Ética e sustentabilidade nas empresas são fatores determinantes para o sucesso empresarial. Na sociedade atual, o compromisso socioambiental tem sido uma exigência dos consumidores, e um fator determinante para suas escolhas. Essa nova perspectiva faz parte da sua cultura empresarial?
Por isso, para serem respeitadas e admiradas, a atuação das empresas precisa agora ser guiada pela ética e pela sustentabilidade. Ou seja, a adesão dos consumidores, cada vez mais conscientes, está relacionada à boa reputação da empresa.
Portanto, a gestão dos negócios não deve mais considerar somente aspectos econômicos, tecnológicos e operacionais para reduzir custos e potencializar vendas. Também é necessário atender a padrões éticos e de responsabilidade socioambiental.
Atualmente, várias entidades avaliam e divulgam selos, rankings e certificações sobre ética e sustentabilidade nas empresas. Além disso, a internet e as redes sociais possibilitam uma vigilância constante da população.
Nesse sentido, a tendência é que as empresas que busquem somente o lucro, desprezando os impactos social, econômico e ambiental, percam mercado ou, usando um termo bem atual, sejam “canceladas”.
Nesse artigo, vamos esclarecer o que é ética e sustentabilidade nas empresas, como isso impacta os negócios, a realidade brasileira e qual é o caminho para que sua empresa tenha mais responsabilidade socioambiental.

O que significa ética e sustentabilidade?
Vamos começar analisando o que é ética. Muitas pessoas confundem ética com leis, afinal de contas, existe uma relação entre elas: as leis geralmente são estabelecidas seguindo princípios éticos, mas a ética não deve ser reduzida ao cumprimento da legislação.
Isso porque ser ético é mais amplo do que ser cumpridor da lei. Quem não cumprir a lei pode sofrer algum tipo de sanção, mas não ser ético nem sempre envolve punições. Ser ético é se comportar de forma exemplar, baseado em valores morais.
A sustentabilidade, por sua vez, está associada a “sustentar”, ou seja, manter funcionando, manter vivo. Assim, uma sociedade que usa exageradamente os seus recursos pode não conseguir se sustentar por muito tempo.
Portanto, ética e sustentabilidade são duas ideias complementares. A ética busca o bem dos seres humanos, já a sustentabilidade busca o bem do planeta como um todo.
Empresas socialmente responsáveis são aquelas que atuam de acordo com os princípios morais e tornam-se parceiras da comunidade no seu desenvolvimento social. São consideradas ambientalmente responsáveis quando suas ações colaboram para o equilíbrio do meio ambiente.
Esses valores intangíveis merecem tanta atenção quanto os valores tangíveis (instalações, equipamentos, matéria-prima, recursos humanos). Pois a ética e a sustentabilidade passaram a ser valores que asseguram a reputação da empresa, sua sobrevivência e seus bons resultados.
Empresas com esse perfil destacado em sua cultura, passam a considerar os interesses e demandas de todas as partes de seu entorno (proprietários, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade, governo) nas suas estratégias e no seu planejamento.
Exemplos de ética e sustentabilidade nas empresas
A ética empresarial pode ser compreendida como um conjunto de ações que devem ser adotadas pelas empresas. Veja alguns exemplos de medidas que contribuem para a sustentabilidade:
- Alinhar condutas pessoais dos colaboradores para inibir injustiças e preconceitos;
- Não procurar levar vantagens desonestas na relação com fornecedores, clientes e concorrentes;
- Investir em ações de responsabilidade social na comunidade;
- Consumir água e energia de forma consciente;
- Facilitar a reciclagem;
- Evitar poluição do meio ambiente;
- Reduzir uso de materiais descartáveis;
- Utilizar lâmpadas e equipamentos que consomem menos energia.
Evidentemente, ética nos negócios não significa ser uma instituição de caridade. As empresas devem continuar a gerar lucro, mas de forma responsável. Assim, os lucros, as pessoas e o planeta não podem estar separados.

Qual o impacto da ética e da sustentabilidade nas empresas
Com consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, a exigência por mais transparência e responsabilidade socioambiental das empresas aumentou. A reputação da empresa é construída a partir da sua atuação responsável com a sociedade e com o ambiente. A queda dessa credibilidade pode ser fatal para um negócio.
