seu plano de negócios, você fica responsável pela criação do CNPJ da futura afiliada.

Dessa forma, o processo de abrir filial é caracterizado pela repetição do CNPJ da empresa matriz. Com isso, a nova empresa possui os oito primeiros dígitos da matriz. Para entender melhor, os 14 dígitos do CNPJ são divididos da maneira a seguir:

  • Até o oitavo dígito fica os números raízes da matriz;
  • Entre os nono e décimo segundo dígito, o número do estabelecimento;
  • Já os dois últimos dígitos se referem ao número verificador.

3. Esteja atento à consulta de viabilidade

A Consulta de Viabilidade é uma recomendação para os empresários interessados em trabalhar com o sistema de franquias.

De acordo com a Junta Comercial do estado, pode ser que seja necessário apresentar informações financeiras e estruturais do seu negócio. Isso evita possíveis prejuízos ao seu negócio e também aos empresários interessados em participar da sua empresa.

Assine a newsletter da Valoreasy

Agora você já sabe abrir uma filial e está pronto para quando for necessário dar este importante passo!

Mesmo assim, você sempre pode ser surpreendido com uma nova forma de expandir e ampliar ainda mais o seu negócio. Justamente por isso, nós convidamos você a fazer parte da nossa newsletter.

Produzimos conteúdos únicos, especiais e gratuitos sobre os assuntos mais úteis para você, empresário. Portanto, não fique de fora e assine aqui a newsletter da Valoreasy!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!