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Código de cultura: o que é e como criar um para sua empresa

Toda empresa possui uma cultura organizacional, ou seja, um jeito de fazer as coisas que todos entendem. Algumas empresas preferem descrever essa cultura em um documento, chamado Código de Cultura. Dessa forma, toda contratação, promoção ou demissão na empresa pode ser apoiada neste documento.
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Sumário

Sua empresa possui um código de cultura que transmite com clareza sua identidade para seus colaboradores e para o mercado?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que toda empresa tem uma cultura organizacional. Isto é, um conjunto de crenças, princípios, regras e hábitos que se estabelece na organização.

Certamente, algumas empresas não possuem muitas regras nem uma definição muito clara sobre seus valores. Mas ainda assim, todas elas possuem uma cultura própria.

Essa cultura pode ser criada de forma orgânica e natural. Mas ela também pode ser estabelecida pelos responsáveis pela empresa de forma consciente e deliberada.

O código de cultura é a formalização da cultura organizacional. É um documento que materializa os comportamentos que a empresa valoriza e que devem ser praticados pelos seus colaboradores.

Quando os responsáveis de uma empresa não formalizam a sua cultura em um documento, eles podem então se tornar reféns do estabelecimento de padrões de comportamento e valores incoerentes com o que eles almejam.

Por outro lado, quando existe um código de cultura formalizado, a empresa assume maior controle das ações e decisões que norteiam seus negócios. Isso porque, um código de cultura torna oficial e deixa claro quem a empresa é e quem ela deseja ser.

Ele serve para direcionar as atividades dos seus colaboradores, mas também para definir como a empresa quer ser vista no mercado. É um documento mais completo e prático do que a declaração da missão, visão e valores.

A criação de um código de cultura ainda não é muito comum nas pequenas empresas. Mas já vem sendo utilizado há muito tempo por organizações maiores.

Você quer saber mais sobre a importância de um código de cultura e como criar um para sua empresa?

Quais os benefícios do código de cultura?

Benefícios internos do código de cultura

Em primeiro lugar, os profissionais preferem trabalhar em empresas que possuem uma cultura forte e alinhada com seus valores. Além disso, consumidores preferem empresas com princípios semelhantes aos seus. É por isso que ter um código de cultura traz benefícios internos e externos para qualquer negócio.

O processo de recrutamento e seleção é muito mais eficiente quando se tem um código de cultura. Pois torna-se mais fácil encontrar profissionais alinhados com os valores da empresa. Além de reduzir a rotatividade de profissionais e os gastos com rescisões e treinamentos.

O autodesenvolvimento dos profissionais também é melhor direcionado. Pois todos sabem o que é importante para a empresa. Assim, os esforços são canalizados para desenvolver as competências mais valorizadas.

O código de cultura também melhora o clima organizacional. As equipes se tornam mais unidas e alinhadas. Além disso, as pessoas passam a desenvolver um forte sentimento de orgulho e pertencimento a uma comunidade que compartilha os mesmos princípios.

Os funcionários também começam a valorizar mais sua participação nos resultados da empresa. Porque eles enxergam sua colaboração com senso de propósito. Dessa forma, a produtividade do trabalho aumenta.

Com os trabalhos remotos, tão comuns hoje em dia, o código de cultura tem uma importância ainda maior. Isso porque a falta de convívio diário e as interações pessoais não presenciais podem ser amenizadas quando a cultura da empresa é reforçada.

A operação e as tomadas de decisões da empresa também são beneficiadas. Isso ocorre porque os funcionários têm clareza do que a empresa espera deles. As tomadas de decisões passam a ser direcionadas pelos princípios estabelecidos. Além disso, surgem menos dúvidas e confusões.

Benefícios externos do código de cultura

Mas não é só no ambiente interno da empresa que os benefícios de um código de cultura são percebidos. Como as relações passam a ser conduzidas de acordo com seus valores, também passa a ser possível escolher os parceiros e fornecedores com os quais a empresa quer fazer negócios.

