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DRE da empresa: como analisar?

Como analisar o DRE da empresa
Entenda como analisar o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), relatório essencial para entender a saúde financeira de uma empresa.
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Sumário

Entender e saber analisar o DRE da empresa é uma das formas de verificar as movimentações financeiras da empresa.

Esse relatório pode servir, por exemplo, para identificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Por isso, quando bem elaborado, o Demonstrativo de Resultado do Exercício pode auxiliar muito a gestão financeira da empresa. 

Contudo, estruturar e colocar em prática um DRE, pode parecer complexo para muitos empreendedores e gerar dúvidas em relação ao que deve constar na demonstração e como interpretar tais dados.

Nesse artigo você vai conhecer o que é, qual a estrutura básica e como analisar o DRE da sua empresa para enxergar com clareza os principais números do seu negócio. Acompanhe!

O que é o DRE da empresa?

Resumidamente, o DRE ou Demonstração de Resultado do Exercício, é um relatório que registra os resultados de todas as operações financeiras do negócio, mostrando inclusive se houve lucros ou prejuízos. 

Ou seja, o DRE é um relatório com dados referente a receitas, despesas, custos, investimentos, em um dado período de tempo. A fim de facilitar o estudo das informações comumente o documento é feito em formato de planilha. 

Além do mais, esse relatório pode ser desenvolvido tanto mensalmente quanto bimestral, semestral ou anualmente. A depender da necessidade do período a ser avaliado. No entanto, é importante gerar ao menos o anual. 

Qual a estrutura do DRE?

O DRE é composto por um resumo de resultados operacionais e não operacionais da sua organização em um período predeterminado. Essas informações são base para analisar resultados e previsão do futuro da empresa.

A estrutura do DRE é formada por uma lógica de análise por etapas que descreve o resultado bruto, o resultado operacional e o resultado líquido. Conforme modelo de DRE abaixo:


Exemplo de planilha de DRE.

Desse modo, o DRE conterá as informações contábeis da organização como, quanto vendeu, quanto gastou, quanto pagou de impostos, quais as despesas e quando sobrou no final. 

Quais as informações contidas no DRE?

Para conseguir analisar o DRE, é necessário conhecer as informações contidas no relatório. 

A princípio, consideramos que a construção do DRE ocorre a partir de valores relacionados à receita bruta de vendas ou serviços prestados, assim como seus impostos e abatimentos. Assim, a partir desses dados, podemos encontrar o valor da receita líquida dessas vendas e serviços.

De forma geral, conforme visto no modelo de DRE acima, a estrutura básica deste relatório contem as seguintes informações:

  • Receita Operacional Bruta
  • (-) Deduções
  • (=) Receita Operacional Líquida
  • (-) Custos
  • (=) Margem de Contribuição (ou Lucro Bruto)
  • (-) Despesas com Vendas, Marketing e Administrativo
  • (=) Resultado EBITIDA (Antes IRPJ CSLL)
  • (-) Receitas e Despesas Financeiras
  • (-) Provisões IRPJ E CSLL
  • (=) Resultado ou Lucro Líquido.

Análise resumida do DRE da empresa

  • Subtração dos custos das mercadorias comercializadas ou serviços prestados para identificar o Resultado Operacional Bruto do período analisado. 
  • Subtração das despesas operacionais incorridas para identificar o Resultado Operacional Líquido, antes da incidência de impostos. 
  • A Provisão do Imposto de Renda e da Contribuição Social serão subtraídos do Resultado Operacional Líquido, para obter o Resultado da empresa, que será Lucro ou Prejuízo

Em resumo:

  • A Receita é o valor recebido pela venda dos produtos ou prestação de serviços;
  • Os Custos são todos os gastos de produção envolvidos para produzir o produto ou prestar o serviço (mão de obra da produção, ferramentas, insumos, embalagens, etc);
  • As Despesas são todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa funcionando (materiais de escritório, aluguel, marketing, comercial, salário da equipe administrativa, contas de água, luz e internet, pró-labore e benefícios dos funcionários) ;
  • Portanto, o Lucro seria o que sobrou. 

O que é Análise Horizontal e Análise Vertical?

Depois de conhecer os detalhes da estrutura do DRE, vamos te mostrar duas formas de analisar o DRE que você terá nas mãos. 

A Análise Horizontal se baseia na evolução dos saldos das contas com o passar do tempo. Assim, essa análise ajuda a identificar o crescimento ou a redução dos demonstrativos contábeis da sua organização

Essa análise é feita ao comparar os mesmos elementos patrimoniais, no entanto, em diferentes períodos de tempo. Ou seja, em cada coluna da planilha há dados de diferentes anos para análise.

Por outro lado, a Análise Vertical envolve um elemento do demonstrativo e o grupo que ele está inserido. É como relacionar “a parte com o todo”.

Como um software adequado pode auxiliar na elaboração do DRE? 

Existe outra forma de elaborar e gerar o DRE da sua empresa, através de um software de gestão financeira.

Muitas empresas, inclusive de pequeno porte, possuem várias despesas e receitas distintas, sem contar os impostos. E esse grande volume de dados abre brecha para erros, sem uma automação, sendo quase difícil garantir a assertividade das informações.

Com um software de gestão financeira o DRE pode ser gerado com poucos cliques, garantindo a clareza, assertividade e segurança necessária para o processo. 

Indicadores de resultados com base no DRE

O DRE também te fornecerá uma série de indicadores financeiros que demonstram os resultados mais importantes, que irão agregar ainda mais sua gestão financeira. Como por exemplo:

  • EBITDA: esse indicador significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), utilizado para analisar a realidade financeira da organização;
  • Margem Operacional: mensura a eficiência operacional da organização, dado pelo quociente entre o resultado operacional e a receita líquida;
  • Margem de Lucro Líquida: margem de lucro real, após subtrair todas as despesas e impostos

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