Margem de lucro é um dos termos mais usados quando falamos sobre a saúde financeira de um negócio.
O problema é que, muitas vezes, o termo é usado de forma equivocada. Além disso, percebemos que muitos empreendedores não sabem exatamente como calcular corretamente a margem de lucro das suas empresas, nem sabem qual a diferença existente entre margem de lucro líquida e margem de lucro bruta.
Quer aprender de uma vez por todas a diferença entre elas e ainda ver se a sua empresa está tendo lucro ou prejuízo? Pois é isso que vamos mostrar nesse artigo.
Margem de Lucro: O que é?
Para começar, vamos definir corretamente o que significa margem de lucro.
Podemos dizer, de forma simplificada, que a margem de lucro é aquilo que sobra depois que você paga os custos para a execução de determinado serviço ou produto.
A importância do cálculo correto da margem de lucro está, portanto, diretamente relacionada ao preço que você vai cobrar pelos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Quanto maior o preço, maior será o lucro. Porém, é preciso considerar que preços muito altos diminuem a demanda, uma vez que em todo mercado existem concorrentes, que podem estar praticando preços menores que os seus.
Da mesma forma, preços mais baixos e margens menores podem significar mais vendas. Mas, com preços muitos baixos a sua empresa pode ter que trabalhar com uma margem de lucro muito apertada, o que pode ser bem arriscado e acabar comprometendo a saúde do seu negócio.
Quem trabalha com as margens muito baixas pode acabar tendo prejuízo. E o que é pior: quanto mais mais vende, mais aumenta o prejuízo da empresa. Esse é um dos piores cenários possíveis, mas sabendo calcular direito a margem de lucro você evita que isso ocorra no seu negócio.
Como Calcular a Margem de Lucro de Um Serviço ou Produto
Existem dois tipos de margem de lucro: a margem bruta e a margem líquida. As duas estão relacionadas e se completam.
Vamos ver, então, cada uma delas?
Vamos começar calculando a margem de lucro bruta.
Como Calcular a Margem de Lucro Bruta
A margem bruta, ou margem de contribuição, representa a capacidade que uma empresa possui de vender um produto por um valor superior aos custos diretamente envolvidos na produção desse produto, ou na execução do serviço comercializado.
Por exemplo: vamos dizer que você possui uma agência de marketing digital e que fechou com um determinado cliente um contrato no valor de R$ 1000,00 para a produção de posts para as redes sociais desse cliente.
Para realizar esse serviço, você gastou R$ 400,00. Esse valor corresponde aos custos de aquisição das fotos usadas nas artes, nas horas profissionais da equipe envolvida no projeto e despesas com alimentação e transporte do time nas visitas ao cliente.
Para calcular qual foi a margem de lucro bruta, nesse caso, vamos usar a seguinte fórmula:
Margem de lucro bruta (MLB) = [(faturamento – custos) / faturamento] x 100
Seguindo o exemplo temos:
MLB = [(1000,00 – 400,00) / 1000,00] X 100
MLB = 60%
Nesse caso, o lucro bruto foi de R$ 600,00 e a margem de lucro desse trabalho foi de 60%. Isso quer dizer que, nesse serviço, sobrou R$ 600,00 dos R$ 1000,00 que foram cobrados do cliente.
Além disso, se você quiser calcular a margem da empresa durante um determinado período, basta somar o valor de tudo que a empresa faturou e subtrair os custos envolvidos na fabricação do que foi vendido ou dos serviços executados.
Como Calcular a Margem de Lucro Líquida
Agora que você já entendeu o cálculo da margem de lucro bruta, vai ficar bem fácil compreender a margem líquida.
A margem de lucro líquida, por sua vez, corresponde ao ganho real da empresa, ou seja, quanto de fato a empresa ganha para cada real de receita obtida.
Uma margem líquida de 10%, por exemplo, significa que para cada R$ 1000,00 que a empresa fatura, ela possui um lucro líquido de R$ 100,00.
Nesse caso, portanto, além dos custos envolvidos diretamente na fabricação do produto ou na prestação do serviço, devem ser incluídos no cálculo da margem líquida todos os impostos e as despesas fixas e variáveis que a empresa possui.
Isso significa que entram também na conta:
- as despesas com aluguel, água, luz, telefone
- as despesas com funcionários
- os custos administrativos
- os impostos sobre o faturamento
- e o que mais sua empresa tiver de despesas.
Assim, o cálculo da margem de lucro líquida (MLL) obedece à seguinte fórmula:
MLL = [faturamento – (custos + impostos + despesas fixas e variáveis)] X 100
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faturamento
Para calcular a margem líquida, vamos voltar ao exemplo para ficar mais fácil:
A empresa faturou R$ 50.000,00 no mês, teve R$ 20.000,00 de custos, R$ 5.000 de impostos e R$ 8.000 de despesas fixas e variáveis.
Nesse caso, a margem de lucro é líquida :
MLL = [50.000,00 – (30.000,00 + 5.000,00 + 8.000,00)] X 100
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50.000,00
MLL: 14%
Margem Bruta e Líquida: Entenda a diferença
Agora que você já viu como calcular tanto a margem bruta como a líquida é importante entender o que cada uma delas representa.
Por um lado, a margem bruta vai mostrar quanto a empresa está tendo em retorno de vendas e serve para olhar, produto a produto e compreender a rentabilidade que a empresa está tendo com a venda de cada um deles.
Já a margem líquida, por outro lado, representa a lucratividade do negócio, ou seja, o que sobra para os sócios pelos serviços prestados ou produtos vendidos, após a retirada de todas as despesas da empresa.
Deu para entender a importância desses dois indicadores e porque eles devem ser analisados?
Qual a margem ideal?
E agora você pode estar se perguntando: e qual a margem de lucro ideal para a minha empresa?
Essa resposta não é simples, porque depende do ramo de negócio da sua empresa. Algumas atividades econômicas trabalham com margens maiores. Outras trabalham com margens mais apertadas, como as empresas varejistas e algumas indústrias, que vendem altos volumes, mas com margens menores.
Além disso, é importante também ter em conta, que dentro de uma mesma atividade econômica existem variações. Isso tem relação com a estratégia da sua empresa, o público alvo que você atende, o seu posicionamento de mercado, dentre outros fatores. Como já vimos, preços mais altos acarretam uma margem de lucro maior.
O mercado de luxo é um desses exemplos. Quando comparamos duas empresas que vendem bolsas, podemos ter de um lado a loja A, que vende suas bolsas a um preço médio de R$ 500,00 e do outro lado a empresa B, cujo valor médio dos produtos está em torno de R$ 5.000,00. Apesar das eventuais diferenças entre materiais e acabamento, os custos de fabricação dos produtos das duas empresas podem ser muito mais próximos do que a diferença proporcional no valor de venda entre uma bolsa e outra. Isso significa, portanto, margens de lucro completamente distintas.
Então, para saber se a margem da sua empresa está dentro do esperado, é importante analisar a área de atividade da sua empresa, isto é, o mercado no qual está inserido, para ter uma visão comparativa.
Para ajudar na definição da margem da sua empresa, confira também a planilha de precificação de serviços, ferramenta gratuita criada especialmente para ajudar você a precificar seus serviços de forma simples e fácil.