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10 Tendências de Negócio Para 2021

O mercado e o entendimento dos consumidores estão em constante mudança. E cabe às empresas estarem atentos para as tendências de negócio para 2021.
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Sumário

As estratégias e oportunidades de negócios estão sempre em mudança. Logicamente, as tendências de negócio para 2021 serão diferentes das de 2020. Isso ocorre porque negócios são feitos de pessoas. Logo, pessoas estão sujeitas a diversas mudanças de ambiente, tecnologia e outros fatores.

Por isso, a atenção a essas mudanças é fundamental. Como sabemos, ficar desinformado ou desatualizado pode ser a diferença entre um negócio de sucesso e uma empresa fechada. E, assim como você, sabemos de qual lado você quer estar.

Pensando nisso, elaboramos esse texto, onde apresentaremos 10 tendências de negócio para 2021. Pode ser que nem todas digam respeito ao seu modelo de negócio. Entretanto, é necessário que se saiba, ao menos, o básico de cada uma delas. Portanto, fique com a gente e boa leitura.

Contexto geral das tendências de negócios para 2021

Como dito acima, é importante que nos atentemos para as tendências do mercado. Assim, o ano de 2020, em razão de acontecimentos como o teletrabalho forçado, foi crucial para a consolidação do poder transformador do digital. Mas, isso não vai mudar em 2021. Ou melhor, vai continuar aumentando nesse novo ano.

E isso não é apenas uma suposição. São dados da Neotrust/Compre&Confie, agência de inteligência de mercado, especialista em comércio digital. Assim, segundo a empresa, comparando os terceiros trimestres de 2020 e 2019, houve um aumento de 76% de pedidos feitos online. Logo, em números absolutos, isso representa 79,2 milhões de pedidos realizados nesse período. Quase um milhão por dia!

E é nesse mercado, dessa forma, já acostumado com o digital que se apoiarão as tendências listadas mais abaixo. Logo, essas tecnologias e hábitos podem se alterar, bastante, ainda esse ano. Se falarmos dos próximos, a tendência é ainda maior. Mesmo com toda essa velocidade, é importante separar um tempo para se debruçar sobre essas tendências de negócio para 2021.

PIX e as novas soluções em pagamentos

Como apenas 3 letras podem tirar o sono de tanta gente, certo? Assim, esse novo método de pagamento, implantado no ano passado, tem tudo para servir de apoios a novas empresas e setores em 2021. Isso porque sua velocidade e praticidade na transferência de recursos geram novas oportunidades para soluções de pagamento e recebimento físico e digital.

Primeiramente, não é necessário que se lembrem dezenas de informações da pessoa que está recebendo. Basta a chave PIX, que pode ser um CPF, e-mail, número de telefone, ou até mesmo, um QR Code.

Em segundo lugar, o PIX é muito mais veloz que o TED. Dessa maneira, o tempo que o dinheiro demora para ser transferido de uma conta para outra (mesmo entre bancos diferentes) é tão pequeno que parece instantâneo. Na verdade, são milésimos de segundo. E, também, ele funciona em qualquer hora do dia e em qualquer dia do ano. Não, apenas nos dias úteis.

Na verdade, o Brasil é um dos pioneiros quando o assunto é transferência rápida de dinheiro. E isso é uma resposta à inflação galopante que experimentamos na década de 90. Assim, se o dinheiro demorasse dias para cair na conta, poderia chegar valendo muito menos do que quando saiu. Por isso, países como EUA parecem, ainda, estarem engatinhando nessa seara. Por conta da moeda forte, não havia a necessidade de circular o dinheiro tão rápido.

Essa velocidade, mesmo depois da estabilização da moeda brasileira, continuou a trazer benefícios para as empresa, permitindo o recebimento rápido de dinheiro.

