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Ética e Sustentabilidade nas Empresas

Para serem respeitadas e admiradas por consumidores cada vez mais conscientes, as empresas precisam agora serem guiadas pela ética e pela sustentabilidade.
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Sumário

Ética e sustentabilidade fazem parte da cultura da sua empresa? Na sociedade atual, o compromisso socioambiental das empresas tem sido uma exigência dos consumidores e um fator determinante para o sucesso.

Por isso, para serem respeitadas e admiradas, a atuação das empresas precisa agora ser guiada pela ética e pela sustentabilidade. Ou seja, a adesão dos consumidores, cada vez mais conscientes, vem exigindo boa reputação das empresas.

Portanto, a gestão dos negócios não deve mais considerar somente aspectos econômicos, tecnológicos e operacionais para reduzir custos e potencializar vendas. Também é necessário atender a padrões éticos e de responsabilidade socioambiental.

Atualmente, várias entidades avaliam e divulgam selos, rankings e certificações sobre a postura ética das organizações. Além disso, a internet e as redes sociais possibilitam uma vigilância constante da população.

Portanto, a tendência é que as empresas que busquem somente o lucro, desprezando os impactos social, econômico e ambiental, sejam excluídas do mercado. Ou, usando um termo bem atual, sejam “canceladas”.

Nesse artigo, vamos esclarecer o que é ética e sustentabilidade, como impactam nas empresas, a realidade brasileira e qual é o caminho para que sua empresa tenha mais responsabilidade social e ambiental.

O que significa ética e sustentabilidade

Vamos começar analisando o que é ética. Muitas pessoas confundem ética com leis. Afinal, existe uma relação entre elas: as leis geralmente são estabelecidas seguindo princípios éticos. Mas a ética não deve ser reduzida ao cumprimento da legislação.

Isso porque ser ético é mais amplo do que ser cumpridor da lei. Quem não cumprir a lei pode sofrer algum tipo de sanção, mas não ser ético nem sempre envolve punições. Ser ético é se comportar de forma exemplar, considerada socialmente boa, baseado em valores morais.

A sustentabilidade, por sua vez, está associada a “sustentar”, ou seja, manter funcionando, manter vivo. Assim, uma sociedade que usa exageradamente os seus recursos pode não conseguir se sustentar por muito tempo.

Portanto, ética e sustentabilidade são duas ideias complementares. A ética busca o bem dos seres humanos, já a sustentabilidade busca o bem do planeta como um todo. Empresas socialmente responsáveis são aquelas que atuam de acordo com os princípios morais e tornam-se parceiras da comunidade no seu desenvolvimento social. E são ambientalmente responsáveis quando suas ações colaboram para o equilíbrio do meio ambiente.

Esses valores intangíveis merecem tanta atenção quanto os valores tangíveis (instalações, equipamentos, matéria-prima, recursos humanos). Pois a ética e a sustentabilidade passaram a ser valores que asseguram a reputação das empresas, sua sobrevivência e seus bons resultados.

Empresas com esse perfil passam a considerar os interesses e demandas de todas as partes de seu entorno (proprietários, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade, governo) nas suas estratégias e no seu planejamento.

Exemplos de ações socioambientais responsáveis nas empresas

Alguns exemplos de ações éticas e sustentáveis que podem ser adotadas pelas empresas:

  • alinhar condutas pessoais dos colaboradores para inibir injustiças e preconceitos
  • não procurar levar vantagens desonestas na relação com fornecedores, clientes e concorrentes
  • investir em ações de responsabilidade social na comunidade
  • consumir água e energia de forma consciente
  • facilitar a reciclagem
  • evitar poluição do meio ambiente
  • reduzir uso de materiais descartáveis
  • utilizar lâmpadas e equipamentos que consomem menos energia

Evidentemente, ser ético não significa ser uma instituição de caridade. As empresas devem continuar a gerar lucro, mas de forma socialmente e ambientalmente responsável. Por isso, os lucros, as pessoas e o planeta não podem estar separados.

