Por se tratarem de serviços que lidam com o setor financeiro de uma empresa, é comum ocorrer confusão entre o que o BPO Financeiro e a contabilidade fazem de fato para a gestão financeira.
Tanto o BPO Financeiro quanto a contabilidade realizam atividades essenciais para uma boa gestão das finanças da empresa, contudo possuem finalidade distintas, mas de certa forma, são complementares.
E nesse post vamos deixar claro as diferenças entre eles, além de entender como eles estão relacionados. Acompanhe!
O que é o BPO financeiro?
BPO é a sigla para a Business Process Outsourcing que significa a terceirização dos Processos de Negócios.
Nesse sentido, a empresa prestadora do serviço do BPO financeiro assume algumas responsabilidades da gestão financeira do negócio, como controle de entradas e saídas da conta bancária, emissões de boletos e notas fiscais , contas a pagar e receber, dentre outros relacionados às movimentações financeiras;
No entanto, é importante salientar que, o serviço de BPO Financeiro apesar de consultivo, no sentido de gerar análises, interpretações e relatórios sobre a realidade financeira da empresa, não é o mesmo que consultoria.
Enquanto na consultoria, o consultor sugere soluções para o empresário resolver um determinado problema, no BPO Financeiro a solução abrange a execução direta do processo e adoção de boas práticas de gestão financeira.
O que é contabilidade?
A contabilidade é a área que controla, orienta e registra ações e fatos relacionados à gestão econômica de uma empresa. É, além disso, uma ciência que se baseia em estudos de métodos e cálculos, além do registro de movimentação financeira da organização.
Na prática, a contabilidade ajuda na gestão de patrimônio das empresas, efetuando registros contábeis e apoiando outras empresas para manter suas responsabilidades fiscais e tributárias sempre de acordo com a lei.
Qual o objetivo da contabilidade?
A contabilidade tem como objetivo gerar informações econômicas para o governo, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos.
Assim, essas informações podem esclarecer a situação econômica e financeira e possibilitar inferências sobre tendências para o futuro. São dados muito importantes sobre patrimônio, folha de pagamento, impostos, legalizações e licenças, cálculo de tributos, entre outros.
Qual as diferenças do BPO Financeiro e da Contabilidade?
O controle financeiro é importante para empresas de todos os portes e segmentos. Especialmente as menores, é um ponto bastante sensível.
É comum se deparar com confusões entre finanças da pessoa física e da pessoa jurídica, clientes inadimplentes podem comprometer o capital de giro ou a desorganização financeira. E, certamente, todos esses cenários comprometem a saúde financeira da organização.
Além disso, mantendo um controle financeiro saudável, as empresas possuem mais possibilidade de contratar empréstimos e financiamentos quando necessário sem se comprometer.
Resumindo…
BPO Financeiro: possui responsabilidades ligadas ao operacional e acompanhamento da rotina financeira do negócio como:
- Entradas e saídas bancárias;
- Emissões de boleto e notas fiscais;
- Agendamentos de contas a pagar e receber;
- Controle de receitas e despesas;
É um controle financeiro prático, que objetiva o maior controle dos gastos do dia a dia, sem deixar nada passar despercebido e evitando gastos desnecessários. Além disso, também inclui uma parte mais estratégica, de análise do dia a dia financeiro através da geração de relatórios especializados.
Contabilidade: por outro lado, a contabilidade presta serviços de responsabilidade legal, relacionados a obrigações regulamentadas por lei que todas as empresas devem seguir, como:
- Cálculo e verificação de impostos e tributos;
- Geração de folha de pagamento,
- Abertura e legalização de licenças de funcionamento;
- Organização e manutenção de documentos.
De certa forma a Contabilidade e o BPO Financeiro se complementam.
Existem informações muito relevantes sobre as movimentações financeiras que o BPO compartilha com a Contabilidade e vice-versa.
Na Valoreasy, por exemplo, através do BPO Financeiro mantemos contato direto com a contabilidade parceira para facilitar e simplificar as comunicações relevantes, sem que o cliente precise ficar intermediando esta comunicação.
Quais serviços do BPO Financeiro contribuem com a contabilidade da minha empresa?
O BPO contribui para a contabilidade da empresa, gerando mais organização da gestão financeira, podendo resultar em mais dinheiro no caixa.
Assim, as organizações buscam o serviço, visando maior produtividade, redução de custos e maior lucratividade. Pois o BPO financeiro integra todos os processos financeiros buscando aumentar a eficiência da organização.
Portanto, se você tem um negócio e pretende crescer, precisará de uma boa gestão financeira para potencializar os lucros e minimizar os erros.
