As mudanças da política no Brasil sempre criam expectativas em empreendedores. Isso porque os projetos de governo repercutem de diferentes formas — desde alterações na tributação, que atraem novos consumidores, até leis de incentivo, que facilitam a vida de algumas empresas.
Boa parte do crescimento das empresas na última década se deu com o aumento da demanda das famílias, potencializando o mercado consumidor. A partir de 2014, os rendimentos caíram — voltando a alcançar uma “expectativa de alta” recentemente.
Na prática, o que isso significa para o planejamento financeiro da sua empresa? É justamente sobre esse assunto que vamos falar. Veja, neste post, por que você deve atentar às mudanças políticas e quais são os aspectos que mais influenciam nos negócios!
Investimentos
A política no Brasil impacta diretamente os investimentos que uma empresa pode receber. Existem várias razões para isso — entre elas, a avaliação de crédito e a classificação de risco. O que isso quer dizer, afinal?
A maior parte dos investimentos envolve uma expectativa de retorno, não é? Um país pode receber classificações de riscos por agências internacionais como a S&P (Standard & Poor’s). Se o governo for considerado um mau pagador, o rating (nota de crédito) cai, diminuindo a chance de captar investimentos externos.
Contratação de funcionários
A contratação de funcionários envolve vários custos relacionados a leis trabalhistas e políticas tributárias. De forma geral, projetos de flexibilização propõem uma diminuição na burocracia, implicando igualmente menores remunerações ou benefícios trabalhistas.
Essa “queda de braço” também é um quebra-cabeça para membros do legislativo — e pode mudar completamente a forma como as contratações acontecem na sua empresa. A ideia mais recente é o “programa Verde e Amarelo”, com proposta de reduzir desemprego em troca de menores depósitos no FGTS e menor multa por demissão.
Juros
Os juros influenciam em tudo o que acontece na economia — desde o crédito conseguido pela empresa até o retorno sobre os investimentos em renda fixa, os quais podem manter parte do seu patrimônio.
Atualmente, a taxa básica de juros é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) — essa é a base de cálculo para investimentos e empréstimos bancários. De forma geral, os valores altos da Selic acompanham o crescimento da inflação.
Dólar
As flutuações no dólar atingem principalmente quem produz para o exterior. Quando a moeda fica em alta, as empresas que exportam produtos recebem mais — tendo oportunidade para circular capital e contratar funcionários. A lógica se inverte para os empresários que importam insumos. Nesse caso, os insumos ficam mais caros.
Como vimos, o cenário da política no Brasil tem repercussão nas empresas, principalmente quando se fala em projetos econômicos, tributários e em leis de incentivo ao empreendedor. Logo, não deixe de acompanhar o noticiário para se manter sempre atualizado. Conhecendo a fundo as necessidades do negócio, você será capaz de antecipar-se às mudanças.
Achou o post interessante? Que tal, agora, descobrir quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa para tomar decisões estratégicas e mais acertadas? Baixe o nosso e-book e faça o seu diagnóstico empresarial já!
Continue acompanhando nossas atualizações pelo Facebook e conecte-se com nosso time pelo LinkedIn! Estamos sempre trazendo novidades e dicas como essas!