E essa realidade tende a ficar mais intensa com o uso massivo do PIX. Especialmente, se estamos falando de soluções de meios de pagamento. Por um lado, a ferramenta centraliza um pouco mais a economia nos bancos. Por outro, traz muito mais gente para o lado ativo da economia. E isso gera muitas oportunidades de negócios. Além de agilizar compras e pagamentos, o que, diretamente, torna a economia mais ágil.

Internet 5G

Outro tema que resultará em oportunidades de novos negócios para 2021 é a tecnologia 5G que, finalmente, chega ao Brasil. Mas esse tipo de protocolo de comunicação entre dispositivos não se traduz, apenas em maior velocidade ou quantidade de dados transmitida. Apesar de ser a primeira coisa que perceberemos.

Mas, para além disso, A tecnologia 5G tem a intenção de mudar a maneira como utilizamos a internet. Hoje, nossas primeiras telas são os smartphones. Entretanto, a largura de banda da internet fixa ainda a torna a preferencial para atividades que demandem uma transmissão maior e mais estável de dados. Ou, ao menos, a tornavam.

Entretanto, a quantidade de dados, que podemos transmitir, de maneira confiável através do 5G é enorme. E a velocidade supera da internet fixa. Além disso, a segurança permite que você use seu aparelho em qualquer lugar. Logo, a tendência é que o uso de computadores fique restrito, apenas, a atividades bastante específicas.

E isso vai mudar, até mesmo, nossos smartphones. Mesmo que não seja em 2021, eles serão muito mais sofisticados e potentes, permitindo usos muito mais abrangentes que os de hoje em dia. Logicamente, com o uso maior de celulares, as páginas web serão visitadas, em sua maioria, por esse meio.

Dessa forma, é necessário que você se faça uma pergunta: seu site e sua loja virtual estão preparados para serem responsivos? Se a resposta for não, 2021 pode se mostrar um prazo fatal para você mudar isso.

Omnichannel

A integração omnichannel, isto é, o contato da empresa com o seu consumidor por diferentes canais físicos e digitais é algo que já vem sendo explorado por algumas empresas nos últimos anos e tende a avançar bastante em 2021. Mas o que é essa integração? Basicamente, consiste em fazer toda a empresa conversar entre si.

E isso inclui desde os meios virtuais, alcançando os físicos. Assim, um atendimento ao cliente que começa em um canal, continuará, em outro, de onde parou. Para o cliente, isso economiza tempo e diminui o desgaste de um atendimento ou negociação. Dessa maneira, as negociações se tornam muito mais ágeis. E, por consequência, com maiores chances de sucesso para ambas as partes.

Entretanto, para que isso se torne uma realidade, é importante que você trabalhe por essa integração. Seus canais de atendimento em suas redes sociais, WhatsApp, lojas físicas e virtuais devem trabalhar juntos, para que a experiência seja a mais transparente possível para o usuário.

Voice Commerce

Os assim chamados assistentes virtuais, como o Google Home ou a Alexa, da Amazon, já estão presentes em muitas casas. Mas, o que começou como um assistente para a sua agenda, pesquisas na internet e reprodução de mídias, tem, aos poucos, ganhado mais funções. E uma das mais importantes é o voice commerce.

Como você já deve ter adivinhado, o voice commerce é a possibilidade, através desses assistentes (ou dos próprios assistentes dos smartphones) realizar compras em comércios virtuais. Esse tipo de negócio já está se popularizando nos Estados Unidos. E chega, em 2021, no Brasil.

Em primeiro lugar, o voice commerce tem facilitado, em muito, o processo de compra, por parte do cliente. Sem ter que lidar com instruções pouco transparentes de lojas virtuais, ele, simplesmente, comanda o assistente, que realiza toda a transação em seu lugar.

E isso é bastante interessante para os vendedores também. Como os assistentes tendem a serem mais diretos que os compradores humanos, as vendas se tornam mais rápidas. E, também, muito mais tranquilas. Dessa forma, a sua loja pode vender mais e mais rápido. Isso sem ter que aumentar, proporcionalmente, o investimento em vendas.