Qual o impacto da ética e da sustentabilidade nas empresas

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes. Passaram a exigir mais transparência e compromisso socioambiental das empresas. E passaram a ter vários recursos, principalmente através da internet, para acompanharem e cobrarem as posturas das empresas.

A reputação das empresas é construída a partir da sua atuação responsável com a sociedade e com o ambiente. E a queda dessa credibilidade pode ser fatal para um negócio.

Portanto, empresas que desrespeitam seus clientes, fazem propagandas enganosas, cometem injustiças com seus colaboradores, poluem o meio ambiente ou se envolvem em algum escândalo ou situação moralmente condenável são rapidamente contestadas e perdem reputação no mercado.

Além disso, as condutas das empresas para reduzir os impactos ambientais e manter o equilíbrio ecológico também trazem impactos positivos para os cofres públicos. O governo pode, assim, gastar menos com a recuperação do meio ambiente e direcionar investimentos para saúde e educação, por exemplo.

A ética empresarial procura fomentar boas relações entre os colaboradores e desses com os fornecedores, clientes, governo e comunidade. Assim, injustiças, mentiras, assédios, abusos de poder e qualquer outro tipo de interação tóxica entre as pessoas devem ser evitadas. Dessa forma, as relações passam a ser mais harmoniosas e justas, gerando benefícios coletivos.

Por isso, a ética passou a ter muita importância no mundo dos negócios. Cada vez mais, empresas estão criando códigos de cultura e códigos de ética para deixar claro internamente e externamente quais são seus valores e como querem ser reconhecidas.

A ética empresarial no Brasil

Mas, infelizmente, as empresas brasileiras de forma geral não estão se saindo tão bem nesse desafio. Tanto que a situação do Brasil no principal ranking de corrupção no mundo, produzido pela Transparência Internacional, não é motivo de orgulho para nós. Afinal, ocupamos apenas a 94ª posição no ranking de integridade nos negócios.

Algumas práticas e crenças nocivas e antiéticas estão arraigadas na cultura brasileira e comprometem muito a reputação das empresas:

  • suborno é o lubrificante do mundo dos negócios
  • um pouco de desonestidade faz as coisas acontecerem
  • não é possível sobreviver sem sonegar impostos
  • devemos ser leais para “os de dentro” e espertos para “os de fora”
  • interesses individuais devem sempre vir antes dos interesses coletivos
  • todos se vendem, só depende do preço

Mudar essa realidade é um grande desafio das novas gerações de empreendedores. Quebrar esses paradigmas e não permitir que o ilícito seja parte integrante do dia-a-dia é o caminho para que as empresas sejam mais éticas e correspondam aos anseios da sociedade.

Como incorporar a ética e a sustentabilidade na empresa

A definição dos valores e o estabelecimento dos padrões éticos de uma empresa são de responsabilidade dos seus líderes. Uma empresa ética começa com líderes éticos. São eles que dão o exemplo para o restante dos colaboradores.

Os líderes devem ter senso de justiça, respeito por todas as pessoas e nenhuma tolerância para violações éticas. E as ações são sempre mais importantes que as palavras.

As falhas éticas em uma empresa são geralmente causadas pela falta de modelos, padrões de comportamento codificados, responsabilização e treinamento. E todos esses elementos devem ser implantados pela liderança através das seguintes ações:

  • definir os valores da empresa (missão, visão, valores, código de ética)
  • garantir que seus valores estão alinhados com os da empresa
  • ser exemplo ético para os demais
  • reconhecer e lidar com os dilemas éticos de forma antecipada
  • implementar consequências (punições e recompensas)

Liderar com ética requer coragem e segurança. Pois é necessário fazer a coisa certa, mesmo quando não é o caminho mais fácil ou mais popular. Isso influencia positivamente os liderados mais próximos e cria um efeito cascata em toda a empresa.

Fica nítido que ética e sustentabilidade são importantes não só do ponto de vista social e ambiental, mas também traz retornos econômicos importantes para os negócios. E a ação das lideranças das empresas tem papel fundamental nessa transformação.

Que tal agora você então concentrar suas energias na ética e na sustentabilidade na sua empresa e chamar um de nossos consultores no whatsapp para cuidar dos controles financeiros?

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