Portanto, a ética empresarial pode ser compreendida a partir do respeito aos seus clientes, da responsabilidade das propagandas, do tratamento dispensado aos colaboradores, cuidado com o meio ambiente e comportamento no mercado.
São as condutas das empresas para reduzir os impactos ambientais e manter o equilíbrio ecológico que consolidam a ética e sustentabilidade nas empresas e constroem seu papel na sociedade.
Os impactos positivos podem ser vistos também nos cofres públicos. Os gastos com a recuperação do meio ambiente podem ser direcionados para investimentos em saúde e educação, por exemplo.
A ética empresarial na prática significa fomentar boas relações entre os colaboradores, com os fornecedores, clientes, estado e comunidade. Evitar qualquer tipo de interação tóxica entre as pessoas proporciona relações mais harmoniosas e justas, gerando benefícios coletivos.
Cada vez mais, empresas estão criando códigos de cultura e códigos de ética para deixar claro internamente e externamente quais são seus valores e como querem ser reconhecidas.
A ética empresarial no Brasil
Infelizmente, as empresas brasileiras, de forma geral, não estão se saindo tão bem nesse desafio. É difícil falar em ética em um país que ocupa a 107ª posição no principal ranking de corrupção no mundo, produzido pela Transparência Internacional. Algumas práticas e crenças nocivas e antiéticas estão arraigadas na cultura brasileira e comprometem muito a reputação das empresas.Existem expressões que já fazem parte do vocabulário brasileiro:
- Suborno é o lubrificante do mundo dos negócios;
- Um pouco de desonestidade faz as coisas acontecerem;
- Não é possível sobreviver sem sonegar impostos;
- Devemos ser leais para “os de dentro” e espertos para “os de fora”;
- Interesses individuais devem sempre vir antes dos interesses coletivos;
- Todos se vendem, só depende do preço.
Mudar essa realidade é um grande desafio para as novas gerações de empreendedores. Quebrar esses paradigmas e não permitir que o ilícito seja parte integrante do dia-a-dia é o caminho para que as empresas sejam mais éticas e correspondam aos anseios da sociedade.
Como incorporar a ética e a sustentabilidade na empresa
A definição dos valores e o estabelecimento dos padrões éticos de uma empresa são de responsabilidade dos seus líderes. Uma empresa ética começa com líderes éticos. São eles que dão o exemplo para o restante dos colaboradores.
Os líderes devem ter senso de justiça, respeito por todas as pessoas e atenção às violações éticas. Devem saber que as ações são sempre mais importantes que as palavras.
As falhas éticas em uma empresa são geralmente causadas pela falta de modelos, padrões de comportamento codificados, responsabilização e treinamento. Tais elementos devem ser implantados pela liderança através das seguintes ações:
- Definir os valores da empresa (missão, visão, valores, código de ética);
- Garantir que seus valores estão alinhados com os da empresa;
- Ser exemplo ético para os demais;
- Reconhecer e lidar com os dilemas éticos de forma antecipada;
- Implementar consequências (punições e recompensas);
Liderar com ética requer coragem e segurança. Pois é necessário fazer a coisa certa, mesmo quando não é o caminho mais fácil ou mais popular. Isso influencia positivamente os liderados mais próximos e cria um efeito cascata em toda a empresa.
Fica nítido, portanto, que a ética pode ajudar com as questões da sustentabilidade. Ambas são muito importantes não só do ponto de vista social e ambiental, mas também para os retornos econômicos dos negócios.
A ação das lideranças das empresas tem papel fundamental nessa transformação e para a integridade empresarial O compromisso com a ética e a sustentabilidade pode ser um dos principais pontos fortes da sua empresa.
Entender os pontos fortes e fracos do seu negócio em relação ao mercado é essencial para criar uma estratégia eficiente. Aproveite o nosso material sobre a Matriz SWOT e identifique não apenas os seus pontos fortes, mas as oportunidades e possíveis ameaças.
Trace um planejamento que impulsione seus resultados e invista no futuro do seu negócio com estratégia, ética e sustentabilidade!
Não perca este vídeo: