fbpx

Controle Financeiro Empresarial: como sobrar dinheiro no caixa no final do mês?

Entenda a importância do controle financeiro empresarial para organizar as finanças da sua empresa e sobrar dinheiro no caixa no fim do mês.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Qual a importância do controle financeiro empresarial para o sucesso do seu negócio? Você já parou para se perguntar isso?

Segundo dados do IBGE, no Brasil, apenas uma em cada quatro empresas sobrevive por mais de 10 anos e um dos principais motivos é a má administração financeira dos recursos empresariais.

Existem muitas dúvidas sobre a melhor forma de fazer a gestão financeira de uma empresa e é justamente por isso que preparamos este artigo.

Confira aqui como fazer sobrar dinheiro no caixa no fim do mês e ainda baixe uma planilha de controle de fluxo de caixa gratuita para te ajudar a começar! 

O que é controle financeiro empresarial?

O controle financeiro é o processo de execução e fiscalização do planejamento financeiro de uma empresa através de diversos procedimentos, como:

  • Controle de entradas e saídas através das contas a pagar e receber;
  • Conciliação das transações bancárias;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Verificação patrimonial;
  • Análise de relatórios financeiros;
  • Avaliação de saldos bancários e reservas financeiras; etc.

O objetivo deste processo é servir de base para a tomada de decisão de forma a manter o caixa da empresa sempre positivo, ou seja, manter o negócio gerando lucro.

Em qualquer cenário, o planejamento e controle financeiro são os pilares para o sucesso de qualquer empresa, sendo assim, compreenda mais a importância da etapa de controle financeiro no próximo tópico.

Por que é importante fazer a gestão das finanças da empresa?

Todo empreendedor já se encontrou em uma situação na qual precisava tomar uma decisão de investimento e ficou em dúvida se aquele era o melhor momento para dar tal passo.

Seja adquirir um novo e melhor software de gestão, contratar um novo colaborador ou mesmo investir em patrimônio. 

Independente de qual seja a finalidade, é importante, antes de tudo, compreender qual a situação financeira da empresa e compreender se avançar neste passo é realmente possível.

O controle financeiro empresarial é uma espécie de Raio X das contas e serve para fornecer dados muito importantes para a tomada de decisão, informando aos gestores se o gasto ou investimento que estão prestes a realizar é realmente uma boa escolha para o momento da empresa.

Claro, para pequenas e médias empresas  ter um controle total das contas pode não ser tarefa tão simples. 

Contudo, é muito importante que o dono ou dona do negócio tenha consciência dos ganhos que a gestão financeira bem feita pode trazer no curto e longo prazo: 

  • Segurança de ter as contas da empresa sempre em dia
  • Capacidade de realizar os pagamentos e investimentos necessários
  • Garantia de lucratividade do negócio
  • Previsibilidade de caixa, sabendo exatamente o quanto tem a receber e a pagar
  • Tranquilidade para lidar com imprevistos ou investimentos necessários
  • Redução de riscos, garantindo que cada detalhe do negócio está sendo acompanhado de perto pela gestão 

Além disso, no caso do empresário(a) que não tem tempo nenhum para focar no financeiro, contar com uma assessoria ou serviço de BPO Financeiro pode ser a melhor escolha.

Assim, a empresa pode realizar um planejamento financeiro mais assertivo e próximo da sua realidade.

8 dicas para fazer o controle financeiro da sua empresa

Colaboradores trabalhando no controle financeiro empresarial

Confira abaixo 8 dicas imprescindíveis para realizar o controle financeiro da sua empresa e garantir que sobrará dinheiro no caixa ao final do mês.

O fluxo de caixa deve ser uma rotina

O controle do fluxo de caixa é o primeiro passo para um bom funcionamento da negócio e é essencial para a gestão financeira, afinal de contas, é através do caixa que se vê claramente de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro da empresa.

Além disso, ele também evidencia a capacidade de lucro do seu negócio e ajuda a  identificar desperdícios potenciais.

Registrar todas as movimentações financeiras

Muitos empreendedores acreditam que somente gastos grandes precisam ser registrados, mas essa ideia não poderia ser mais equivocada.

Desde o pagamento de salários até mesmo a compra de um pacote de post it devem ser devidamente registrados nas contas da empresa. Nesse sentido, esse tipo de atenção aos detalhes é o que garante o sucesso do controle  financeiro.

Ao final, é importante fechar o mês com o registro de todas as atividades financeiras. Neste sentido, um sistema de gestão financeira pode ser um grande aliado. 

Mensure o desempenho atual e determine objetivos

Uma vez que você faça o fluxo de caixa regularmente (o ideal é que seja diário), é importante determinar objetivos financeiros específicos.

  • Quanto você quer que a sua empresa cresça e em qual período?
  • Quanto será investido para realizar os projetos do semestre/ano?

Ao responder perguntas desse tipo, você e sua equipe terão um norte claro para direcionar a tomada de decisão quanto aos produtos e/ou serviços, preços, custos operacionais e muito mais.

Criar e manter um fundo de reserva

Um fundo de reserva garante que a sua empresa não deixará de pagar contas, atrasar pagamento de funcionários e outras questões que podem ser bastante prejudiciais para as finanças da sua empresa.

Afinal de contas, esses atrasos podem resultar em multas e até mesmo processos trabalhistas. Por isso, é muito importante criar uma reserva para quando as contas a pagar saírem do previsto.

Separar gastos pessoais e empresariais

Essa é uma dica particularmente importante para novos empresários e que gerenciam pequenas e médias empresas. É muito fácil permitir-se confundir as coisas e usar o dinheiro da empresa para fins pessoais.

Contudo, isso é algo que pode colocar em risco a saúde financeira da empresa assim como abalar o clima organizacional da empresa, já que pode ser mal visto pela equipe.

Assim, o ideal é definir um pró-labore para todos os sócios e não mexer diretamente nas contas da empresa a menos que seja para fins institucionais.

Conte com ajuda de especialistas

Contar com a ajuda de quem sabe o que está fazendo é primordial para não se enrolar no meio de tantas contas, pagamentos, tributos etc. 

Assim, é possível ter projeções fiéis à realidade da sua empresa e realmente tomar decisões assertivas que a ajudarão a crescer.

Além disso, ao ter um serviço de BPO Financeiro ou uma assessoria especializada em finanças é possível consultá-los sobre as formas de otimizar os gastos e aumentar os lucros. 

Invista em soluções digitais

O mundo está se transformando a cada dia e certamente não é possível ignorar as inovações em ferramentas para o controle financeiro.

Se a sua empresa ainda faz tudo em uma planilha do Excel ou anotando em um caderno… é hora de considerar um método mais eficiente. 

Assim que possível, comece a pensar sobre ter um sistema de gestão financeira para otimizar ainda mais a rotina financeira do seu negócio. 

Planilha de controle financeiro GRATUITA

É importante começar o controle financeiro empresarial de alguma forma e o quanto antes. 

Então, mesmo que não seja possível investir em um sistema, queremos te ajudar a iniciar as melhorias na gestão financeira da sua empresa.

Comece agora mesmo a organizar as finanças do seu negócio e faça o controle financeiro utilizando esta planilha gratuita de fluxo de caixa.

Desta forma, você dará os primeiros passos para sempre sobre dinheiro no fim do mês!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!