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5 dicas para gerenciar as redes sociais da empresa

Dicas de como gerenciar bem as redes sociais da empresa para aumentar a visibilidade no mercado e conquistar novos clientes.
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Sumário

Você já deve ter percebido que fazer sucesso nas redes sociais é um grande diferencial para qualquer negócio. Mas você sabe como gerenciar suas redes sociais de forma profissional e obter vantagem competitiva no mundo digital?

Estar presente nas principais redes é quase uma obrigação para a maioria dos ramos de negócios. Isso porque o brasileiro é um dos povos que mais utiliza as redes sociais. E quase todos os usuários seguem alguma marca.

Ter boa presença nas redes significa aumentar a visibilidade no mercado e conquistar novos clientes. Além disso, as redes sociais também aproximam as pessoas das empresas e tornam a comunicação mais leve e fluída.

As redes são importantes aliadas no aumento do tráfego de visitantes para o site da empresa. Isso porque quanto maior for o tráfego, mais relevante se tornará sua empresa para os sites de busca (como o Google) e maior será a chance de ser apresentada nas primeiras posições das pesquisas.

As redes sociais também são um ótimo canal para posicionar sua empresa como uma autoridade. Além de possibilitar mais engajamento e interação com o seu público-alvo.      

Mas ter presença nas redes sociais é muito mais do que fazer postagens aleatórias com fotos bonitas e textos interessantes. É necessário adotar boas práticas de gestão.

Nesse artigo vamos apresentar algumas medidas que poderão fazer seu negócio “bombar” nas redes sociais.

Quais redes sociais utilizar

Cada rede social tem características e estilos próprios e atrai pessoas com perfis diferentes. Atualmente, as principais são o Facebook, o Instagram, o Linkedin e, mais recentemente, o TikTok.

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo e possui várias funcionalidades diferentes para conectar pessoas e fazer negócios. O Instagram é focado em imagens e vídeos curtos e é mais “descolado”. O Linkedin é voltada para contatos profissionais. Por fim, o TikTok é muito usada por adolescentes e algumas celebridades.

O importante é que a empresa esteja onde seu público está. Para isso, deve conhecer seu público-alvo e fazer testes para descobrir quais os canais mais adequados.

Uma prática comum é estar presente nas redes sociais mais abrangentes, como Facebook e Instagram e, dependendo do tipo de negócio, escolher também alguma outra de nicho, como TikTok ou Pinterest.

Conhecer a persona do seu negócio e a jornada de compra dos clientes ajuda a escolher quais são as redes sociais com mais potencial. Também é essencial para definir o tom certo de comunicação e o conteúdo mais atraente.

As contas nas redes sociais devem ser configuradas para ter o máximo de informações sobre sua empresa (email, telefone, endereço físico, site). Deve ter também uma biografia simples e direta, mas que expresse de forma resumida o que a empresa faz, suas especialidades e seus diferenciais.

As imagens utilizadas nos perfis e nas capas devem sempre ser de boa qualidade, devem chamar a atenção dos visitantes e transmitir uma imagem compatível com a empresa. Afinal, elas têm a função de ser “o rosto” do seu negócio.

O que postar

As pessoas acessam as redes sociais para se informar, se divertir ou se conectarem com outras pessoas. Quase ninguém acessa com o objetivo de comprar ou visualizar anúncios de empresas.

Por isso, sua empresa deve fazer muito mais postagens com conteúdo relevante para o seu público do que propagandas diretas dos seus produtos. Uma relação 75% (conteúdo) x 25% (publicidade) normalmente é o ideal. O conteúdo evidentemente deve estar relacionado com seu universo de atuação.

As postagens devem ter relevância, autenticidade, beleza e bom senso. Além disso, quando utilizam uma identidade visual (cores, bordas, fontes) transmitem profissionalismo e facilitam o reconhecimento e familiaridade com a marca.

As imagens também devem ter boa qualidade e os textos precisam ser interessantes e criativos. Variar os formatos das postagens (imagens, vídeos, frases, questionários) estimula a curiosidades das pessoas e aumenta o engajamento.

Alguns conteúdos costumam gerar engajamento e são bastante utilizados por algumas empresas:

  • frases, citações e conteúdo motivacional;
  • dia a dia do negócio (bastidores);
  • fotos de pessoas utilizando seus produtos ou depoimento de clientes satisfeitos;
  • dicas dos produtos e serviços;
  • curiosidades do nicho de atuação;
  • dúvidas frequentes dos clientes;
  • datas comemorativas e eventos;
  • perguntas e enquetes;
  • humor, brincadeiras e virais;
  • transmissões ao vivo.

Quando postar

A consistência das postagens é um fator determinante para o algoritmo das redes sociais. Ou seja, as contas que ficam muito tempo sem postar ou que fazem postagens com uma periodicidade muito irregular costumam ser penalizadas.

Por outro lado, publicações em excesso (overposting) podem incomodar e afastar os seguidores. Na verdade, não há regras gerais para isso. Mas o ideal é que sejam feitas no mínimo duas postagens por semana e no máximo três postagens por dia.

Deve ser feito um planejamento, criando um cronograma para as postagens. Deve haver alternância entre assuntos, formatos e tipos. De qualquer forma, são os testes que vão apontar para o que funciona melhor para o seu negócio.

Também é importante escolher o dia e o horário das postagens de forma criteriosa. As postagens podem ser feitas nos momentos que a maioria dos seus seguidores estão online (o que é mais comum) ou um pouco antes (para evitar a concorrência).

Algumas redes oferecem estatísticas dos períodos de maior audiência de sua conta. Esses dados são essenciais para gerenciar as redes sociais. Eles devem ser usados nas tomadas de decisões.

Como interagir com os seguidores

É fundamental procurar criar conexão emocional com os seguidores. Isso é possível através da linguagem adequada, da humanização das postagens e de conteúdos que transmitam transparência, como os bastidores, por exemplo.

Também é importante responder sempre aos comentários dos seguidores. Afinal, não há nada mais frustrante no ambiente virtual do que ser ignorado.

Outra sugestão é sempre estimular alguma ação do usuário (curtida, compartilhamento, marcação de amigos, comentários). Faça perguntas relacionadas ao seu negócio. Pois quanto mais engajamento ocorrer maior será a relevância de sua conta.

Algumas redes sociais disponibilizam estatísticas sobre a interação com os seguidores (percentual de mensagens respondidas, tempo de resposta). Esses números são levados em consideração para aumentar ou diminuir a visibilidade da conta.

Em algumas ocasiões, podem surgir comentários negativos com críticas e reclamações. Nesses momentos, é importante fazer uma gestão de crise e procurar transformar o problema em algo positivo.

Por fim, as formalidades de um ambiente de negócios devem ser deixadas de lado (sem abrir mão do profissionalismo). Ou seja, você deve interagir muito mais como um amigo e do que como um comerciante.

Como monitorar o desempenho

Para melhorar continuamente o desempenho é necessário consultar periodicamente as estatísticas da sua rede social. Dessa forma, é possível multiplicar o efeito do que está fazendo sucesso e não repetir aquilo que não está trazendo o resultado esperado.

Existem vários indicadores diferentes e você deve escolher acompanhar aqueles mais significativos para a estratégia da sua empresa. Por exemplo: total de seguidores, entrada e saída de seguidores, alcance das postagens, quais postagens estão tendo mais curtidas e mais engajamento, quais estão tendo menos.

As redes sociais possuem algoritmos para definir a relevância que uma conta tem para a outra pessoa. Dessa forma, nem todos os seguidores recebem tudo o que é postado na conta. Por isso, existe uma espécie de batalha interna nas redes sociais para conseguir uma boa colocação nos rankings desses algoritmos.

Esses algoritmos processam centenas de variáveis para formar esses rankings e para decidir quantas pessoas irão receber sua postagem. Por exemplo, quanto mais interação a postagem gerar, para mais pessoas ela será distribuída. Outro exemplo: quanto mais recente for a publicação, maior a chance de ser enviada.

Por outro lado, algumas interações negativas dos seguidores, como reportar a publicação como “spam” ou ocultá-la podem fazer os algoritmos diminuírem o alcance delas.

Por isso tudo, gerenciar bem suas redes sociais é importante. De forma resumida, o sucesso nas depende da aparência e da forma como as postagens impactam os seguidores (look & feel), da relevância e qualidade do conteúdo e do relacionamento com os seguidores.

Agora que você já sabe como gerenciar as redes sociais, que tal então consultar nosso artigo sobre como turbinar o site de sua empresa para melhorar a presença digital da sua empresa.

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