Nos EUA, é previsto um crescimento, dentro dos próximos 4 anos, de 52%. E, atualmente, uma em cada cinco pessoas dos Estados Unidos já realiza compras dessa maneira.

Shoppable

Essa é uma das tendências de negócios para 2021 que tinha sido prevista (e esperada) desde o século passado. E isso é compreensível. O que vemos em séries, filmes ou sendo usado por artistas tende a virar moda e objeto de desejo. Dessa forma, quando o item chega às lojas, é sucesso de vendas.

Por isso, há muito tempo, se queria ter a oportunidade de adquirir os itens exibidos na mídia, no mesmo momento em que eles são mostrados. E, com essa tecnologia shoppable, isso pode estar mais perto do que se imagina. Mas, para que isso aconteça, é necessária uma conjunção de fatores.

Vamos tomar como exemplo as redes sociais. É possível, sem problemas, comprar produtos exibidos no Instagram ou no Facebook, sem deixar o aplicativo ou baixar nenhum conteúdo adicional. Quanto tempo para isso não ser possível em transmissões ao vivo? Talvez com o uso de QR codes ou outros recursos de realidade aumentada fáceis de usar.

Apesar de seu uso, ainda estar insipiente, as possibilidades são muitas. Os clientes podem comprar os produtos na mesma hora, sem interromper suas atividades ou sem entretenimento. E as empresas podem vender enquanto aumentam o engajamento de suas marcas junto aos clientes.

O quanto antes você investir em vendas através das redes sociais, antes você estará preparado quando essa tecnologia se amadurecer. Isso pois essa tecnologia veio para ficar. De forma irreversível.

ReCommerce

Mais uma das tendências de negócio para 2021 quem vem de muito tempo já. E, como todas as outras, tem crescido muito ultimamente. Estamos falando do reaproveitamento de peças que já foram usadas. E esse tipo de tendência vem, diretamente, de uma mudança de mentalidade do consumidor.

A melhor definição de recommerce é a revenda de produtos usados que estejam em bom estado ou passaram por reparos para prolongar sua vida útil. Esse tipo de negócio ocorre, geralmente, em lojas com foco no nicho. E é um nicho grande. Por exemplo, no mercado de moda feminino, 64% das consumidoras estão dispostas a comprarem roupas de segunda mão. Isso é o que mostra pesquisa da ThredUp, especializada nesse mercado.

Na realidade, as pessoas têm pensado em consumo sustentável desde a década de 60. Entretanto, quando nosso planeta já se encontra perto de um ponto crítico, essas questões têm se tornado mais urgentes e visíveis. Segundo a mesma pesquisa acima, 59% das pessoas desejam que as marcas de que compram tenham atitudes sustentáveis.

E essa preocupação com o destino daquilo que consumimos aumentou, ainda mais, na população mais jovem. População esta que está ingressando no mercado de trabalho e possui um potencial de consumo muito grande para os próximos anos, além de já utilizar o mundo digital para compras.

Dentre os itens que mais se destacam nessa modalidade de comércio encontram-se os aparelhos eletrônicos, artigos mobiliários, peças de vestuário e eletrodomésticos.

Como esta é uma tendência de crescimento rápido é possível que outros setores sejam afetados. Por isso, mesmo que você não pertença a nenhum desses setores, pense em seus produtos tendo um ciclo longo de vida. Projete-os para serem fáceis de desmontar, reaproveitar, reparar e serem usados novamente.

Promoções Planejadas

Promoções de Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães são tradicionais de qualquer empresa, não importa o setor. Isso porque essas datas são importantes para todo mundo e você não pode ficar de fora. Assim, é importante chamar a atenção dos seus clientes e dos clientes em potencial, sempre que a oportunidade se manifestar.

Entretanto, outra das tendências de negócio para 2021 consiste, justamente, em ampliar essas promoções da sua marca. E isso vale tanto para os seus canais físicos quanto para os virtuais. Além de trabalhar as datas comemorativas do calendário, é chegada a hora de investir em datas significativas para cada um dos seus clientes.

