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6 Ferramentas de Gestão Estratégica Básicas para Pequenas Empresas

ferramentas de gestão estratégica
esse artigo, vamos te mostrar as principais ferramentas de gestão estratégica para você escolher a que melhor se enquadra para os objetivos da sua empresa.
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Sumário

Você adota ferramentas de gestão estratégica na sua empresa?  

O planejamento estratégico deve ser o guia de todas as empresas, definindo as ações que serão adotadas para que o negócio prospere e os objetivos sejam alcançados. 

E, para formular esse plano, contamos com diversas ferramentas de gestão estratégica que facilitam esse processo. 

Nesse artigo, vamos te apresentar uma visão geral das principais ferramentas utilizadas para você escolher a que melhor se enquadra para os objetivos da sua empresa. 

As principais ferramentas de Gestão Estratégica 

Listamos aqui algumas das principais ferramentas de gestão estratégica que podem ser implementadas pelas micro e pequenas empresas. Então, vamos conhecê-las? 

As 5 Forças de Porter 

Michael Porter, autor do modelo, observou que existem 5 forças externas à empresa atuando em todos os negócios, em maior ou menor grau. Entender a atuação dessas forças, dá ao empreender uma visão do mercado no qual ele está inserido, mostrando como se dá a competitividade nesse mercado. 

Na prática, corresponde a olhar para fora da empresa, avaliando o seu segmento como um todo. É importante ter em mente que estas forças influenciam todos os negócios deste segmento, ou seja, você e todos os seus concorrentes.  

5 forças de Porter

As 5 forças de Porter são: 

  • poder de negociação dos fornecedores: há muitos fornecedores? Qual o grau de diferenciação entre eles? E a possibilidade de um substituir o outro facilmente? Isso certamente influenciará a sua negociação com eles. 
  • poder de negociação dos consumidores: o mesmo vale para os seus clientes. Quanto mais opções similares os compradores tiverem, mais eles irão pressionar esse segmento por preços menores. 
  • ameaça de novos concorrentes: avalia o grau de facilidade ou dificuldade de novas empresas entrarem nesse segmento e mostra se um mercado pode ser rapidamente saturável por novos players ou não. 
  • rivalidade entre os competidores: como está a rivalidade entre os concorrentes no seu segmento? Mercados de rivalidade acirrada, por exemplo, são mais complexos, uma vez que os competidores já investem pesado em marketing e pesquisa para conseguirem sobressair. 
  • ameaça de produtos substitutos: qual a possibilidade de existência de novos produtos capazes de atender às necessidades e desejos dos seus clientes, às vezes até melhor que o seu produto? 

Business Model Canvas 

O Canvas Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão estratégica muito útil para criar um modelo de negócio de forma rápida, simples e muito visual.  

Como todo modelo de negócio, ele busca estabelecer a forma como a empresa cria, captura e entrega valor para os seus clientes. 

Diferente de um Plano de Negócios, que é praticamente um mini livro e que pode demorar semanas ou até meses para ficar pronto, dependendo da complexidade da empresa, o modelo Canvas, por outro lado, oferece essa visão sistêmica de uma forma simplificada, facilitando inclusive o trabalho colaborativo. 

Business Model Canvas

Ele é formado por nove blocos, que idealmente devem ser preenchidos de acordo com a listagem abaixo: 

  1. segmento de clientes: para qual nicho de mercado a sua empresa decidiu desenvolver seus produtos? 
  2. proposta de valor: quais benefícios os seus produtos e serviços entregam aos clientes? 
  3. canais: sãos os meios através dos quais a empresa se comunica e entrega valor para os clientes 
  4. relacionamento com os clientes: quais estratégias são utilizadas para que os seus clientes não troque a sua empresa pelos seus concorrentes? 
  5. fontes de renda: como os seus clientes pagarão pelos benefícios que você oferece? 
  6. recursos chave: quais são os ativos fundamentais da sua empresa? Aqui entram ativos físicos, intelectuais como patentes, por exemplo, recursos humanos, dentre outros. 
  7. atividades chave: quais são as atividades mais importantes para que o seu negócio funcione da forma correta? 
  8. parcerias chave: e quais são as empresas que podem ajudar o seu negócio a entregar a sua proposta de valor ao nicho de mercado escolhido? 
  9. custos: quais os principais custos inerentes à operacionalização desse negócio, conforme delimitado nos blocos anteriores? 

Matriz BCG 

A matriz BCG é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda as empresas a gerirem o seu portfólio de produtos ou serviços, compreendendo que nem todos possuem o mesmo desempenho no mercado. 

Ela traz uma visão sistêmica do seu mix de produtos ou serviços, mostrando quais são aqueles que potencializam o fluxo de caixa, quais trarão resultados no futuro e até mesmo aqueles que merecem ser descontinuados. 

ferramenta de gestão estratégica Matriz BCG

Então, para oferecer tais informações, a matriz considera dois eixos: o eixo vertical corresponde à taxa de crescimento do mercado, e o horizontal refere-se à participação no mercado.

Ao dividir tais eixos entre alto e baixo, são formados quatro quadrantes. A ideia é que cada um dos produtos que compõem o portfólio da sua empresa seja encaixado em um destes quadrantes: 

Vacas Leiteiras

São aqueles produtos ou serviços consolidados que já estão contam com uma alta participação no mercado, mas seu crescimento está baixo. Eles são responsável por trazer receita sem muito esforço e uma análise possível é de que não seja necessário fazer grandes investimentos neles. É quase como se eles se vendessem sozinhos. 

Abacaxis

Na outra ponta temos os abacaxis, ou seja, aqueles produtos ou serviços que só trazem prejuízo. No quadrante dos abacaxis é preciso avaliar se vale a pena continuar investindo recursos nesses produtos ou se eles são causa vencida. 

Estrelas

São aqueles produtos ou serviços que estão em crescimento e são responsáveis por trazerem um ótimo faturamento para a empresa. As estrelas são os novos queridos do mercado. Mas, como ainda estão se desenvolvendo, eles ainda precisam de bastante investimento. A ideia é que as estrelas consolidem a sua posição e, no longo prazo, se transformem nas próximas vacas leiteiras.  

Interrogações

Esses produtos ou serviços são os que devem despertar a maior atenção da empresa, pois o crescimento está alto, mas a participação da empresa ainda é baixa. Isto é, talvez a empresa precisa direcionar uma fatia maior dos recursos para que ele se torne uma estrela. 

Análise 360º das Oportunidades de Negócio 

Esta ferramenta de gestão estratégica é especialmente útil para novos empreendedores que estão em dúvida sobre o potencial do negócio que desejam investir. Além disso, ela também pode ser aplicada a diversas ideias e serve para comparar os resultados. 

ferramenta de gestão estratégica análise 360

Essa análise de oportunidades é feita em duas etapas: 

Análise dos aspectos externos

A sua ideia, antes de mais nada deve responder à seguinte pergunta: que problema do seu cliente ela vai resolver? Lembre-se que quanto menos básico (necessidades fisiológicas de sobrevivência) e mais simbólico (autoestima e autorrealização) for este problema, maior o potencial de lucro desta ideia. 

Em seguida, avalie o alcance desta ideia. Esse problema é resolvido de forma pontual ou permanente? Essa solução é local, nacional ou global? 

E, finalmente, deve ser feita uma análise desse possível negócio a partir dos seguintes aspectos: 

  • esse benefício que o seu produto ou serviço irá solucionar é claro para o cliente, ou seja, ele já percebeu que tem esse problema? 
  • qual o tamanho desse mercado, ou seja, quantas pessoas irão se beneficiar da sua proposta de solução de problema? 
  • potencial de lucratividade e rentabilidade: esse mercado é grande o suficiente para que a sua empresa lucre através da comercialização dessa ideia? 
  • diferenciação: a sua proposta é diferente do que já existe? A sua solução é melhor do que a concorrência já oferece atualmente? 

Análise dos aspectos internos

Já em relação aos aspectos internos, a sua ideia deve ser analisada a partir das seguintes questões: 

  • o que você está propondo faz parte de uma das suas paixões pessoais, ou em outras palavras, você ama isso? 
  • além disso, esse desafio que o motiva agora continuará motivando-o a médio e longo prazo? 

5W2H

Essa ferramenta estratégica é especialmente importante quando você quer colocar em prática um plano de ação, mas não sabe por onde começar. 

A ideia por trás da sigla 5W2H é, portanto, formular perguntas-chave que, quando respondidas, deixarão o seu plano pronto para ser posto em prática e o melhor, todos saberão exatamente o que é preciso fazer. 

As perguntas são: 

  • What: O que 
  • When: Quando 
  • Who: Quem 
  • Where: Onde 
  • Why: Porque 
  • How: Como 
  • How Much: Quanto 

Assim, na prática, ao formular uma plano de ação, para cada ideia contida nele você deverá definir o que é que está sendo proposto, quando deve ser executado, onde e por quem, qual o objetivo dessa atividade (o porquê), como será colocada em prática e quanto custará. 

Tudo isso definido, é só partir para a ação. Parece simples, não é? E é, na verdade. É por isso que essa ferramenta de gestão estratégica faz tanto sucesso no dia a dia das empresas. 

Análise SWOT 

A análise SWOT é uma das ferramentas de gestão estratégica mais conhecidas ao redor do mundo. O seu objetivo é analisar o cenário e pode ser usada por todas as empresas, em qualquer situação. 

Essa análise do cenário é feita a partir do ambiente interno (forças e fraquezas), que representam a posição ocupada pela empresa hoje, e também do ambiente externo por meio das suas perspectivas de futuro (ameaças e oportunidades). 

banner download matriz swot

Assim, temos um esquema formado por quatro partes. 

Ambiente Interno

Ambiente interno é aquele que pode ser controlado pela empresa. Nele detectamos:

  • forças: no que a sua empresa se destaca e se diferencia da concorrência? O que vocês possuem de recursos e capacidades que podem se transformar em vantagens competitivas? 
  • fraquezas: o que está prejudicando os seus resultados? A sua equipe está capacitada? Como anda a relação com os seus clientes? Eles estão satisfeitos com os seus serviços? O que vocês poderiam estar fazendo melhor? No que a sua empresa é vulnerável? 

Ambiente Externo

Já o ambiente externo não pode ser controlado pela organização e nele devemos buscar identificar:

  • oportunidades: o que pode acontecer que que afetaria positivamente o seu negócio? 
  • ameaças: ou, por outro lado, quais eventos poderiam ter uma repercussão completamente negativa para os seus negócios? 

Tanto as ameaças, quanto as oportunidades, devem ser acompanhadas pelo grau de probabilidade delas ocorrerem.  

Em seguida, depois de identificar tais informações, será mais fácil definir os próximos passos do planejamento estratégico da sua empresa. 

Clique aqui para baixar a matriz SWOT gratuitamente! 

Conclusão

Então, seja qual for a ferramenta de gestão estratégica escolhida, o mais importante é construí-la com atenção e manter um acompanhamento do cenário periodicamente.  

Para quem tem sócios, gerentes, ou até mesmo, funcionários que estão na ponta do negócio, o bacana é construir a ferramenta com a participação da equipe.  

Porque a visão complementar de cada indivíduo, com certeza, enriquece a análise e amplia a visão do dono do negócio para as oportunidades que estão no mercado. 

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