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5 passos para contratar a pessoa certa para sua empresa

Conheça os 5 passos para contratar a pessoa certa para sua empresa, considerando a cultura organizacional, o perfil da vaga e as competências técnicas e comportamentais do candidato.
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Sumário

Você sabe como contratar a pessoa certa para sua empresa?

Formar uma equipe com profissionais talentosos é uma das principais medidas para garantir o sucesso do seu negócio. Mas é sempre um grande desafio ter um bom processo de recrutamento e seleção nas empresas.

Contratações mal feitas afetam o nível de produtividade, a qualidade do serviço e o clima organizacional da empresa. Além de também gerarem retrabalhos e desgastes.

Por isso, você deve dar atenção especial para o preenchimento das vagas e considerar esses 5 passos abaixo para contratar a pessoa certa para sua empresa.

Passo 1: Mapear as características do cargo e a cultura da empresa

A primeira tarefa que deve ser feita é estudar quais serão as atividades que o novo contratado terá que exercer e quais serão as habilidades e comportamentos esperados para que ele desempenhe bem suas tarefas.

Um vendedor, por exemplo, precisa ser comunicativo e persuasivo. Um contador, por outro lado, precisa ser atencioso e detalhista. E um gerente precisa ter habilidades de gestão e liderança. Por isso, a identificação das competências necessárias para o cargo é imprescindível.

Outra tarefa importante é verificar se o candidato está alinhado com o código de cultura da sua empresa. Algumas empresas, por exemplo, valorizam a autonomia dos profissionais, outras preferem que as decisões sejam tomadas depois de consultar as chefias imediatas. Algumas são informais, outras são mais sérias. Trabalhar com carga horária excessiva é bem vista em algumas empresas, mas outras valorizam mais a qualidade de vida.

Enfim, cada organização tem sua forma própria de conduzir os seus negócios e é importante contratar pessoas que tenham valores e maneiras de trabalhar que se identificam com a missão, visão e valores da sua empresa.

Passo 2: Divulgar a vaga e fazer pré-seleção

Recrutamento

Recrutamento é o conjunto de ações que as empresas fazem para atrair a maior quantidade possível de candidatos qualificados para ocupar as vagas existentes. Engloba descrição e divulgação da vaga e também o recebimento e pré-seleção dos currículos.

As descrições das vagas atraem ou afastam os candidatos. Por isso, a vaga deve ser descrita com precisão e deve despertar o interesse dos profissionais que possuem o perfil que a empresa deseja atrair.

Outro ponto a ser considerado é se a empresa é conhecida no seu mercado e se desperta o interesse das pessoas para trabalharem nela. Se esse não for o caso e a empresa ainda não tiver muita visibilidade, é aconselhável incluir na descrição da vaga um resumo da trajetória e informações interessantes da empresa. Dessa forma, você pode despertar o desejo das pessoas trabalharem lá.

Por fim, a escolha do canal de divulgação deve levar em consideração os hábitos do público desejado. A vaga pode ser divulgada, por exemplo, em redes socias (Linkedin, Facebook), em portais especializados (Trampos, Catho, Infojobs, Vagas, etc), por e-mail para um banco de talentos ou no site da empresa. Mas o ideal é usar mais de um meio de divulgação.

Seleção

Seleção é o conjunto de ações para receber os currículos dos candidatos e separar aqueles que são aderentes ao perfil desejado. A primeira medida nessa etapa, antes de agendar as entrevistas, deve ser uma pré-seleção. Com isso, evita-se desperdício de tempo com currículos que não estejam alinhados com a vaga.

Procure eliminar os candidatos que não possuem as exigências mínimas. Investigue também se o candidato mudou de emprego com frequência, se teve ascensão profissional e se possui intervalos grandes entre um emprego e outro.

Se for necessário, esclareça as dúvidas através de um contato rápido por telefone. Além disso, se a contratação de novos profissionais for uma atividade recorrente na sua empresa, talvez também seja interessante usar alguma ferramenta ou sistema automático para processar a quantidade grande de currículos.