Para começar, estamos falando dos aniversários dos clientes. Mas isso pode ser ampliado para outras datas significativas, como, por exemplo, o aniversário da primeira compra. Especialmente se estamos falando comércio entre empresas, o B2B, que envolve, geralmente, relações mais duradouras.

Para elaborar esses calendários, vale a pena investir em ferramentas de automação e plataformas para diminuir o seu trabalho. Uma vez que você tenha um calendário para cada cliente, fica mais fácil enviar a eles, ofertas e promoções personalizadas.

Isso vai mostrar que esse cliente importa ao ponto de ser presenteado com produtos exclusivos. Logo, é uma ferramenta excelente para fidelizar o seu cliente. Além do mais, o seu público-alvo tende a chegar, mais facilmente, quando você toma essas atitudes. Logo, é um investimento que vale muito a pena de ser feito.

Customização

Já falamos, no item anterior da nossa lista de tendências de negócio para 2021, da importância de negócios exclusivos para cada cliente. Dessa maneira, o seu cliente não se sentirá como, apenas, mais um número. E você, também, não corre o risco de enxergá-lo dessa maneira.

E esse senso de exclusividade não é um fim em si. Ele leva o cliente a uma maior identificação com a marca. Além disso, sentir-se exclusivo já se tornou uma necessidade do consumidor. Ano após ano, a demanda pela customização de peças tem aumentado no mundo todo. E isso em todos os segmentos da indústria e para todos os públicos-alvo.

Por isso, que gigantes do mercado já começaram a se mexer. Especialmente marcas de roupas e calçados como a Nike e a Chuck Taylor’s. Isso é esperado, já que, literalmente, exibimos seus produtos a onde quer que vamos.

Essa tendência deve ser seguida por muitos outros setores da economia no ano de 2021. E a geração desse senso de completude e autorrealização que produtos exclusivos geram pode não ser tão caro para as marcas. O barateamento de custos, vindo de processos mais inteligentes, como a impressão 3D tornam o cenário muito melhor para consumidores e para empresas.

Green Business

Demos uma resvalada em sustentabilidade, quando falamos de recommerce, como uma das tendências de negócio para 2021. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Tema esse que vem da transformação ininterrupta dos hábitos, desejos e necessidades dos clientes que falamos logo no início do texto. Dessa forma, o consumidor tende a escolher uma empresa, em detrimento de outras, exatamente, por conta da imagem sustentável que ela passa.

Assim, a preocupação com o meio em que se vive, além de ecologicamente importante, é um diferencial comercial. Entretanto, essa preocupação precisa ser demonstrada com atitudes concretas.

E não basta, apenas, fazer propaganda (green make-up). É importante incorporar esse tema na cultura da sua empresa e quem sabe, até criar novas soluções de produtos e serviços sustentáveis para venda.

Logo, ser conhecido por sua consciência ambiental é fundamental para ter maior relevância junto a todos que se relacionam com a sua empresa. Estando inserida na consciência da comunidade, a sua marca vai se mostrar mais inserida no mundo que a cerca, se conectando mais profundamente com seus consumidores.

Conclusão Sobre As Tendências de Negócio Para 2021

Como dissemos, o entendimento que as empresas deve ter é que estão apoiadas em um terreno em constante mudança. Dessa maneira, para que a empresa se sustente, precisa se apoiar, corretamente, a cada mudança desse terreno.

E, para saber quais são essas mudanças, nada melhor que perguntar a seus próprios clientes. Saber o que eles esperam da sua empresa, porque compram de você ou porque não compraram em alguma ocasião específica.

Todas essas tendências de negócio para 2021 podem, de uma maneira ou outra aplicarem-se ao seu negócio. Entretanto, é preciso respeitar as particularidades de cada marca. E para isso, é preciso respeitar a maneira como o seu cliente se relaciona com ela.

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