Com o BPO financeiro sua empresa não precisa de uma equipe exclusiva para a gestão financeira, pois várias atividades estarão sobre controle, assessorados por um time capacitado e experiente como:
- Gerenciamento estratégico;
- Controle do fluxo de caixa;
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Faturamento;
- Emissão de boletos;
- Relatórios como DRE e outros;
- Gestão orçamentária.
Por que o BPO Financeiro associado ao BPO Contábil é importante?
Ele é importante pois ajuda a organização a se concentrar nas suas atividades essenciais, terceirizando as tarefas não essenciais para uma empresa especializada.
Por isso, na escolha de uma terceirizada é relevante considerar a experiência, o histórico e a especialização da empresa prestadora de serviço no setor.
Dessa maneira, com a terceirização do setor financeiro, as empresas conseguem diminuir custos, aumentar eficiência e aperfeiçoar a gestão, assim como a satisfação do cliente.
Os dois serviços aliados, podem melhorar a qualidade dos dados, atenuar os custos tributários e aumentar os lucros da organização e dos sócios.
Como o BPO Financeiro ajuda na gestão de empresas em expansão?
Organizações em crescimento podem se beneficiar bastante com esses serviços. Já que nesse momento, o uso de recursos é fundamental para evitar gastos não essenciais.
Se você deseja expandir sua empresa, é necessário se atentar à gestão, a fim de que você consiga atender a demanda aumentando. E contando com um profissional qualificado e experiente fica muito mais fácil realizar uma análise corretamente.
O que meu negócio ganha com o BPO Financeiro e contabilidade juntos?
Levantamos aqui, as vantagens que sua empresa ganha com a implementação do BPO financeiro aliado a serviços de contabilidade:
- Mais eficiência da execução dos processos;
- Serviços mais flexíveis, podendo atender melhor às mudanças que o mercado exige;
- Maior controle e otimização dos custos operacionais;
- Redução da folha de pagamento;
- Profissionais qualificados e capacitados para a execução dos serviços;
- Aprimoramento dos controles de contas a pagar e receber;
- Criação de metas e objetivos financeiros;
- Elaboração de relatórios gerenciais;
- Monitoramento financeiro;
- Identificação de pontos de melhorias no negócio;
- Estudo para possíveis investimentos;
- Cumprir as normas legais, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio;
- Identificar e tratar qualquer inconformidade que possa ocorrer nas atividades da empresa.
Frequentemente, empresários de pequenas e médias empresas não possuem tempo para cuidar do financeiro. Já que, o empresário ou a empresária está focado no crescimento e na atividade final da empresa. No entanto, a gestão financeira pode sofrer algumas perdas e falhas neste cenário.
Portanto, é muito mais seguro e vantajoso, uma empresa de pequeno e médio porte se manter de forma “enxuta”, mantendo o foco no seu core business e contratar uma terceirizada, com profissionais experientes no assunto, para atuar junto ao seu financeiro.
Sem as burocracias atreladas à contratação de um time próprio, além da segurança de que as atividades financeiras serão realizadas por pessoas que entendem do assunto e, assim, darão feedbacks que orientaram o crescimento em virtude das informações rápidas e sempre atualizadas.
Quais os benefícios do BPO financeiro para cada tipo de empresa?
Para cada porte de empresa, existem diferentes benefícios agregados com a contratação do BPO.
Pequenas Empresas
Gerenciar as finanças ao mesmo tempo que atende clientes é uma realidade de vários empresários de empresas pequenas, porém não é o ideal.
Já que, possuir uma equipe própria para gerir o financeiro pode, muitas vezes, estar fora do orçamento, além dos custos para recrutamento e contratação envolver impostos recorrentes na folha de pagamento.
Com o BPO o empreendedor(a) terá mais tempo para concentrar seus esforços no aprimoramento de seus produtos e processos, em quando uma empresa especializada garante uma boa gestão de recursos.
Empresas de Médio Porte
Clareza e controle são palavras chave do BPO financeiro para empresas de médio porte. Constantemente buscando a expansão, os gestores dessas empresas têm em mãos projeções e históricos financeiros, indispensáveis para a tomada de decisões.
Além disso, a automação dos serviços reduz tempo para a análise de dados flexibilizando a tarefa.
Outra vantagem é a conciliação de extratos bancários, gerando agilidade e clareza quanto ao saldo disponível, e a apuração de diversos meios de pagamento, como o PIX.
Agora que você já sabe bem as diferenças entre os serviços de BPO financeiro e Contabilidade, conte com a Valoreasy para te ajudar a impulsionar seu negócio. Faça uma simulação gratuita no Simulador CLT e BPO Financeiro e conheça as vantagens de nossos serviços.