Outro ponto muito frequente é a inclusão de desafios na etapa de seleção. O mais comum é propor um desafio que simule uma situação do dia a dia e ver como o candidato reage. Por exemplo, para a vaga de um vendedor de inside sales, você pode simular uma ligação entre o candidato e alguém da equipe.

Passo 3: Entrevistar os candidatos

Preparação e Início

Antes das entrevistas, procure estudar os currículos de cada candidato. Anote as dúvidas e curiosidades para que a conversa seja produtiva e não deixe nenhum ponto importante de fora.

No momento da entrevista, seja pontual, desligue o celular, preste atenção às respostas e gestos e também faça anotações do que achar mais relevante. Esse é o momento mais importante do processo e não pode haver distrações.

Comece conversando sobre assuntos gerais e depois faça perguntas sobre as informações que constam no currículo. Dessa forma, você criará uma conexão com o candidato, que ficará mais à vontade para conversar sobre os pontos para os quais ele se preparou previamente.

A segunda etapa é tratar os assuntos comportamentais. Relembre as características mapeadas como ideais e faça questões para tentar identifica-las nos candidatos. O ideal é direcionar a pessoa a falar sobre comportamentos que ela teve em situações reais e não hipotéticas.

Se, por exemplo, for importante para o cargo trabalhar sobre pressão, você pode pedir para o candidato descrever algum trabalho que ele fez com prazo apertado. Assim, você pode avaliar se o comportamento dele nessa situação seria o desejado no novo cargo.

Desfecho

Faça também perguntas da vida pessoal, mas sem ser invasivo. Pergunte, por exemplo, sobre hobbies, hábitos e preferências. Certamente, as respostas a essas questões podem revelar comportamentos desejáveis ou indesejáveis para a empresa.

Muitas vezes, o candidato se programa para a entrevista e responde o que ele acha que o entrevistador quer ouvir. Por isso, é importante observar se existe coerência entre os discursos da vida profissional e os da vida pessoal do candidato.

Não se esqueça de que você está procurando contratar a pessoa certa para sua empresa e não encontrar um amigo. Por isso, a pessoa deve ter as competências necessárias para o cargo e não somente características para ter um bom relacionamento pessoal com você.

Por fim, você deve também repassar para o candidato os detalhes sobre a empresa e o cargo. Assim, ele também terá a oportunidade de avaliar se é o que ele espera para sua carreira para que a contratação agrade a ambos os lados.

Passo 4: Fazer avaliações comportamentais

É muito comum as empresas darem uma ênfase maior para as competências técnicas e deixarem de lado as competências comportamentais. Mas são os problemas comportamentais que normalmente causam os desligamentos dos profissionais.

Peter Drucker, o pai da administração moderna, disse que “as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Ou seja, o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho é a diferença entre produtividade e rotatividade.

Essas características que não estão indicadas nos currículos devem ser analisadas previamente de alguma forma. Por isso, é indicada a realização de avaliações comportamentais antes de contratar os profissionais.

Existem várias metodologias para se avaliar a personalidade e as competências comportamentais dos candidatos. As mais usadas são DISC, MBTI, Eneagrama e Teste dos Sabotadores. Para conhecer como funcionam essas metodologias detalhadamente, consulte nosso artigo sobre avaliações comportamentais.

Passo 5: Avaliar os resultados

Muitos acreditam que o processo para contratar a pessoa certa se encerra com o preenchimento da vaga. No entanto, é importante que exista também uma etapa de avaliação dos resultados. Assim, os erros e acertos são utilizados como aprendizado para que as novas contratações sejam cada vez mais eficientes.

A melhor forma de avaliar os resultados é usando indicadores de desempenho (KPI’s). Por exemplo: prazo médio para preenchimento das vagas, rotatividade dos profissionais e prazo médio para os novos profissionais alcançar a performance desejada.

Você pode coletar esses números com regularidade, avaliar a evolução ao longo do tempo e procurar identificar o que deve ser alterado para uma melhoria contínua.

Seguindo esses 5 passos, as chances de você contratar a pessoa certa para sua empresa serão muito maiores.

Agora que você já sabe como contratar a pessoa certa para sua empresa, que tal fazer download de um simulador para comparar os custos de ter um funcionário próprio ou contratar um serviço de BPO para cuidar das finanças de sua empresa?

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