A empresa também fortalece sua imagem externa e aumenta sua competitividade, tornando-se mais conhecida, admirada e valorizada. Por isso que os valores que a empresa propaga para o público externo (sustentabilidade, diversidade, justiça) precisam estar inseridos no código de cultura para ser coerente e confiável.

Como você pode perceber, ter um código de cultura pode ser um grande diferencial para sua empresa e uma importante vantagem competitiva.

Como criar um código de cultura?

Um código de cultura bem feito tem a capacidade de motivar e aumentar a produtividade dos colaboradores. Mas ele não precisa ser muito complexo. O ideal é que seja usado um formato que seja fácil de ser compreendido e incorporado pelos colaboradores.

O mais importante de tudo no processo de criação desse documento é que haja o envolvimento dos funcionários. Portanto, o código de cultura não pode ser uma imposição. Os colaboradores precisam participar de sua construção e vivenciá-lo no dia a dia para que seja consistente.

O processo de elaboração do código de cultura pode ser feito em seis etapas:

Coletar informações

O código deve considerar o que a empresa é e como ela quer ser. Assim, para identificar o que ela é atualmente, é importante fazer pesquisas com os funcionários, parceiros, fornecedores e clientes.

A coleta pode ser feita através de formulários de pesquisa, rodas de conversa e entrevistas com pessoas chaves. O objetivo disso é envolver os colaboradores e colher opiniões para identificar como a empresa é hoje percebida por essas pessoas e quais valores e práticas se destacam.

Analisar as informações

Após a coleta das informações, elas devem ser analisadas com o objetivo de identificar situações recorrentes, padrões e crenças compartilhadas.

Posteriormente, essas informações aleatórias devem ser traduzidas em valores e hábitos palpáveis que são praticados atualmente na empresa.

Definir o que a empresa quer ser

Nessa etapa, é importante definir os valores fundamentais da empresa e como ela pretende que as pessoas os coloquem em prática. Por isso, o código de cultura deve estar alinhado com sua “declaração de missão, visão e valores”.

Em primeiro lugar, é importante definir como deve ser o ambiente de trabalho, as relações entre as pessoas e a atuação em situações de crise. Então, deve ser definido o tipo de colaborador que a empresa pretende ter, o que é sucesso para ela e quais princípios regem as atividades do dia a dia e as tomadas de decisões.

Criar o documento

Não há regras para o formato e o tamanho do documento. Ele pode ser um vídeo, uma apresentação com slides, um conjunto de frases pontuais ou um texto mais extenso. No entanto, ele precisa ser fácil de ser compreendido e assimilado pelas pessoas.

Ele claramente precisa ser um reflexo do que está representando. Por isso, a linguagem deve ser condizente com o próprio código. Se, por exemplo, a cultura da empresa é informal, a linguagem do código também deve ser informal e vice-versa.

Também é interessante conhecer o código de cultura de outras empresas importantes. Pois eles podem ser boas referências nesse trabalho.

Lançar o código de cultura

É importante que o lançamento do código de cultura seja um marco para a empresa. Por isso, deve haver algum evento, reunião ou outra forma de comunicação especial para despertar o interesse e gerar identificação. O objetivo é que o conteúdo do documento seja verdadeiramente absorvido e seja colocado em prática. O código de cultura deve ser de conhecimento de todos os colaboradores.

Acompanhar os resultados

A liderança da empresa deve se certificar de que o código de cultura está realmente sendo internalizado pelos seus colaboradores e transmitido para o mercado externo.

Os gestores devem, periodicamente, promovê-lo e relembrar seu conteúdo. Portanto, o endomarketing (marketing interno) é uma importante ferramenta para garantir esse alinhamento e reforço.

O documento deve ser apresentado para todos os colaboradores contratados e deve sempre estar disponível para consulta e compartilhamento. Além disso, também deve ser criado um ambiente de abertura aos colaboradores para contribuírem com críticas e sugestões e ajustar o código sempre que necessário.

Também deve haver uma atenção especial com o alinhamento de posturas e expectativas com os líderes da empresa que são os principais propagadores da cultura. Por fim, para tornar a cultura sólida, também é importante recompensar os colaboradores de acordo com o código criado.

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